"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Sem estresse

Ontem eu estava lendo o blog do Filipe -  http://dreamoncanada.blogspot.com  - e ele compartilhou comigo, e com todos os seus seguidores, o momento estressante que ele está vivendo.
Pra quem não o acompanha, o Filipe está numa jornada em busca dos requisitos pra imigrar pro Canadá; ele já fez o IELTS e agora vai fazer o TCFQ. 
A maioria dos que já imigraram sabe bem o que ele está vivendo; a espera, a indeterminação, a vida no Brasil em stand by; é tudo muito difícil!!!
Quando nós abraçamos o sonho canadense a nossa vida fica dividida, pq a nossa cabeça passa a pensar no Canadá enquanto o nosso corpo e a nossa vida ainda estão no Brasil. Então, vem aquela sensação de frustração, agonia, ansiedade pra ver as coisas acontecerem, e aí somos tomados pelo estresse e pela insatisfação com tudo ao nosso redor. São poucas as pessoas que conseguem se desligar do Canadá nessa fase de espera e manter a tranquilidade e a vida normal no Brasil.
Eu não posso falar pelo Filipe, mas eu passei momentos bem estressantes enquanto eu estava nos EUA e já sonhava com o Canadá. Eu lembro que eu checava o meu processo todos os dias pra saber se já tinha mudado o status e só aparecia "in process". Na época, eu estava insatisfeita com o meu trabalho, com o estresse do processo de imigração americano, que não se definia; com a carteira de motorista que estava pra vencer, enfim, eram tantas coisas que não estavam nas minhas mãos resolver que chegou um ponto que eu e o meu marido tivemos que definir as nossas vidas no escuro, na incerteza, pq o estresse já era tão grande que do jeito que estava não dava pra ficar.
Passei várias madrugadas enviando meu curriculum para as empresas canadenses, tentando apressar o meu processo e a minha ida, mas, mesmo quando as empresas demonstravam interesse, desistiam logo que sabiam que teriam que esperar 4-5 meses pro meu visto de trabalho sair... era uma frustração!!! Mas alguma coisa dentro de mim me dizia que tudo ia dar certo, na hora certa... o difícil era esperar!!!
Bom gente, saímos dos EUA pro Brasil, e eu sonhando com o Canadá sem ter nada definido, somente o status "in process" no site do consulado... uma tortura psicológica rsrsrsrsrsrs...
Vcs bem sabem que muitas águas rolaram: tive que aguentar a demora do consulado quando deram preferência para os processos novos; depois fui chamada pra entrevista por ter morado nos EUA: quando tudo parecia resolvido, foram mais 6 meses até a chegada dos passaportes; já de malas prontas, em vésperas de imigrar, veio o câncer de mama; a brincadeira da espera, no meu caso, foi de 3 anos, quase 4.
Depois de tudo que eu já passei na vida, principalmente do câncer, eu acredito que nós devemos fugir do estresse, pq a maioria das coisas que nos estressam não depende de nós; a vida tem seus altos e baixos e nós temos que nos adaptar e tentar tirar proveito das situações, caso contrário, viveremos infelizes. Eu sei que nem sempre é possível, pq muitas vezes o estresse corre atrás da gente e vem com tudo rsrsrsrsr... mas eu acho que tem como a gente diminuir um pouco o impacto do estresse olhando o lado positivo das coisas, pq sempre tem um lado positivo!!!
Eu lembro do meu pastor dizendo que o momento pode ser ruim pra todo mundo, mas pra alguns vai ser uma grande oportunidade.
Eu estava conversando com um jovem canadense na semana passada e ele dividiu comigo os momentos horríveis que ele tem passado no trabalho por conta de um chefe estilo "o diabo veste prada" e eu lembrei do meu marido nos EUA, ele teve uma experiência incrível: depois de um péssimo dia de trabalho, ele orou a Deus de coração, dividindo com o Senhor toda a angústia que ele estava sentindo; e, enquanto ele dirigia de volta pra casa, ele viu um lugar barato pra alugar, numa ótima localização, o preço era quase um sonho de tão baixo que era; em 15 dias ele já não era mais empregado de ninguém. Pro meu marido o estresse e as humilhações do chefe viraram uma oportunidade de mudança.
Eu disse pro canadense: rapaz, procure outra coisa, não se acomode pq o estresse vai te matar. E eu tive vontade de dizer que, enquanto ele está morrendo aos poucos no trabalho, muitos brasileiros dariam tudo pra entrarem aqui; mas eu deixei pra lá rsrsrrsrs...
Tudo passa, e passa rápido, então, não compensa morrer estressado antes do tempo. 
Mas, mudando de assunto, eu coloquei algumas fotos na comunidade Vancouver+3 no face. As fotos foram tiradas hoje pela manhã e são da 5 Rd em Richmond. É uma rua que sempre me chamou atenção pela diversidade, pq na mesma rua, no mesmo lado, vc encontra uma escola judáica, um templo indiano, outro muçulmano, outro chinês, uma igreja evangélica com cultos em mandarim e uma escola evangélica. Só aqui mesmo pra judeus e muçulmanos serem vizinhos amigavelmente... e viva ao Canadá!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário