"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















domingo, 5 de fevereiro de 2012

Quase 4 meses de Canadá

E eu posso dizer que as coisas estão indo bem. É claro que continuamos com as dificuldades de quem acabou de imigrar, como: pouco dinheiro, moradia mais ou menos, adaptação da filha e etc. Mas, no geral, eu não tenho do que reclamar, eu já esperava tudo isto.
Eu acho que a parte mais difícil foi, e ainda está sendo, a adaptação de minha filha à nova vida. Ela está melhor do que antes, pelo menos, parou de morder; mas ainda tem alguns momentos de agressividade. Eu e o meu marido temos conversado bastante com ela, mas sabemos que vai levar um tempo pra que as coisas fiquem mais "normais". A professora disse que até junho ela estará dominando o inglês e, com certeza, até lá ela já estará bem adaptada. Estou torcendo que sim.
Ontem eu tive o privilégio de conhecer mais uma blogueira e o seu filhinho lindo. Marcamos de levar as crianças ao Go Bananas e valeu muito a pena. Enquanto eu e ela conversávamos, os pequenos se divertiam. Mas, só pra variar, a minha aprontou: Primeiro ela veio até mim e disse que um menino a tinha empurrado, e eu disse que tinha sido sem querer, mas que ela ficasse longe do menino... pra quê??? ela voltou pro brinquedo, bateu no menino e, quando eu menos espero, os pais aparecem pra conversar... que vergonha!!! pelo menos eles foram legais e confirmaram que o filho tinha mesmo batido nela primeiro, mas, mesmo assim, na hora vem aquela preocupação: quando que ela vai parar com essas coisas???
Pq eu realmente não sei, eu penso que é uma questão de tempo, pq eu e o pai não temos sido coniventes e nem indiferentes.
Apesar desses contratempos, o passeio foi muito bom, foi ótimo ela ter saído e conhecido uma outra criança brasileira; ela voltou pra casa feliz da vida e perguntando o tempo todo pelo amiguinho.
Graças ao blog, eu já conheci muita gente legal aqui e já fiz alguns amigos queridos. Eu acho até que Vancouver é uma cidade cheia de brasileiros, pelo que eu tenho visto; mas eles estão espalhados; muitos em Burnaby, muitos em downtown - lugar mais pra estudantes sem filhos - outros em Surrey, Langley, alguns aqui em Richmond; enfim, tem pra todo lado rsrsrsrsrs... Eu acho que SP é o lugar que mais tem exportado brasileiros pra cá.
Mas sabem uma coisa que tem sido difícil pra mim nesta nova etapa como imigrante??? encontrar uma igreja pra chamar de minha. Desde que cheguei eu conheci algumas igrejas; visitei bastante a Batista, por causa da palavra do Pastor, mas, sinceramente, eu ainda não senti, em nenhuma, a comunhão, a amizade e a paz que faz um lugar ser uma igreja de verdade no coração de uma pessoa. É claro que eu estou falando de mim mesma; cada pessoa tem sua própria impressão e identificação com a igreja.
Eu acho que a minha dificuldade em congregar aqui vem muito do fato de eu ter vindo de uma igreja que era minha casa de verdade, um lugar especial, então, eu não consigo me contentar em ir a igreja só pra sentar, ouvir a palavra e pronto; eu sou o tipo de pessoa que se envolve, e aqui eu ainda não encontrei um lugar que me despertasse essa vontade.
Bom gente, pra encerrar, eu gostaria de dizer que se depender da minha opinião e da opinião dos amigos que eu tenho aqui, muitos brasileiros ainda virão, pq o Canadá é um país maravilhoso!!!
Morei 8 anos nos EUA, um país que eu amo, que sempre estará no meu coração; mas o Canadá tb tem conquistado um lugar especial na minha vida; eu estou muito feliz de ter vindo pra cá.

3 comentários:

  1. Olá Renata. Como sempre dou graças ao Senhor por mantê-la animada em todas as situações. Minha filha Mariana esteve algumas vezes na igreja onde a Nina (amiga de BH) frequenta. Talvez você se sinta "em casa" lá. O pastor fala português. É uma pequena igreja em Vancouver:19th Avenue Christian Fellowship - http://www.19thavenue.ca/

    ResponderExcluir
  2. Renata, que bacana que estão se adaptando bem!

    O segredo é realmente este: ter calma, saber que as coisas podem ser dificeis, mas que irão tomar o rumo mais tranquilo a cada dia que passam por ai.

    Ter também amigos por perto, faz toda a diferença, com toda a certeza! Temos alguns amigos em Brasília, e vivemos trocando figurinhas. Não tenho dúvida que no futuro, todos seremos uma nova família no Canadá!

    Um abraço pra ti e família.

    ResponderExcluir
  3. Oi Pr. Carlos,
    Vou ver se faço uma visita... obrigada pela dica.

    Oi Filipe,
    Fiquei muito feliz com suas notas do IELTS, em breve vc tb estará aqui... bjs

    ResponderExcluir