"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















segunda-feira, 23 de abril de 2012

Moradia em Vancouver

Oi gente, meus dias têm sido bem corridos, mas eu estou muito feliz. Parece que agora, depois de 5 meses de Canadá, eu tenho uma rotina, estou andando com uma direção, sabe??? Quando a gente chega é tudo muito novo. Por mais que vc estude todos os blogs e todas as informações sobre o Canadá, quando o avião aterriza e vc se dá conta de que está aqui, percebe que só o dia-a-dia vai te mostrar o que fazer.
Agora que eu tenho uma igreja de verdade, um pastor legal; agora que minha filha já está começando a falar inglês, está melhor na escola; agora que eu já tenho amigos, enfim, agora que as coisas estão se encaixando, eu sinto que estou em casa e tenho tempo pra planejar os meus próximos passos.
Como vcs sabem, meu marido, no nervosismo de alugar logo um lugar pra gente, não pesquisou direito e acabamos num basement mais ou menos. O nosso contrato acaba em julho, então, eu comecei a dar uma olhada nos alugueis aqui em Richmond - caros por sinal - pq meu marido ainda não quer comprar nada por enquanto. Procurando daqui e dali, fuçando um lugar e outro, eu descobri que existe um plano do governo para alugueis mais baratos em toda BC, o subsidized houses. Funciona assim: Vc preenche uma aplicação e, assim que tiver um imóvel disponível eles te contactam. São apartamentos e townhouses normais, em várias localidades, que têm o aluguel bem mais em conta do que os anunciados no market formal. É claro que tem alguns requisitos, e o mais importante deles é que a família tem que ter morado em BC por, pelo menos, 1 ano antes de aplicar. Eu fiz a minha aplicação hoje, mas, pelo que dizem, a espera por apartamento pode durar mais de 6 meses.
Uma outra opção são os co-ops, que eu já até falei deles aqui no blog. Os co-ops são condomínios administrados pelos moradores como cooperativa. Os moradores decidem quem são as pessoas que vão morar lá e todos tem que contribuir de alguma forma na rotina do condomínio. As mensalidades dos co-ops são muito mais baratas tb, mas o problema é achar uma vaga, pq, geralmente, as listas de espera são grandes. Um dos co-ops que eu apliquei assim que eu cheguei, na Broadway, me procurou há algumas semanas, mas eu não pude aceitar pq ainda tenho contrato onde estou e agora minha vida está mais focada aqui em Richmond. Mudar pra Vancouver não seria uma boa pra minha filha agora, uma vez que ela já está familiarizada com a escola e a vida aqui.
Existe um outro programa que é voltado pra pessoas de baixa renda; ele beneficia famílias com income inferior a $35.000 por ano com ajuda financeira. É um dinheiro pro aluguel que varia de acordo com a situação de cada família.
Meu marido, que não queria vir pro Canadá, sempre me diz que ele está impressionado com o respeito que o governo tem com os cidadãos.
Segue o link do BC Housing: http://www.bchousing.org/ Inclusive vcs podem encontrar informações e endereços dos condomínios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário