"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















sexta-feira, 2 de março de 2012

Imigrar faz mal pra saúde

Pelo menos é o que eu li em uma matéria muito interessante da revista Canadian Immigrant, que eu peguei em um dos community centers que eu frequento.
Segundo a reportagem, os imigrantes têm uma saúde melhor do que os nascidos no Canadá, mas já foi constatado que depois que eles imigram, a saúde deles começa a deteriorar. Algumas pesquisas foram feitas e já existem algumas teorias que podem explicar o fenômeno, como por ex: pra imigrar as pessoas passam por muitos exames e, talvez, por isto se cuidem mais antes da imigração, relaxando depois que chegam ao Canadá. Outra possibilidade é a de que em seus países de origem, os imigrantes se alimentassem melhor do aqui, uma vez que comer bem em BC custa muito caro.
A autora da matéria, uma imigrante, discorda das teorias levantadas pelas pesquisas, e eu acho que ela está certa. Segundo ela, a imigração é um desafio que a maioria das pessoas não está preparada pra viver. Deixar família, amigos e o seu país de origem pra trás, afeta o emocional de muita gente. Por mais que as pessoas sonhem em viver no Canadá, nem sempre elas conseguem se preparar emocionalmente pra encarar a nova vida; talvez até por não ter noção de como seja.
A própria autora revela que emagreceu muito no primeiro ano de Canadá, que perdeu cabelos, envelheceu, se sentia doente; que foi ao médico de família diversas vezes sem conseguir uma explicação razoável para o que estava acontecendo com o corpo dela. Só depois de muito sofrimento ela entendeu que estava vivendo um processo depressivo em razão da mudança de país. Vinda do Oriente Médio, de uma região quente, ela teve muita dificuldade pra se sentir bem aqui no Canadá. Clima diferente, comida diferente, ausência de amigos, da família, enfim, muitos motivos a deixaram abalada emocionalmente.
Eu acredito que nós, brasileiros, nos adaptemos com mais facilidade como imigrantes, porém, eu tenho certeza que existem muitos compatriotas doentes emocionalmente por aí. São pessoas que não conseguem gostar de viver no Canadá mesmo reconhecendo as qualidades do país. Geralmente se sentem isoladas e têm dificuldades em fazer amizades. Se tornam amargos com o tempo, pq tudo passa a incomodar: a chuva constante é um fardo, o frio é insuportável, todos os brasileiros não prestam, todos os canadenses são frios e nada, além do Brasil, tem graça... Vcs conhecem alguém assim??? Eu ainda não conheci, mas eu sei que existe, afinal, muita gente vem pra cá e não fica.
Bom, amigos, se vcs estão se sentindo deprê, procurem uma ajuda médica, não deixem a tristeza atrapalhar a vida de vcs. Outra coisa legal é se envolver na comunidade, seja na escola do filho ou numa igreja, é sempre bom ter contato com outras pessoas.
Por hoje é só.

Nenhum comentário:

Postar um comentário