"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















terça-feira, 20 de março de 2012

Falando do meu curso...

O curso que eu estou fazendo tem servido não só pra aprimorar o meu inglês como tb pra me colocar ciente das regras daqui do Canadá. Às veze eu ouço coisas que eu nem imaginava, como por exemplo: semana passada estávamos aprendendo como fazer um resume com o padrão canadense e eu me surpreendi ao saber que o empregador não pode perguntar, de forma alguma, a nacionalidade do candidato, nem se ele é casado ou não, se tem filhos ou não, enfim, nenhuma pergunta de caráter pessoal que possa dar margem a discriminação. Quem se sentir discriminado com algum tipo de pergunta pode procurar um dos escritórios dos direitos humanos espalhados por todo o país pra fazer uma denúncia formal. Igualzinho ao Brasil, né??? rsrsrsrsr...
Outra regra interessante é em relação ao uso do masculino pra falar de forma generalizada. Aqui no Canadá, ao contrário do Brasil, esta prática é considerada antiética ou até mesmo machista, ou seja, não é legal falar businessman ou he se vc quer abordar ambos os sexos.
A cada semana eu tenho que levar um report de alguma matéria de revista ou jornal pra apresentar, e na semana passada eu levei uma tirada do Vancouver Sun com um assunto bem interessante. Falava de um plano que o governo quer colocar em prática pra preparar pessoas com cursos profissionalizantes e dar alguns incentivos financeiros pra que ela mude pro norte de BC, uma região que tem sido o "carro chefe" do crescimento da província mas que é carente de mão de obra qualificada. Uma segunda reportagem sobre o mesmo assunto dizia que se vc quer ganhar dinheiro, compre umas luvas de frio e mude pro norte, pq lá é onde vai se concentrar as grandes oportunidades de trabalho de BC. E aí, alguém se anima??? ah!!! mas a preferência é pelos solteiros. Sábado que vem vai ser minha final oral presentation e eu vou falar sobre a prevenção do câncer. Segundo alguns dados que eu pesquiser do Canadian Cancer Society e o BC Cancer Agency, quase metade da população do Canadá terá algum tipo de câncer durante a vida... gente, quase a metade, não é pouca coisa. Os homens são mais acometidos com o câncer de próstata enquanto as mulheres com o de mama, então, é bom ficar alerta e se cuidar.
    
                         
Pra encerrar, eu gostaria de dar glórias a Deus pq minha amiga com um câncer no pulmão passou pela cirurgia hoje e foi um sucesso segundo os médicos... Muito obrigada a todos que oraram.

2 comentários:

  1. Uma coisa interessante eh que os empregadores perguntam sim de onde vc eh e se tem familia, filhos, nao eh maldade nao, eh curiosidade mesmo, por conta do sotaque, eu passei por 2 entrevistas aqui (com nativos) e me dei bem nas duas, e nas duas me perguntaram tudo isso que nao pode, mas como disse por curiosidade, e eh ate bom. Eu aprendi que se vc sentir que a pergunta nao eh amigavel, vc pode nao responder e deve avaliar se esse emprego vale a pena.

    ResponderExcluir
  2. E eu acho que nós brasileiros somos bem recebidos aqui de uma forma geral. Pode até acontecer um problema ou outro mas não acho que sejamos alvos de discriminação não... Se me perguntarem numa boa, eu tb não tenho problema algum em responder... bjs

    ResponderExcluir