"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















domingo, 19 de fevereiro de 2012

Saindo dos EUA pro Canadá

Pra quem não conhece o sistema de imigração americano fica difícil entender como tantos profissionais ficam ilegais, ou out of status, nos EUA por anos. Mas a verdade é que depois do 11 de setembro o governo estadunidense perdeu completamente a noção, milhares de processos ficaram parados e sem definição, como num limbo, e quem estava lá ficou sem saber o que fazer, pq a cada ano havia sempre a promessa das coisas se definirem.
Depois da crise, e pela injusta demora na regularização dos documentos, muitas famílias passaram a ver no Canadá uma oportunidade de mudança. Mas aí sempre surgia a questão: será que eu posso aplicar mesmo estando nos EUA sem green card??? Muita gente tinha medo de entrar no processo pra residência no Canadá estando sem os documentos aprovados nos EUA.
Há pouco mais de 1 mês atrás, uma das minhas amigas blogueiras, quem nem me conhece pessoalmente, entrou em contato comigo pq ela estava nos EUA e havia sido chamada pra entrevista no Brasil. Ela estava pensando em adiar a entrevista pq, saindo dos EUA, ela não poderia voltar mais, independente da resposta canadense. Como eu tb passei pela entrevista, dei as dicas pra ela e a encorajei ir, mas confesso que orei muito pra tudo dar certo rsrsrsrsrs... Ela e o esposo, servos de Deus, oraram tb e sentiram paz em voltar ao Brasil pra entrevista e ontem, graças a Deus, ela me escreveu e contou que deu tudo certo; eles já estão com os pedidos de exames médicos nas mãos... Iuhuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!!!!! Fiquei muito feliz por eles e pedi a ela pra colocar aqui no blog como foi a entrevista deles, pra ajudar de alguma forma, quem esteja na mesma situação.
Olha gente, pelo que eu tenho acompanhado de casos parecidos, o consulado canadense sabe da situação de todo mundo nos EUA, mas o que importa mesmo pra eles é saber se o aplicante cometeu ou não algum crime, se foi ou não deportado. Ter morado anos nos EUA, em minha opinião, é um ponto até positivo, pq demonstra que a pessoa está preparada pra vida de imigrante.
Segue abaixo o que minha amiga me enviou sobre a entrevista:


A entrevista foi bem minuciosa.
O Oficial foi muito educado e fez varias perguntas especificas, fora de ordem – saia de um assunto, começava outro e voltava no primeiro assunto. Parecia que ele queria ter certeza que nao havia nenhuma mentira.
Ele entrou na sala e o Oficial já pediu para ele acender a luz , em inglês. Dai começou a entrevista, em inglês, com duracao de uns 40 minutos.
Algumas peguntas que meu esposo se lembra :
 - pq escolheu o canadá? 
- pq decidiu ir embora dos EUA?
- qtas pessoas ele supervisiona na empresa ?
- quais eram as atividades que ele fazia no trabalho ?
- pq ele foi promovido em tal ano ?
- como vc aprendeu sua profissao? fez curso ?
- o que seu chefe disse qdo vc comunicou que iria embora depois de onze anos ?
- Como nos conhecemos ? O que eu fazia no Brasil ? O que eu fazia nos EUA ?
- Pq o Canadá foi escolhido ?
- Pq vc nunca visitou o Canadá ?
 Alem disso, somente pediu para ver os passaportes dele (único documento q estava pedindo na carta).


2 comentários: