"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















quinta-feira, 22 de março de 2012

Eu, vegetariana???

É difícil de imaginar!!! rsrsrsrsr... Mas ontem eu li um artigo, que eu recebi durante a minha primeira consulta no BC Cancer Agency, que me passou uma ideia muito legal do vegetarianismo.
Primeiro o texto já começa dizendo que o termo engloba diferentes linhas, algumas radicais, outras moderadas; mas que o importante é achar o equilíbrio de uma dieta saudável. O artigo cita pesquisas que foram feitas e comprovaram que a diminuição do consumo de qualquer tipo de carne, principalmente a vermelha, diminui o risco do câncer e de outras doenças.
Eu achei interessante que, ao contrário das ideias dos vegetarianos radicais, o texto incentiva que as pessoas busquem mudar a alimentação aos poucos, diminuindo a quantidade ingerida de carne e aumentando o consumo de verduras e legumes progressivamente. E aí veio o comentário que eu gostei: o texto aconselha deixarmos o consumo das "bobagens" pra os dias de festas, feriados, enfim, para as ocasiões esporádicas, e focarmos na dieta saudável no nosso cotidiano. 
Quando eu era criança, mas criança mesmo, com menos de 10 anos, um primo de meu pai e a esposa viraram vegetarianos, mas daqueles super radicais que não comiam nem derivados, tipo leite, queijo, bolo, sorvete, nada que viesse de animais. Hoje eles seriam chamados de veganos.
Pois bem, eu achava interessante a posição deles, mas, mesmo com a minha cabeça infantil na época, eu confesso que eu os achava muito radicais.
Muitos anos depois, quando eu voltei pro Brasil, eu encontrei com esse primo de meu pai na casa de um tio, e eu comentei com ele que se eu soubesse de boas receitas, eu não teria nenhum problema de tentar ser vegetariana... calma!!! mas sem radicalismo, pq o meu amor pelos animais não é tão grande assim a ponto de não comer um queijo ou beber leite, me desculpem as vaquinhas, os peixinhos, as galinhas, enfim... rsrsrsrsrs... eu não me sinto culpada, I'm sorry!!!
Mesmo tendo uma alimentação normal pra sociedade, no sentido de não comer besteiras no cotidiano, depois do nascimento de minha filha eu fiquei mais atenta com o que entrava em casa; e, depois do câncer então, eu confesso que eu fiquei muito exigente em comparação ao que eu era. Eu cozinho praticamente todos os dias da forma tradicional - machucando alho, cortando cebola e etc - e aqui em casa não faltam frutas, a maioria orgânica. 
Mas a minha inclinação ao vegetarianismo parcial veio mesmo depois da contaminação da carne vermelha com o E.Coli aqui em BC. Depois deste episódio eu dei umas alteradas no cardápio e todo mundo aqui tem gostado, inclusive eu. Tenho feito pratos diferentes com muitas verduras e saladas e tenho diminuído a quantidade de carne, e, pra minha surpresa, não tem sido difícil como eu imaginava. Eu não tenho comido carne vermelha - o que não significa que eu não vou comer - mas faço, pelo menos 1 vez por semana, pequenas porções pra minha filha e pro meu marido, enquanto eu fico no peixe e no frango.
Bom amigos, vou ficando por aqui... ahhh!!! e eu estou aceitando boas e fáceis receitas, se souberem de alguma uma...

Um comentário:

  1. É muito bom desenvolvermos hábitos alimentares saudáveis. Há seis anos minha esposa implementou algumas mudanças em nosso cardápio a partir de uma proposta de emagrecimento chamado META REAL.
    Quanto a receitas fáceis você pode encontrar no blog da Lucienne, amiga de BH:
    http://cozinhandoeservindo.blogspot.com.br/2010/11/salada-de-frango.html.
    pr. Carlos

    ResponderExcluir