"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















segunda-feira, 30 de abril de 2012

A nossa escolha não é unanimidade

Vcs que acompanham meu blog sabem que eu amo estar aqui no Canadá e que a cada dia que passa eu estou mais adaptada. Eu gosto da segurança, da qualidade de vida, do sistema, enfim, o Canadá foi um sonho realizado. Eu sou uma imigrante nata, daquelas que aproveita as oportunidades que a imigração oferece e acredita na importância da mudança na vida dos filhos. Mas nem todo mundo pensa como eu. Semana passada minha mãe, mais uma vez, me disse que não sabia pq eu insistia em viver fora, que ela não entendia e nem concordava com a minha escolha e que, segundo ela, eu estava esperdiçando a minha vida.
Eu entendo a saudade e a preocupação de mãe, mas, eu sou do grupo de pessoas que não se encaixa no sistema brasileiro de vida. Assim como tem muita gente que não se adapta fora do Brasil de jeito nenhum, eu não consigo gostar da vida lá. É claro que eu amo estar com a minha família e com os meus amigos, mas o dia-a-dia, fora das festividades, reuniões familiares e festas, é muito complicado. 
Quando eu estava no Brasil sempre tinha a preocupação com a segurança. Quando eu entrava num banco ou numa farmácia e tinha um carro-forte pegando dinheiro eu ficava tensa, pq era um risco. A tal da saidinha bancária, então, era um problema. Sem falar na preocupação em o que usar ou deixar de usar na rua, com o horário da chegada em casa; com a impunidade, a marginalidade e etc.
Ninguém é obrigado a concordar comigo ou pensar como eu penso, mas eu estou muito feliz com a escolha que eu fiz... ok, é verdade que minha vida ainda está longe do ideal, financeiramente falando, mas eu nunca vi ninguém colher sem plantar. Eu estou plantando consciente pra colher daqui a 2-3 anos, se for a vontade de Deus.
Eu sei de pessoas que vieram pra cá e voltaram pro Brasil pq não se adaptaram; mas eu tb tenho conhecido muita gente que está chegando pq não aguenta mais a insegurança e o estresse das capitais brasileiras... e a vida é assim: cada um com seus propósitos, suas ideias e seus gostos, e a vida segue.

4 comentários:

  1. Execelente! Gostei demais o que voce escreveu hj Renata. O SENHOR CONTINUE TE ABENÇOANDO, BJAO.
    LUCIANA SETIMI

    ResponderExcluir
  2. Como nossas idéas se parecem, eu to nos Estados Unidos esperando a resposta do visto para ir para Saskatchewan, não vejo a hora, meu esposo trabalha de cozinheiro e não tem day off.Eu não gosto do Brasil de jeito nenhum, sou do Rio e me da calafrio de pensar em voltar.Deus teve o Canada no meu caminho.Sou muito grata por isso ,só ta difícil esperar, mas de qualquer jeito....já passei muito por isso de falarem que eu sou louca... minha tia até um dia me perguntou:
    Tudo isso pelo status de morar fora? Eles não sabem a diferença que faz para nossos filhos.
    Meu blog é novo:
    brasileironoexterior.wordpress.com
    ainda to aprendendo...rsrsrs
    Tudo de bom para vc e sua família.
    Christiane

    ResponderExcluir
  3. Oi, realmente este seu dilema reflete o meu tb.
    Não consigo aceitar a dinâmica da sociedade brasileira. Não quero meus filhos achando normal um pedinte de rua, crianças no lixão, animais maltratados.... Corrupção política, tem em qualquer lugar, não tem jeito. Mas uma coisa é roubar de pasto magro...outra é roubar de pasto gordo, como dizia meu avô. Político brasileira é burro até pra fazer o errado, brincadeira....
    Bem, sou filha única, gostaria de levar meus pais a tira colo, por enquanto não dá, mas quem sabe ... Pois é só da família que sentirei falta e de uns pouquíssimos amigos.
    Abçss

    ResponderExcluir
  4. Oi Renata
    eu novamente!! hihihi
    quero morar no Canadá, mas como não falo inglês(ainda pq estou estudando bastante!)
    então não consigo fazer o mesmo processo que você fez, e eu lembro que já li aqui no blog você dizendo que quem não consegui ir por esse processo pode ir para estudar . . . então é isso que eu farei, vou fazer intercâmbio, ainda não defini a cidade, mas creio que será em Toronto pois tem um rapaz da minha cidade natal lá e isso pode facilitar as coisas.
    Então a minha pergunta é: como faço pra continuar no Canadá via intercâmbio?
    Vou fazer intercâmbio com permissão de trabalho, então sou obrigada a trabalhar e assim como você no começo da vida nos EUA trabalhou com qualquer coisa, eu também penso em fazer qualquer coisa para me manter e pagar os estudos.
    meu e-mail para resposta: aratcorrea@hotmail.com

    um grande beijo
    Que Deus abençoe a sua vida e a sua família

    ResponderExcluir