"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















domingo, 12 de fevereiro de 2012

Quando o sofrimento bate a porta...

Quando nós olhamos ao nosso redor percebemos que ninguém está livre dos momentos difíceis. Dor, doenças e perdas fazem parte da vida de qualquer pessoa, não escolhem sexo, raça, cor ou posição social. Mas quando o problema é do "vizinho" ou do amigo do amigo, a gente sente, lamenta, mas não pensa que poderia ser com a gente, como algo distante das nossas vidas. Mas a dor e o sofrimento podem bater a nossa porta, e quando batem - acontece sempre sem avisar - nós somos obrigados a acordar pra uma outra realidade: o lado triste da vida; nos corredores de hospitais, dos resultados de exames, das perdas, dos tratamentos e etc. É quando nos deparamos com a nossa limitação, e é duro. Um turbilhão de emoções transforma a nossa rotina normal em uma montanha-russa inconstante, os nossos pensamentos mudam, os nossos valores e interesses passam a ser outros... São situações que fogem completamente do nosso controle e cada pessoa, diante de doenças e da morte, age de uma forma.
Eu vou falar, de uma maneira geral, de 3 grupos: pessoas que não acreditam em Deus, quem acredita da boca pra fora e os que acreditam de verdade.
Quem não acredita em Deus geralmente passa a se achar injustiçado pela vida quando se depara com doenças, perdas, infortúnios em geral; briga com médicos, com o cônjuge ou familiares; deixa a amargura tomar conta dos seus dias e, dificilmente, aceita o que lhe aconteceu, como se ele fosse o único a passar por um grande sofrimento. São pessoas que não conseguem lidar com as perdas.
Os que acreditam em Deus, só da boca pra fora, não aceitam uma doença grave ou a perda de um ente querido com facilidade; questionam o agir de Deus e se acham injustiçados também, como se Deus tivesse virado as costas pra eles. É quando começam a brigar: Pq Deus está fazendo isso comigo??? O que eu fiz pra merecer isso??? São pessoas que passam a vida remoendo perdas e problemas como se fossem os únicos na terra a ter que enfrentá-los.
Já os que conhecem a Deus de verdade sofrem, sofrem muito como qualquer pessoa, mas encontram no Senhor consolo, conforto, força pra lutar e seguir em frente. Podem até questionar a situação ou a perda, mas aceitam com mais facilidade por acreditar que Deus está no controle de tudo.
O grande problema dos que creem é acreditar tanto em Deus a ponto de esperar um milagre - pq Deus é Deus de milagres - sem saber qual é o propósito de Deus. 
Deus pode curar, pode ressuscitar, pode transformar, reverter, Ele realmente pode fazer o impossível acontecer, porém, não é sempre que iremos orar e presenciar um milagre, pq o grande milagre DEle já foi feito em nós e Ele tem um propósito na vida de cada um... mas e aí??? E quando oramos, jejuamos, clamamos e, nem assim, as coisas mudam??? quando tudo diz que não, o que fazer???
Eu posso falar o que eu fiz, de acordo com o que a bíblia me ensinou, nos momentos que o céu parecia de bronze e que eu senti a dor da perda, da impotência, quando o sofrimento alcançou a minha vida:
Eu me lembrei de Jó: 
"Então Jó se levantou, e rasgou o seu manto, e rapou a sua cabeça, e se lançou em terra, e adorou.
E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o SENHOR o deu, e o SENHOR o tomou: bendito seja o nome do SENHOR."Jó 1:20-21
Eu lembrei de Davi: 
"Viu, porém, Davi que seus servos falavam baixo, e entendeu Davi que a criança estava morta, pelo que disse Davi a seus servos: Está morta a criança? E eles disseram: Está morta.
Então Davi se levantou da terra, e se lavou, e se ungiu, e mudou de roupas, e entrou na casa do SENHOR, e adorou. Então foi à sua casa, e pediu pão; e lhe puseram pão, e comeu." 
2 Samuel 12:19-20
Eu lembrei de Jesus: 
"E, indo um pouco mais para diante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres." 
Mateus 26:39
Então, não me restou outra coisa a não ser confiar no Deus da minha vida, no Deus da minha salvação. Eu queria um milagre, eu acreditava que Deus pudesse fazer o impossível acontecer, não tinha dúvidas, mas tb, me preparei pra respeitar a Sua vontade, pq é soberana. 
A dor existe, as lágrimas são inevitáveis, mas o Senhor é a nossa força que não nos deixa desistir; Ele nos ajuda a seguir em frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário