"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















domingo, 11 de fevereiro de 2018

Mix dos ultimos dias

Amanhã é feriado aqui no Canadá e esse final de semana deveria ser um final de semana prolongado. Eu estava até com planos de ir para Seattle com a família, mas acabei tendo uma forte crise de garganta.
Dizem que quem passa por uma quimioterapia nunca tem a saúde 100% restabelecida e eu estou começando a acreditar nisso.
Minha imunidade não é das melhores e a alteração de clima não ajuda.
A boa notícia é que diferente do ano passado esse ano British Columbia já está com uma temperatura acima dos 5 graus em pleno mês de fevereiro. O sol já está aparecendo e estamos com clima de primavera.
Eu li o post de uma amiga que dizia algo assim: Basta um dia de sol para que eu me apaixone por vc de novo Vancouver :)
E é mais ou menos isso mesmo. Eu passei o outono e inverno pensando em como será o meu futuro, pra onde ir, onde morar, já que eu não consigo me ver envelhecendo num lugar muito frio e chuvoso... mas basta o sol aparecer e a temperatura subir pra lembrar o pq eu gosto tanto daqui.
Eu acho que é bem como mulher na hora do parto (normal), que na hora da dor jura com toda convicção que não terá mais filhos, mas basta o bebê sair, a dor parar pra que a ideia de uma nova gravidez apareça novamente :)
Eu não sei se vou envelhecer aqui, eu não sei se quero envelhecer aqui... na verdade quanto mais velha eu vou ficando mais eu vou questionando as minhas escolhas. Não que tenham sido ruins, mas é que todas escolha tem dois lados e um dos lados que mais tem pesado ultimamente é a distância da família.
Vejo isso claramente na minha filha, o quanto ela sente saudade da família no Brasil. Outro dia ela me disse que queria viajar pro Brasil pq ela sentia que tinha um buraco dentro dela como se faltasse alguma coisa.
Esse buraco é a saudade que ela não sabe que tem.

Que Deus abençoe a nossa semana, as nossas escolhas e nos dê sabedoria para agradecer pelo que temos e não sentir muito pelo que não temos.

domingo, 28 de janeiro de 2018

O tsunami que não chegou

Oi gente, graças a Deus vencemos mais uma semana, não é? Mas a que passou teve um toque todo especial :)
Tô eu dormindo as 2:30 da manhã da terça passada quando o meu telefone começou a tocar. De primeira eu achei que era alguma cliente do Brasil que não tinha se tocado com o fuso horário já que estamos com uma diferença de 6 horas, então 2:30 aqui são 8:30 no Brasil. Como o telefone não parava de tocar eu atendi e era uma amiga que mora na mesma cidade que eu.
Na hora eu pensei que alguém estava passando mal ou tinha sofrido uma acidente, pq eu ouvi ela falando para os filhos pegarem os documentos. Quando ela notou que eu tinha atendido ela me disse que estava vindo um tsunami e que era pra eu pegar minhas coisas e sair da casa! Isso mesmo que vcs estão lendo!!! Tsunami!!!
Eu, meio tonta de sono, fui falando e indo pra janela: como assim tsunami??? Vc tem certeza disso??? e ela me disse: Renata, não pestaneje, não pense. Pegue suas coisas e saia daí logo!
Eu: okay, tá...
Nesse momento eu liguei para uma amiga em North Vancouver que não dorme. Ela sempre está fazendo alguma coisa e fica altas madrugadas acordada. Ela é que acompanha todas as nossas amigas grávidas até o hospital pq ela sempre está acordada e em alerta! Ela sempre tem estoque de comida e água prontos para caso tenha terremoto, então se tem alguma coisa acontecendo ela vai saber... mas nesse dia ela estava dormindo :) Eu liguei e perguntei: Si, que história é essa de Tsunami??? E ela: Não tô sabendo! Peraí que eu vou checar e te digo.
Nesse meio segundo que ela desligou eu já acordei meu marido e comecei a pegar os documentos.... então ela me liga: É verdade! Sai daí agora!!!
Como assim???? Eu olhava pra janela e não via nada, nem vento e nem chuva... como assim tsunami??? Mas dentro de mim eu pensei: Renata, se essa cidade inunda vc vai ficar ilhada e não vai poder sair.... Okay, vamos ser cautelosos e agir como brasileiros que somos :)
Nisso a notícia foi espalhando e as pessoas começaram a postar nos grupos do Whatsapp e a ligar uns para os outros. Eu liguei pra minha irmã e ela não atendeu, liguei pro marido dela e ele ficou meio sem acreditar mas foi falar com minha irmã. De primeira ela disse que não ia sair, mas depois ela pensou nos filhos pequenos e mudou de ideia.
Nisso um outro amigo entra no whatsapp e pergunta se a ameaça era real e um cunhado dele do Brasil aparece no grupo dizendo que a notícia já estava nos jornais do Brasil e que era pra ele se cuidar.... enfim, a notícia já estava mundo a fora!
Enquanto meu marido foi se pentear, escovar os dentes, se arrumar CALMAMENTE, enquanto eu saia doida atrás das coisas eu consegui ver no Facebook que o alarme era real e o risco de Tsunami foi devido a um terremoto no Alaska.
Mas o problema é que Vancouver não é preparada para essas coisas, apesar de estar na área de risco, e a gente não sabia ao certo pra que lado ir. As pessoas me ligavam perguntando pra onde ir e eu sem noção! A única coisa que a gente sabe é que as ilhas sofrem o maior impacto, nós não corremos muito risco, porém a minha cidade é abaixo do nível do mar, portanto, pode ter alagações.
Uma amiga bem próxima me ligou e o ex-marido dela no Brasil nos deu a orientação de onde ir. Ele é daqueles caras bem estudiosos e já tinha pesquisado sobre tudo isso no tempo que esteve aqui.
Saímos de caravana de Richmond e fomos para o alto de Burnaby. Alguns não se assustaram e não quiseram sair, não colocaram muita fé, mas eu só lembrava que quando os aviões dos terroristas atacaram as torres gêmeas em NY muitos morreram pq ficaram esperando direcionamento dos policiais. Lembrei do pessoal do Japão que foi pego pelo tsunami no meio da rua enquanto andavam e dirigiam como se não tivesse acontecendo nada.
Eu penso que nós brasileiros não temos costume dessas coisas e temos que ficar espertos e ser cautelosos. 
Graças a Deus o alarme de tsunami não deu em nada e nós voltamos pra casa as 5:30 da manhã depois de darmos muitas risadas.
No dia seguinte muitos noticiários estavam questionando a falta de um sistema de alarme que possa alertar a comunidade em caso de uma ameaça real, porque se de fato o tsunami tivesse vindo muitos teriam sido pegos de surpresa dormindo, mas eu e meus amigos brasileiros teríamos visto tudo de camarote.
Meu conselho para quem mora aqui é não desligue o celular nunca, tenha seus documentos organizados caso precise sair correndo, tenha amigos que lembrem de vc e não espere pelo governo, principalmente se vc tiver filhos.
Uma semana abençoada para todos nós e que Deus nos guarde dos tsunamis e terremotos desse lugar! :)

https://www.theglobeandmail.com/opinion/is-british-columbia-really-ready-for-a-tsunami/article37742612/


domingo, 14 de janeiro de 2018

A invasão de brasileiros aqui!

Olá, amigos blogueiros! Espero que as primeiras semanas do ano estejam sendo abençoadas para vcs. Para mim tem sido um desafio! Esse negócio de trabalhar com vistos é uma montanha russa de emoções, pq a gente nunca sabe qual vai ser a decisão do oficial. As vezes vc tem certeza que uma aplicação não vai passar e ela passa e as vezes é exatamente o contrário. Eu penso que um computador deveria fazer essa análise, pq seria mais objetivo do que contar com diferentes cabeças e vai saber o que passa em cada uma delas!!! mas a vida é assim, nada é fácil. O lado bom é que eu tenho conhecido muita gente bacana.
Hoje uma família de brasileiros recém chegada de Toronto fez uma visita na minha igreja. Eles ficaram sabendo da igreja através de um post aqui no blog, entraram em contato comigo e apareceram por lá. 
O interessante é que a igreja a cada diz que passa cresce o número de brasileiros e minha filha na volta pra casa me disse assim: Mãe, não para de chegar brasileiro aqui, não é? Eles estão chegando toda hora :)
Sim, o Brasil definitivamente descobriu o Canadá! Tem muita gente chegando e muita gente mudando tb, pq os preços da moradia aqui tem aumentado muito! São muitos imigrantes chegando em Vancouver de diversas partes do mundo e o preço das casas aqui não para de subir, por causa disso eu ouço muita gente falando em ir para o leste do Canadá. 
O problema é que lá tem o desafio do frio mais rigoroso e isso não agrada a todos e muita gente não consegue ficar lá muito tempo. Então tem muita gente vindo de lá pra cá tb :) 
Eu e meu marido sempre conversamos sobre mudar por causa do custo de vida. Eu lembro que quando estávamos vindo para o Canadá o meu marido me disse que era a última vez que nos mudávamos :) Mas uma vez que vc imigra, vc pode fazer isso de novo e quantas vezes achar necessário. A verdade é que vc perde um pouco a raiz.
Eu gosto daqui, já tenho amigos, igreja, trabalho, mas não estou certa de que é aqui que eu vou ficar para o resto da vida. Pode até ser, mas eu tenho minhas dúvidas.
Com essa enxurrada de brasileiros já temos loja brasileira, food truck de comida brasileira, empresas de decoração de festa infantil, vendedor de carro, enfim, os brasileiros pouco a pouco estão conquistando o seu espaço. É uma comunidade ainda pequena se comparada com os indianos, chineses, filipinos, mas estamos crescendo... espero que isso seja bom e não ruim :)
Bom, vou ficando por aqui.
Uma semana abençoada, cheia de vitórias e milagres para todos nós.


segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

Suco de laranja com mamão

Olá, amigos blogueiros! feliz ano novo!!! 
Tem dias que eu estou querendo escrever aqui mas as festas de fim de ano junto com trabalho e uma gripe forte me impediram.
Poucos dias antes do natal a temperatura aqui caiu, nevou e quando isso acontece eu geralmente fico com a garganta inflamada. Eu não cheguei a ter uma infecção de garganta, mas a gripe foi bem forte que caí de cama. 
Acho que as festas de final de ano, o frio e a gripe me deixaram bem sensível e com saudade de um tempo que não volta. 
Lembrei de todas as vezes que fiquei doente e minha avó preparava suco de laranja batido com mamão para me dar. A saudade foi tão forte que eu fiz meu marido comprar laranja com mamão e eu tomei esse suco por quase uma semana.
Cada vez que eu bebia parecia que ela estava comigo e eu pensei em como eu fui privilegiada de ter momentos assim para relembrar, mesmo que essas lembranças me trouxessem um pouco de dor.
As festas de final de ano sempre geralmente vêm acompanhadas de fortes emoções, mas Deus me deu uma palavra que diz assim: Não relembreis das coisas passadas, não olheis para fatos antigos. Eis que fareis coisas novas... Is 43:16
Foi como se o Senhor meu Deus me dissesse: Renata, não fique olhando para trás porque eu tenho grandes coisas pra vc na frente. O passado já foi e agora é hora de olhar para frente. Tudo o que foi vivido foi aprendizado e crescimento para o que ainda está por vir. Deixe para trás o que causa dor e experimente um novo tempo.
2017 foi um ano de aprendizado e de vitórias, sem dúvida foi um ano produtivo, mas com Deus eu tenho esperança que o melhor ainda está por vir.
Que Deus abençoe muito as nossas vidas, nos dê sabedoria nas escolhas e nos livre de todo o mal.
Um Feliz 2018 para todos nós!



domingo, 17 de dezembro de 2017

As luzes do inverno já estão aqui!

Olá, amigos blogueiros! por aqui muita chuva, mas a cidade já completamente iluminada para o natal.
Está tudo muito lindo, mas confesso que gostaria de estar curtindo o sol em algum outro lugar. Depois de 6 anos de Canadá o sol e o clima mais quente começam a me fazer falta.
As vezes penso se vou estar na minha velhice aqui... eu realmente não sei.
O que eu sei é que a gente não pode ter tudo, não é? Não tem muito sol, mas tem um clima de fondue de chocolate e comida gostosa ao redor da lareira :) Pq aqui tem lareira!!!!
Aqui dá pra tomar chocolate quente sem culpa e durante o inverno eu faço pelo menos umas três vezes. 
O inverno é ruim para acordar, mas é bom para dormir e comer :) E a balança é que sabe como a gente vai chegar na primavera. Já comecei a ter pensar nas minhas resoluções para o ano que vem pensando nisso. Eu preciso voltar a malhar urgentemente!!! Mas nesse frio é complicado!
As vezes eu passo de carro por algumas mulheres correndo debaixo da chuva e do frio e eu penso comigo: pq eu não sou assim???
É alguma coisa na minha genética... eu tento, todo ano eu tento, mas é difícil... oh, coisa complicada é persistir na malhação! Mas 2018 tá chegando e eu vou tentar novamente :)
Uma das coisas que meu marido sentiu na Florida foi a quantidade de pessoas acima do peso já que em Vancouver as pessoas são mais voltadas a questão da saúde.
Um exemplo são os aniversários infantis. Vc não encontra nenhum refrigerante!
As pessoas aqui são realmente mais focadas na saúde e na aparência do que nos EUA.
Mas voltando ao assunto de final de ano, eu vou passar o natal e ano novo aqui. As viagens essa época ficam muito caras e eu gosto de passar com o pessoal do estudo bíblico dos grupos que participo nas sextas. É uma forma de amenizar a saudade da família e dos amigos que ficaram no Brasil.
Eu até pensei em ir para Salvador, mas as passagens estavam e não deu. Mas, enfim, Deus sabe de tudo. Viajar em época de natal é sempre complicado.
Eu gostaria de pedir que vcs orassem por uma vizinha minha. Ela é idosa, é um viúva que cuida de um filho paralítico com alguns problemas de saúde. O filho dela acabou de ser internado com pneumonia. É uma mulher que ganha uma aposentadoria mas tem que trabalhar para conseguir arcar com as despesas dela.
Olha, não dá pra chegar na velhice com a aposentadoria daqui. É muito pouco! Ou vc faz seu pé de meia em vida ou vai chegar na idade dependendo do food bank e da ajuda do governo. É difícil!
Bom, vou ficando por aqui. Que Deus abençoe a nossa semana e nos dê grandes vitórias em nome de Jesus.




domingo, 3 de dezembro de 2017

Cinco dias inesquecíveis!

Olá amigos blogueiros, acabei de retornar de uma pequena viagem de apenas 5 dias na Florida. Não foi nada programado, eu simplesmente estava cansada do trabalho e dos afazeres do dia-a-dia, apareceu uma promoção e no impulso comprei as passagens.
O trabalho que tenho feito as vezes é muito estressante. Eu posso aprovar 10 vistos, mas se um for negado eu fico arrasada! Juntando isso e todos os outros problemas que eu tenho, pq a vida é cheio deles, eu senti que eu precisava respirar novos ares. Deixei o frio e o céu cinza do outono canadense e fui ver o lindo céu azul da Flórida.
Foi uma viagem intensa, pq além das programações da Disney e das visitas aos amigos eu trabalhei todos os dias a noite. Imaginem a correria que não foi! Eu quis visitar todos os amigos e com o tempo limitado ficou bem complicado! 
Mas valeu a pena!! vcs não tem ideia de como foi bom! Cada abraço, cada lágrima, como foi bom reviver momentos tão especiais da minha vida! Não deu para ver todo mundo e fazer tudo o que eu queria, mas o resumo de tudo foi perfeito.
Muita gente me pergunta se deu vontade de voltar pra lá. É complicado dizer... Eu definitivamente amo os EUA, amo a Florida, amo estar lá, mas o que eu senti foi que a página virou. Aquele capítulo foi escrito e encerrado. Estou vivendo um novo capítulo agora, mas não sei o que Deus reserva para mim amanhã, afinal, o livro da minha vida ainda está em aberto.
Uma das visitas que fiz foi a uma amiga que perdeu o marido há alguns anos. Ele foi um grande amigo, uma pessoa que orou muito por mim, que esteve ao meu lado quando perdi minha primeira filha e quando tive complicações na gravidez da segunda. Ele foi quem apresentou ela a Deus no quarto do hospital... enfim, quando eu abracei a minha amiga foi como se eu estivesse abraçando ele.... chorei de saudade, mas de alegria por estar ali com ela revivendo tudo que ele foi pra mim. A saudade é grande, mas como ele mesmo me disse quando nos despedimos, um dia ainda nos encontraremos na glória.
Encontrei também a filhinha de uma amiga que pra mim é um milagre... orei muito por ela. Uma menina que nasceu com um problema sério no coração. Ela foi desenganada várias vezes, viu a morte de perto, mas Deus ouviu as nossas orações e a manteve viva. Ela é um criança especial, tem muitas limitações, mas ela é amada, ela é muito amada!! Para mim as limitações físicas não a definem, ela é perfeita do jeito que é.
Eu não tenho como contar como foi cada encontro, se não esse post vai ter umas 10 páginas, mas resumindo: Deus é bom, Ele age perfeitamente na nossa vida, mas nós é que não entendemos o mover do Senhor.
Tenham uma semana abençoada!



domingo, 12 de novembro de 2017

Semana Punk!

Oi gente, como vcs sabem, a vida de uma mãe que trabalha por si só já é corrida. Leva, pega, corre, trabalha, faz comida, limpa casa e etc. Quando aparecem coisas extras, situações inesperadas que surgem sem aviso, ai a vida vira de cabeça pra baixo mesmo, e foi o que aconteceu nessa semana.
Na terça, no dia 7, uma amiga entrou em trabalho de parto prematuro. Como a maioria dos imigrantes, ela está aqui sem família. O marido ficou com as duas crianças pequenas e minha filha e eu fui com ela para o hospital para facilitar a comunicação em inglês.
O bebê nasceu um pouco antes do tempo e foi levado para a UTI. Foram 4 dias correndo de um lado para outro conciliando vida pessoal e profissional, afinal, não importa o que a gente está passando nos corredores de um hospital o mundo do lado de fora não para.
Graças a Deus o bebê está melhor, já está na ala pediátrica com a mãe, mas assim que ele melhorou o irmãozinho dele de 3 anos começou a vomitar com sinal de virose, logo depois meu marido e em seguida a minha filha. De ontem pra hoje eu passei a noite limpando vômito e cuidando da minha filha e do meu marido e a criança de 3 anos ficou com o pai, que está se revezando entre o hospital e a casa.
Pense numa pessoa exausta! Eu! mas agradecida a Deus pq estão todos com sinal de melhora.
Estou feliz tb que amanhã é feriado e eu espero poder descansar um pouco antes de voltar ao trabalho na terça.
Mas eu gostaria de dizer que eu vivi momentos especiais nesses dias e um deles foi no sábado. Eu levei minha filha para a aula de costura e quando eu estava saindo a minha amiga que dá a aula pediu para eu esperar. Ela tinha feito um jantar maravilhoso para a minha outra amiga que estava no hospital. Elas não se conhecem, mas quando eu contei sobre a situação ela logo se prontificou, fez a comida e enviou. 
Talvez vc esteja lendo esse post e nunca tenha passado por situação parecida, mas eu sei o quanto esse cuidado é especial. Lembro com muito carinho de todas as pessoas que Deus usou para cuidar de mim quando minha filha nasceu nos EUA. Lembro das pessoas que oraram, que foram a minha casa, que seguraram a minha mão no hospital, que levaram comida, enfim, que estiveram comigo.
A gente que mora em um país distante da família, longe dos pais e irmãos, está a mercê de um dia precisar da ajuda de estranhos.
Eu lembro que quando fiz uma cirurgia ano passado o diretor da escola da minha filha se prontificou a enviar as mães da escola para me ajudar. Não foi necessário, mas o cuidado dele tocou no meu coração.
Eu acredito que nos momentos difíceis Deus não vai descer do céu e nem se materializar para nos socorrer, Ele vai usar pessoas como instrumentos para nos abençoar. Nem sempre os instrumentos do Senhor são os nossos amigos, familiares ou pessoas próximas, muitas vezes são desconhecidos com o coração aberto para ouvir a voz de Deus.
Que Deus abençoe a nossa semana e nos dê muitas vitórias.