"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Diferenças culturais

Pra descontrair um pouco depois de tanta coisa ruim acontecendo no Brasil, eu vou contar pra vcs um episódio que aconteceu comigo semana passada:
Eu moro em um ap de 2 quartos que fica no primeiro andar de uma casa, é como se fosse um basemant só que não é embaixo do chão e tem entrada própria. Do lado da minha casa é um studio onde mora uma chinesa e em cima mora o dono da casa com a família. Eu e a chinesa dividimos a laundry, mas eu fico com 4 dias - seg, terc, qui e sáb - e ela com 3. Nós sempre nos cumprimentamos quando nos vemos, às vezes trocamos algumas palavras e ela sempre foi muito simpática. 
Quando uma pessoa é simpática com um brasileiro, ele já se sente em casa... baiano então... já viu, né??? rsrsrsrsrs... e comigo não é diferente; eu, como 99% dos brasileiros, já me achei um pouco próxima da chinesa por estar sendo sua vizinha há quase 4 meses e sempre trocar algumas palavrinhas com ela. Mas na sexta passada ela me lembrou que nós temos culturas muuuuito diferentes. 
Eu tinha lavado roupa na quinta, mas na sexta minha filha fez a maior sujeira no tapete do banheiro e eu não podia deixar do jeito que estava; então, eu fui até a laundry e como ninguém estava usando, eu coloquei o tapetinho pra lavar, afinal, era só um tapete pequeno, ninguém estava usando, qual o problema??? Pra mim, nenhum, mas pra chinesinha... Quando eu passei pela porta dela pra colocar o tapete na secadora, ela já estava me esperando, e com aquele inglês quase incompreensível, de índio, ela me disse: Today is my day!!! e eu respondi: I know, I am sorry, I had to wash my bath's mat... Ela: No, no, no!!! you have 4 days, I have 3. Today is my day. Eu: Ok, you right, but I am finishing... Ela: No, no, no!!! you can't wash today, today is friday, my day... Eu: I know, but tomorrow you can wash, because I will not use the laundry ( eu estava tentando compensá-la dando a ela o sábado) Ela: No, no, no!!! I wash sunday, not saturday, you wash saturday... Eu: Ok, I am really sorry, it will not happen again.
Conclusão: Um chinês nunca vai agir como um brasileiro. O preto pra eles é preto e o branco é branco; eles não conhecem a palavra "jeitinho". 
Esse negócio de cultura é interessante, pq eu convivi na Flórida com muitos hispanos, mas eu acho que por serem latinos, eles pareciam muito com a gente; já aqui em Vancouver eu estou vendo que as coisas são bem diferentes mesmo; existe uma grande distância cultural entre os orientais e os ocidentais. Não é somente uma impressão minha, os próprios canadenses já estão expondo seu descontentamento com a quantidade de chineses imigrando pra cá. Segundo eles a imigração tem que ser diversificada e não focada em um país só, como no caso da China; pra evitar que outros povos façam como os chineses que, ao mesmo tempo que estão no Canadá, vivem como se continuassem na China.
Pra encerrar, eu gostaria de contar a vcs que eu conheci uma indiana chamada Rita da Silva, e ela foi alfabetizada em português na Índia. Eu não lembrava, mas a Índia tem um estado que fala português, ele se chama Goa. Achei muito interessante.
O marido de minha prima fez a cirurgia no cérebro e passa muito bem, graças a Deus, e obrigada a todos que oraram. Em relação ao outro caso, ele continua internado mas, até onde eu sei, a situação está controlada. 

2 comentários:

  1. Oi,
    Nao acho q foi jeitinho e sim, um trato. Se vc usou o dia dela, nada mais justo do que avisa-la. So isto! Ela se aborreceu com razao, pq vcs dividem uma maquina e fizeram um combinado e ela viu vc sair fora do trato. Mas vamos e venhamos...eles tem uma sina antiga...adoram dar golpes brancos...daqueles q nao fazem mal, mas fazem cara de desentendidos, afinal a fama deles eh terrivel como "negocio da China".

    ResponderExcluir
  2. Oi Marília, com certeza eu fui a errada, fui muito cara-de-pau rsrsrsrs, mas valeu pra aprender rsrsrsr... bjs

    ResponderExcluir