"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

As coisas que não podemos mudar

Foi só eu acabar de escrever a postagem anterior e ligar pro Brasil pra que a vida me lembrasse que  realmente existem muitas coisas que não podemos mudar.
O marido da minha prima, não o que está lutando contra o câncer de estômago, o outro que teve um tumor na cabeça ano passado... Pois é, eu tenho 2 primas, de lados diferentes; uma parte de mãe e a outra parte de pai; as duas jovens e recém-casadas, vivendo 2 situações difíceis pra qualquer pessoa: as duas têm maridos com problemas de saúde. E eu acho que eles nem se conhecem.
Bom, mas a questão é que o marido que teve o tumor na cabeça vai ter que passar por mais uma cirurgia "as soon as possible" para retirada de um abscesso no cérebro. Só por ser no cérebro vcs podem imaginar o quanto ele vai precisar de orações, né???
É este tipo de coisa que nos traz a infeliz realidade que nós não temos o controle de nada, pelo menos, não temos controle sobre a saúde, a vida e a morte de ninguém. Tem doenças que não tem dinheiro no mundo que cure, e aí, resta o quê??? Só nos resta orar e crer no direcionamento de Deus.
Eu fiquei triste em saber que minha prima e o marido ainda vão ter que passar por mais esse desafio, eu não tenho nem como diminuir a angustia deles ou fazer alguma coisa pra mudar a situação, a não ser orar, orar, orar e pedir orações.
Se vcs pensarem por um instante, com certeza, também vão lembrar de muitas coisas que não estão em suas mãos ou ao alcance de vcs pra mudar, mas eu vou ajudá-los a refletir com uma listinha básica:
1- Um filho quando adoece. Qualquer mãe, de verdade, prefere ficar doente no lugar do filho.
2- A morte de um ente querido.
3- O sofrimento de alguém que a gente ama.
4- As injustiças sociais; sejam aqui, no Brasil, na África ou no Haiti.
5- O tempo do processo de imigração rsrsrsrsrsr....
A lista é grande de coisas que não podemos mudar, mas não é pq não podemos mudar, que não nos atinge de alguma forma. 
Hoje um amigo blogueiro me mandou uma pesquisa encomendada pela Secretária de Estado do RJ, com 4 mil alunos do ensino médio da rede pública, que mostrou que 14% não leram um só livro nos últimos  5 anos, 11% leram apenas 1, e 26%, 2 ou 3; entretanto, a pesquisa também revelou que 93% dos estudantes têm celular e 78% têm computador. 
Esta pesquisa é uma pequena amostra de como o sistema é falho. Eu lembro dos jovens no interior de MG me questionando o pq de eu querer mudar pro Canadá já que Pavão oferecia "ótimas" escolas pra minha filha; e eu contei pra eles a diferença das escolas públicas americanas, que eu já conhecia, em relação as públicas brasileiras; e eles ficaram encantados. 
Se estivesse em minhas mãos, eu traria alguns deles pra estudar um tempo aqui, só pra eles conhecerem um pouco do que, infelizmente, o nosso amado Brasil ainda não oferece.
Uma educação ineficiente traz consequências a curto e a longo prazo, não só na vida profissional dos estudantes como tb na vida particular deles: gravidez inesperada, vícios, criminalidade e etc.
Mas já que eu não pude mudar toda uma sociedade, eu fiz o que eu podia: eu me mudei.


2 comentários:

  1. Oi Renata, isso é exatamente o que eu digo, depois de trabalhar 15 anos em universidade e hospital públicos eu finalmente percebi (é, eu fui bem lenta, rs) que eu não posso mudar significativamente nada nesses ambientes mas pude mudar a vida dos meus filhos. Aqui estou, no Canadá, MUITO feliz por oferecer um excelente ambiente pros meus filhos crescerem em segurança e com os valores morais que eu me identifico.
    bjs
    Marcia

    ResponderExcluir
  2. É Marcita, somos 2, eu tb estou amando estar aqui... e viva o Canadá!!!! rsrsrsrs

    ResponderExcluir