"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Welcome to Brazil...

Hoje eu fiquei sabendo de mais um "abacaxi": o hospital sugerido pelo meu mastologista e o meu cirurgião plástico não é coberto pelo meu seguro...que tal??? E a escolha do hospital é relacionada com a patologia, ou seja, a cirurgia pra sair da forma como os médicos desejam - o melhor - tem que ser em um hospital com uma patologia de ponta, que faça uma tal de biópsia por congelamento; serviço que não é oferecido pelos hospitais da rede.
Na região de MG o meu seguro é o melhor - Unimed com cobertura nacional - mas aqui na Bahia a Unimed não é lá grandes coisas, principalmente, quando é um contrato de fora do estado. Eu só resolvi vir pra cá por minha família morar aqui e os médicos serem conhecidos, mas eu já sabia da limitação desse plano de saúde por aqui.
O meu mastologista disse que eu não preciso me preocupar porque ele fará um relatório explicando à Unimed a importância do referido hospital nesse caso. Mas a gente sabe que as coisas não são tão simples assim, né??? Quando é pra pagar, os planos sabem cobrar e receber; quando é pra prestar o serviço, eles sabem dificultar, e como sabem!!!!
São essas coisas que me deixam desanimadas em viver aqui no Brasil; tudo aqui é mais burocrático, difícil. Você contrata um serviço e parece que o contratado sempre está te prestando um favor. Não tem o interesse de te ajudar, orientar, é sempre dificultando, fazendo o máximo pra que você desista e deixe as coisas do jeito que ele quer...e muita gente deixa mesmo.
Eu fico pensando em como sou privilegiada por ter um seguro particular num país que a maioria das pessoas não tem. Eu lembro do dia que tive que pegar um documento na mão de meu mastologista de MG em um posto de saúde. E, enquanto eu o esperava, comecei a conversar com algumas mulheres que estavam aguardando pra serem atendidas. Pra minha surpresa, e grande indignação, algumas delas estavam há mais de 2 anos com nódulo no seio sem poder ser operadas esperando a burocracia e a fila do SUS.
Quando o nódulo do meu seio foi descoberto, em apenas 2 dias eu fui operada, devido a importância da biópsia nesses casos, agora, imagine você ter que esperar anos pra saber o que tem... é desumano!!!
Eu sei que quando se trata de sistema de saúde, não há país perfeito, mas que o Brasil deixa muito a desejar em termo de sistema, isso deixa. Eu falo em termos de sistema porque em termos de médicos e pesquisa médica o Brasil é excelente, o problema é que sem dinheiro, quero dizer, sem muuuuuito dinheiro, você não tem acesso ao lado do sistema médico brasileiro que realmente funcioana... isso é Brasil!!!
Se fosse uma questão de simplesmente tirar o meu seio, seria tudo fácil, o meu plano tem bons hospitais pra esses casos; porém a ideia é tirar somente o necessário e fazer a reconstrução na hora, da melhor forma possível. O que complica um pouco as coisas do ponto-de-vista cirúrgico.
Para o plano, e algumas pessoas, talvez a reconstrução do seio não seja importante, e realmente não é a prioridade, mas que é muito significativo pra paciente, com certeza é... pelo menos, em meio a todo o trauma que a doença acarreta, a gente pode sair com os seios novinhos, né??? rsrsrsrsrs... Eu disse pro meu cirurgião plástico que depois de minha filha, da amamentação, a gravidade não tinha sido muito minha amiga - como não é com 99,9% das mulheres - porém eu não pensava em fazer plástica; mas já que eu teria que fazer, então, eu queria aproveitar pra fazer bem feito, pelo menos, sairia com uma lembrança boa disso tudo rsrsrsrsrs...
Agora só me resta dobrar minhas orações, correr atrás e conseguir a liberação da Unimed ou pagar a cirurgia particular. A segunda possibilidade vai depender de quanto é, pq não estou "nadando" em dinheiro.
Mesmo com tantas adversidades eu só consigo pensar que vai dar tudo certo. Não sei como, de que jeito, quando, mas eu sei que vai dar certo.

8 comentários:

  1. Oi, Rê!

    Trabalhei como médica no Brasil e pude ver de perto essas 2 realidades que vc apontou. Trabalhei em posto de saúde sem recurso nenhum e tb trabalhei em hospitais de convênio. Nos 2 eu me sentia impotente. No primeiro por ver que eu não conseguia exercer a medicina que eu aprendi devido à falta de recursos até mesmo básicos. Já em relação aos convênios o problema era outro. Todos os dias eu me deparava com situações em que o convênio negava o que eu, como médica, sabia dizer que era fundamental, muito mais do que o pobre-coitado-ignorante do funcionário com quem eu tinha que lidar. Isso num ambiente de pronto-socorro, onde (quase) tudo é importante e urgente.
    Aí eu me vi numa situação em que eu sempre me dava mal na tentativa de ajudar o paciente. Seja porque o sistema é falho, seja porque o lucro dos convênios é muito mais importante... não deu pra mim.
    Isso me ajudou a decidir sobre sair do Brasil em definitivo. Se eu continuasse lá, eu mudaria de profissão!

    Já falei demais.
    Beijos e boa sorte!
    Mande notícias!

    ResponderExcluir
  2. Oi Renata,

    Saúde e educação, definitivamente não é prioridade nesse "nosso" Brasil. Aqui a palavra de ordem é o lucro. Hospital público dá lucro, escola pública dá lucro??? Plano de saúde dá lucro? Muito. Para os grandes empresários das operadoras.O paciente, é só a parte frágil, dessa relação.
    Então vamos investir no pão e circo:carnaval,estádios de futebol, copa do mundo... E assim a poeira vai ficando escondida debaixo do tapete...Moro na terra do maior Carnaval do mundo(qto investimento), e vejo o descaso, com a remuneração, e manutenção do serviços em toda a rede pública de saúde e de ensino. Uma pena...A população é quem sofre. E ela é quem vota...Mas é o pão e circo...Novamente...
    Não vejo saída,por isso tanta gente saíndo...Tanta gente preparada, profissionais dessas áreas.E de tantas outras.
    Enfim,é isso, minha querida.
    Torço muito por vc. Força e muita fé, em dias MUITO melhores para todos nós.
    Bjs
    Verônica (Canada em Calda)

    ResponderExcluir
  3. Veronica e Pati, e o ruim é que somos impotentes...quanto ao meu caso, com certeza, de uma meneira ou de outra vai ser resolvido, nem que seja na justiça, mas quanto ao país a gente não tem muito o que fazer, né???bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Renata,td bem? Vc nem me conhece e tb a vc + leio seu blog e acho bem bacana...

    Veja bem , quando voltei dos EUA ao Brasil descobri um Pólipo Uterino e fiz cirurgia pela UNIMED no melhor hospital do Brasil , chama-se ARAUCARIA, FICA EM LONDRINA-PR ( O HOSPITAL EH UM LUXO, PARECE UM RESORT E O PLANO DA UNIMED COBRE TUDO)E TB VOU TE PASSAR O NOME DA MELHOR MEDICA DO BRASIL PRA ISSO QUE SE ENCONTRA TB EM LONDRINA E ATENDE PELA UNIMED, ELA EH UM AMOR DE PESSOA E FEZ A MINHA CIRURGIA JUNTO COM UMA Equipe de Profissionais Extraordinários.

    CHAMA-SE :Dra. Sandra Cristina Faria Cabrera.

    Um grande beijo e que deus te proteja hj e sempre!
    Estou orando tds os dias pela sua saúde.

    Paty Adur

    ResponderExcluir
  5. Lembrando que sou do Nordeste e meu plano tb eh Unimed Nacional, so que em Londrina a UNIMED EH UM ESPETACULO E COBRE SIM AS CONSULTAS E ESTE HOSPTAL ( ARAUCARIA)Q TE CITE AI ENCIMA..

    Paty

    ResponderExcluir
  6. Oi Paty, muito obrigada pelas orações e pela referência, o problema é que, por questões de família, filha, casa e etc, eu gostaria de me operar aqui em Salvador, seria mais fácil pra mim e eu confio muito nos meus médicos daqui. Mas, com certeza, se a cirurgia não puder ser feita aqui, a médica e o hospital que vc me sugeriu passarão a ser uma possibilidade...bjs

    ResponderExcluir
  7. Renata, o que vc precisar conte comigo... Se vc precisar fazer a cirurgia em Londrina conte comigo!Te ajudarei no que vc precisar e se tb precisar fazer aqui pra estas bandas do nordeste tb pois estou me dividindo entre Londrina e o nordeste. Temos uma coisa em comum li q sua mae eh dentista, meu pai tb era(faleceu)...e tb morei nos EUA ( Na florida em Boca Raton)
    Enfim , conte com esta sua nova amiga para o que vc precisar!

    E nunca deixe de acreditar que o nosso deus eh o deus do impossivel e fara maravilhas na sua vida!


    O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O SENHOR é a fortaleza da minha vida; a quem temerei?

    Quando malfeitores me sobrevêm para me destruir, meus opressores e inimigos, eles é que tropeçam e caem.

    Ainda que um exército se acampe contra mim, não se atemorizará o meu coração; e, se estourar contra mim a guerra, ainda assim terei confiança.

    Uma coisa peço ao SENHOR, e a buscarei: que eu possa morar na Casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do SENHOR e meditar no seu templo.

    Pois, no dia da adversidade, ele me ocultará no seu pavilhão; no recôndito do seu tabernáculo, me acolherá; elevar-me-á sobre uma rocha.

    Agora, será exaltada a minha cabeça acima dos inimigos que me cercam. No seu tabernáculo, oferecerei sacrifício de júbilo; cantarei e salmodiarei ao SENHOR.

    Ouve, SENHOR, a minha voz; eu clamo; compadece-te de mim e responde-me.

    Ao meu coração me ocorre: Buscai a minha presença; buscarei, pois, SENHOR, a tua presença.

    Não me escondas, SENHOR, a tua face, não rejeites com ira o teu servo; tu és o meu auxílio, não me recuses, nem me desampares, ó Deus da minha salvação.

    Porque, se meu pai e minha mãe me desampararem, o SENHOR me acolherá.

    Ensina-me, SENHOR, o teu caminho e guia-me por vereda plana, por causa dos que me espreitam.

    Não me deixes à vontade dos meus adversários; pois contra mim se levantam falsas testemunhas e os que só respiram crueldade.

    Eu creio que verei a bondade do SENHOR na terra dos viventes.

    Espera pelo SENHOR, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo SENHOR.

    Bjs
    Paty

    ResponderExcluir
  8. Oi Paty, quanta coincidência!!!! então acabo de ter mais uma amiga...muito obrigada. Hoje levei um relatório do médico pra Unimed, estou com esperança que dê certo pelas vias normais, pelo menos na Unimed aqui em Salvador, eles disseram que em casos como o meu, eles costumam aprovar, mas que depende de MG. Eu liguei pra Unimed MG e eles disseram que não cobririão, então eu pedi que antes de me darem uma resposta que eles consultassem um advogado, e aí a conversa mudou rsrsrsrs... eles disseram que vão avaliar meu caso com cuidado rsrsrsrs... bjs

    ResponderExcluir