"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















segunda-feira, 2 de abril de 2012

Mais sobre a adaptação de minha filha

Eu tenho achado uma graça ver a minha pequena começando a falar inglês. Ao contrário do que foi aconselhado pela escola, eu não falo em inglês com ela, só em português. Eu até ensino algumas palavras-chave, mas nada além disto, pq eu não quero que ela deixe de falar o português.
Eu tenho um primo que foi para os EUA com 3 anos e, mesmo com a mãe falando português em casa, o português dele ficou muito ruim; ele dificilmente conseguiria estudar no Brasil caso precisasse.
Eu hoje estou aqui no Canadá, e por mim vou ficar por aqui, mas a gente nunca sabe do dia de amanhã; fazemos planos, mas Deus pode vir com a Sua mão soberana e mudar tudo; então, eu quero preservar o português na vida da minha filha, pq um dia ela pode precisar.
Ela ainda sente muita falta do Brasil, principalmente de Salvador, por causa do primo e de todo o paparico da minha família. Quase sempre que passamos pelo aeroporto ela pede pra pegar o avião, mas fora isto, raramente comenta sobre as pessoas e os lugares do Brasil; eu acho até que ela evita falar de lá; eu vejo que o assunto a incomoda muito.
Ela agora está de férias da escola por 2 semanas. A escola preferiu não parar no spring break pra poder parar agora na páscoa. E no último dia de aula eu recebi um relatório das professoras dizendo que ela já está se expressando melhor em inglês e já fala e canta algumas coisas em hebraico. Como que as crianças têm facilidade em aprender, né??? Nós, pais, nos preocupamos em não sobrecarregá-los, mas no final das contas eles se saem bem.
Meu marido tem ido em uma igreja perto aqui de casa e conheceu um casal de hondurenhos que tem uma filha 6 meses mais velha que a minha, e o engraçado é que elas até se parecem. Como crianças que são, elas se enturmaram facilmente, mas a comunicação é que é interessante, é uma mistura de português, espanhol e inglês, mas eu sei que no final elas se entendem bem.
Eu assisti na semana passada a uma apresentação no curso de inglês sobre a educação dos pais chineses aqui no Canadá. Pra quem não sabe, os chineses são conhecidos pela dedicação, às vezes radical, ao aprendizado. E, apesar de não concordar com muitas coisas, eu confesso que os admiro em alguns pontos, como por exemplo: pais presentes, que vivem para dar aos filhos um ambiente harmonioso, saudável e se empenham por uma boa educação, devem esperar o quê dos filhos??? o mínimo, que eles sejam bons alunos, que tenham uma boa educação e sejam pessoas de bem. E é por isto que os pais chineses cobram MUITO o empenho de seus filhos nos estudos... ok, eu sei que muitos deles passam dos limites, como uma mãe que eu ouvi dizendo que ela não admitia que a filha tirasse um A-... não precisa chegar a tanto, mas a cobrança por resultados é importante.
Bom gente, tenho que ir agora...

Nenhum comentário:

Postar um comentário