"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Quem nunca passou pela dor da perda...

Pode se considerar um felizardo... Eu lembro quando eu estava no começo da adolescência e fui ao enterro do pai de uma amiga, minha mãe me disse que, com o passar dos anos, eu ia perceber que as pessoas iam morrendo; e eu nunca esqueci daquilo. Mas a gente nunca pensa, ou pelo menos tenta não pensar, que um dia perderemos alguém, né??? Por mais que a gente saiba que a morte faz parte da vida, ninguém quer morrer ou ver uma pessoa amada morrendo, pq, na nossa visão limitada e humana, a morte é o fim.
Minha primeira grande perda aconteceu quando eu tinha 19 anos, foi a morte de meu avô materno. Doeu, mas ele já vinha doente há anos, então, foi meio que um momento esperado. Mas eu lembro da pessoa presente que ele era, do homem exemplar, do pai e esposo maravilhoso que ele foi, do avô amável... nossa, ele deixou tantas boas lembranças!!! eu queria que ele tivesse vivido mais.
Depois eu passei por outras perdas: minha bisavô - que viveu pra caramba!!! rsrsrsrsr - meu avô paterno, amigos, uma filhinha e, por último, há quase 3 anos, minha avó materna. Ela foi embora aos 94 anos, faltando 1 mês pra completar 95... Talvez vcs pensem; Ah, mas ela viveu muito!!! E viveu mesmo, mas pra quem fica a saudade é sempre grande. Eu tenho uma prima que fica arrasada quando D. Canô - mãe de Caetano Veloso com mais de 100 anos - completa mais um ano de vida, pq ela esperava que minha avó tb fosse passar dos 100. Segundo ela 95 anos foram muito pouco rsrsrsrsrsr...  
Já fazem quase 3 anos que minha avó se foi e até hoje ela é presente em minha vida. Eu acho que eu não passo uma semana, talvez um dia sequer, sem pensar nela; sonhar, então, é direto; e o engraçado é quando eu sonho com ela chamando a minha atenção por alguma coisa... ela era daquelas que se metia mesmo na minha vida, sabe??? rsrsrsrsrs...
Eu, como evangélica, não acredito em reencarnação e nem tão pouco que os mortos ficam rondando por aqui se comunicando com a gente. Eu acredito que os sonhos que eu tenho, as lembranças e tudo mais, são reflexos de tudo de bom que eu vivi com ela, que eu não consigo esquecer, e nem quero.
Sabe gente, a vida é muito curta e o tempo passa muito rápido. Hoje eu entendo com clareza que não vale a pena usar os nossos anos fazendo mais inimigos do que amigos, se estressando com o dinheiro que tá faltando - pq sempre falta - com a roupa do marido que está fora do lugar; com os planos que deram errado, enfim... Não devemos perder tempo com chateações, briguinhas em família, pq que tudo isso vai passar; mais cedo ou mais tarde a vida muda; uns se vão, outros ficam;  bebês nascem, crianças crescem; o que antes incomodava, amanhã pode não ser nada e o ciclo não pára.
Que tal começarmos a semana com uma atitude melhor diante da vida???

2 comentários:

  1. Oh Renata você alcançou a sabedoria do Salmo 90.12 muito jovem!
    Compartilho de seus sentimentos. Ano passado, aos 21 de abril, meu pai partiu com 90 anos.
    Continue vivendo e transmitindo vida no Canadá.
    Abraços, Pr. Carlos.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Pr. Carlos,
    Eu posso sentir seu carinho através das suas palavras.

    ResponderExcluir