"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Salmo 23:4

Hoje pela manhã fui ao mastologista com o resultado de todos os meus exames. O nódulo que foi retirado de mim era realmente maligno, o que no meu caso - jovem com menos de 35 anos - torna-se fator de risco porque câncer em pessoas mais jovens geralmente é mais agressivo. A notícia boa é que o exame deu positivo pra fator hormonal, o que torna o tratamento mais fácil; foi descoberto cedo e não há metástase... o que é ótimo!!! A má notícia é que a biópsia deu Carcinoma Ductal Invasivo Grau2 tornando necessário a realização de uma nova cirurgia, dessa vez pra retirada da parte interna da mama. Porém, tanto o mastologista quanto o cirurgião plástico estão confiantes de que não terá necessidade de retirar toda a mama, podendo até preservar o bico, o que nestes casos é muito importanto do ponto de vista estético. A retirada da mama e a reconstrução serão feitas na mesma cirurgia...menos um trauma rsrsrssr... Outra coisa chata é que, devido a idade jovem e ao risco de reincidência, o tratamento indicado é a quimioterapia... todo mundo sabe que não é uma coisa fácil, né??? Nem precisa entender muito de saúde pra saber o que significa passar por tratamento de quimio...
Agora vou responder algumas prováveis perguntas:
1- Como estou me sentindo diante tudo isso?
 Bem, confiante em Deus como sempre; tentando levar minha vida normalmente.
 Uma grande amiga minha ligou e disse que quando soube do resultado dos meus exames chorou muito, e eu disse a ela: Não chore, eu não derramei uma lágrima por isso. Deus está no controle e se eu realmente estiver com o que os exames dizem que tenho, o Senhor sabe o que está fazendo, eu prefiro confiar NEle.
2- Se eu tenho medo de morrer?
Eu acho que as pessoas se desesperam quando se deparam com um câncer porque a primeira coisa que pensam é na morte. Mas como eu não tenho medo de morrer, eu não me desesperei. Eu pensei no quanto será ruim pra mim e pra minha filha ficar longe do meu marido no caso de enfrentar um tratamento, mas não me preocupei com a morte... eu acredito que ninguém morre antes da hora; Deus sabe quando é o nosso dia, e Ele não precisa de câncer pra levar ninguém.
Todos nós começamos a morrer quando nascemos; uns morrem cedo, outros muito cedo, outros mais tarde, mas todos vão morrer; a não ser que sejam arrebatados como Elias rsrsrsrs... A morte faz parte da vida. Nós não conseguimos lidar com a ideia de perda, da saudade, e vivemos como se fóssemos eternos aqui na terra, puro engano!!! 
Eu penso muito na lagarta que entra no casulo e depois vira borboleta. Acho que a morte é mais ou menos isto: nós homens somos como lagartas, um dia enfrentaremos a morte, que seria o casulo, e saíremos de um corpo corruptível pra um incorruptível - espírito - que seria a borboleta.
Pra mim é muita limitação acreditar que a morte seja o fim; respeito os pensamentos ateístas, inclusive de alguns familiares, porém eu não abro mão da fé que eu tenho nas promessas de Deus registradas de forma maravilhosa na bíblia. Àquele que busca a bíblia, que se propõe a estudar, encontra o que eu encontrei: uma fé viva, verdadeira, penetrante, transformadora. Não é vã filosofia, ideias ou teorias soltas, é algo profundo, rico, intrigante... só quem lê sabe do que estou falando.
Eu, desde que soube da possibilidade de estar doente, não perdi uma noite de sono preocupada, eu só lembro do salmo de número 127:2 "Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois aos amados o Senhor dá enquanto dormem." E, então, coloco minha cabeça no travesseiro e durmo tranquilamente, confiante que o meu Deus está trabalhando em meu favor... como é bom colocar as nossas ansiedades na mão de quem realmente pode resolver.
A preocupação, a angústia, o desespero não resolverão nada, só tornarão as coisas mais difíceis, já a fé, a confiança, a certeza de que nada sai do controle de Deus, só nos traz paz e força pra enfrentar qualquer coisa.
3- Como minha vida vai ficar agora?
Eu vou fazer todo o tratamento no Brasil e não sei quanto tempo vai demorar; enquanto isto meu marido continua em Vancouver me visitando de vez em quando. Por ele, eu vou ficar indo lá a cada 3 meses, mas vai depender do resultado da cirurgia e do tratamento posterior, como a radioterapia e a quimioterapia. Como a quimio é dividida em sessões com intervalos de 3 semanas entre cada uma, tudo vai depender de quantas sessões eu terei que enfrentar e de como eu reagirei durante o tratamento. Algumas pessoas não apresentam muitos efeitos colaterais, já outras passam muito mal... cada caso é um caso, não tem como ter certeza de nada, o que me faz lembrar de uma outro texto da bíblia Mt6:34 "Não andeis ansiosos pelo dia de amanhã, pois o dia de amanhã cuidará de si mesmo, basta a cada dia o seu mal." Eu quero viver cada dia sem ficar pensando no que acontecerá amanhã, e no dia de hoje eu estou ótima rsrsrsrs...
4- Pq esse tipo de coisa acontece?
Coisas ruins e coisas boas acontecem com pessoas ruins e pessoas boas, afinal, o sol nasce pra todos. Não é pq enfrentamos momentos muito difíceis que Deus nos esqueceu ou está nos castigando. Nós somos humanos e como humanos estamos sujeitos à doenças e à morte, faz parte da vida.
O próprio Jesus morreu crucificado mesmo sendo inocente, quem sou eu pra reclamar de algo mau que aconteça comigo??? É levantar a cabeça e seguir em frente.
5- Pq estou com câncer?
Bom, primeiro pq Deus permitiu que eu tivesse, segundo pq na biópsia deu positivo pra hormônios... não me pergunte como aconteceu que a partir daí eu já não sei explicar rsrsrssrs...

Eu sei que muita gente tem lido o blog e talvez alguém possa estar passando por coisa semelhante, eu gostaria que você não se sentisse como a última das criaturas, você não é a primeira e nem será a última a enfrentar uma doença grave. A cura do câncer começa na cabeça, no emocional. Não falo de pensamento positivo, mas de fé. Não olhe pro tamanho do problema, mas olhe pro tamanho do Deus que pode resolver o problema.
Pra encerrar eu gostaria de agradecer a todos que estão orando por mim. Eu sei que muitas pessoas que acompanham o blog e que nem me conhecem estão torcendo pra que tudo dê certo, e eu agradeço de todo o coração. E também aos amigos que estão sempre se colocando à disposição pro que eu precisar, que sempre perguntam como estou, enfim, participam da minha vida, muito obrigada também. E têm os meus "irmãos" e amigos de igreja que estão orando incessantemente por mim, vcs sabem que moram no meu coração... Muito obrigada a minha querida Igreja Batista de Pavão, a Igreja Boas Novas na Florida, à Igreja que meu marido tem ido em Vancouver, enfim, a todas as igrejas que têm orado, amo vcs demais!!!
Ah, pq Salmo 23:4??? "Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum pq tú estás comigo..."

12 comentários:

  1. Renata, tenho tanto orgulho de vc...suas palavras me fortalecem e na verdade acabam que me consolando de um problema que apesar de ser de todos nós, está na verdade mais com você.
    Enfim, te amo muito e tenho orgulho de ser sua irmã.
    Gabi

    ResponderExcluir
  2. É isso aí amiga, estamos com vc. Fé em Deus e a vitória será certa!!!

    ResponderExcluir
  3. Muito bem, Renata!Sua fé, como sempre, é uma grande lição para nós!Estamos aqui para apoiá-la no que necessitar.Em breve estaremos fazendo picnics nos parques de Van.Bj

    ResponderExcluir
  4. "Os obstáculos são necessários para conhecermos a nossa força e cada conquista na vida é apenas um degrau na escada da eternidade!"
    Você está em minhas orações.
    Com afeto.
    Bia

    ResponderExcluir
  5. Renata que benção suas palavras, que o Senhor Jesus possa te fortalecer e fortalecer a sua familia ainda mais, confirmar nos corações de voces 3 a vontade Dele. Eu ja vi um amigo muito mau com cancer ser curado pela fé,fique firme, com certeza "aos seus amados Ele da enquanto dormem"

    ResponderExcluir
  6. Renata é isso mesmo. Temos de esperar em Deus que tudo vai sair conforme a vontade dele. Enquanto vamos fazendo a nossa parte por aqui que é orar para que tudo resolva pra você e sua família.

    ResponderExcluir
  7. A esperança é virtuosa pois ela deriva da fé e vc tem as duas em abundancia!
    Um dia de cada vez... suas vitórias serão certa e conquistadas dia a dia. Tudo passa.
    Mil bjs carinhosos pra vc e pra sua filhotinha!
    Cristine

    ResponderExcluir
  8. Ler seu post é uma lição de vida! Te desejo muita força e fé.
    “O Senhor te guardará de todo o mal; guardará a tua alma. O Senhor guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre.” Salmos 121:7 e 8
    Abraços
    Rafaela

    ResponderExcluir
  9. Oi gente, muito obrigada pelo apoio e pelas palavras...bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi, Renata!

    Seus posts viraram leitura obrigatória pra mim! Sempre cresço quando leio suas mensagens. Uma lição de vida e uma demonstração de fé!!!

    Vou torcer e orar pela sua rápida recuperação. Que você não se afaste do blog, que é a sua forma de atingir as pessoas com suas palavras. Que em breve você esteja junto de seu marido, levando a vida que você sonha. Que você sempre tenha com quem contar (pode me incluir nessa, mesmo que a distancia...). Que você continue sendo uma inspiração para todos aqui.

    Um super beijo e um ótimo tratamento.
    Mande notícias sempre que possível.

    Pati

    ResponderExcluir
  11. Re, a partir de hoje vc estara sempre na minha lista de oracoes. Que bom que voce sabe o quanto Deus te ama e cuida de ti.

    ResponderExcluir