"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Momentos difíceis

Hoje pela manhã eu tive que ir no cartório reconhecer firma de alguns documentos, e minha filha foi comigo. Como tinha muita gente sentada, outros em pé, e um som de alerta pra chamar o número da senha, minha filha pensou que estivessemos no aeroporto, e me perguntou com um grande sorriso: Mamãe, avião pra Vancouver??? E eu, claro, tive que dizer que não... foi uma choradeira sem fim, ela não parava de pedir o pai: "mamãe, papai...papai, mamãe..." Foi de cortar o coração!!! O pessoal do cartório ficou tão penalizado que me passou na frente; fui atendida de imediato.
Como se não bastasse, quando fui deixá-la na escolinha - e ela, como sempre, não ficou facilmente - a diretora e a professora estavam me esperando pra conversar. Elas me disseram que a minha filhinha, de apenas 2 aninhos, estava mordendo e beliscando os coleguinhas; e que, por conta disto, um mãe ficou enfurecida ontem, armou um barraco sem tamanho, querendo que o filho tivesse a chance de revidar - que loucura, hein??? - mas ela não imaginava que fosse a minha filha, na cabeça dela tinha sido uma outra aluna. Quando disseram que era a minha filha, sabe o que ela respondeu??? Eu não acredito, vcs estão mentindo, ela é uma criança adorável...
Pois é, minha filha realmente é uma criança adorável, mas como criança ela está expondo os sentimentos como pode. A ausência do pai, a mudança de cidade, de igreja, de casa; são muitas informações pra uma cabecinha tão pequena. Ela está sofrendo, mesmo sem entender que estou doente, ela está aximilando que as coisas não estão normais, e está transparecendo o sofrimento dela com agressividade.
Qualquer mãe fica arrasada em ver sua filha sofrendo e comigo não tem sido diferente. Cheguei a cogitar a possibilidade de tirá-la da escola e chamar uma pessoa de confiança lá de MG pra vir ficar com ela, mas na mesma hora desisti; pensei bastante e cheguei a conclusão de que o melhor é ela enfrentar essa fase difícil - com ajuda é claro - e superá-la. As dificuldades da vida servem, entre outras coisas, pra nos amadurecer; com certeza, a escola vai ajudá-la a passar por essa fase com vitória. Não tenho como ensinar minha filha a fugir dos problemas; se eu tirá-la da escola, eu estarei, de uma forma ou de outro, passando a ideia de que toda vez que as coisas ficam dificeis a solução é mudar de lugar; o que não é verdade.
Se não bastasse toda esta situação com a minha filha, a Unimed, até o final da tarde, ainda não tinha liberado a cirurgia... vcs podem imaginar como tudo isso tem me deixado chateada??? Eu estou com vontade de me desligar e só me ligar novamente quando tudo já estiver resolvido...ai, se eu pudesse!!!!
Mas é aquele negócio: fugir não resolve nada. Os problemas aparecem pra gente superá-los. Por acaso existe vitória sem luta??? Não, claro que não; as grandes conquistas vieram através de grandes desafios. Sem lutas, sem vitórias.
E o quando o cansaço e o desânimo vêm - porque somos humanos - só nos resta apelar pra Àquele que pode nos fortalecer: o meu Deus, o criador dos céus e da terra.
Is40: 28-31 "Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento.
Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor... Mas os que esperam no SENHOR renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão."

5 comentários:

  1. É isso ai amiga, seguir em frente que o caminho é longo, mas sempre vale a pena!
    Tudo passa nessa vida, é só uma questão de tempo...
    Bjs de madrugada
    Cristine

    ResponderExcluir
  2. Oi, Renata.Realmente, tem fases que a gente passa na vida que parecem q nunca irão acabar e parece que o tempo é muito lento.Mas, na verdade, tudo passa e quando a gente menos espera, está tudo resolvido e a gente começa a viver melhor com toda experiência aprendida.Estamos aqui torcendo por vc sempre.Qq coisa é so ligar,ok?Bj

    ResponderExcluir
  3. Tata, continue orando e vigiando, por que Deus é contigo! O que vc está passando com sua filha, eu já passei com os meus há uns anos atrás. Agora que tenho em casa dois pré adolescentes, me vejo com novos conflitos e novas dificuldades que embora como mãe queremos resolver por eles, temos que deixar que eles mesmo encontrem solução. Não é facil, por que o coração da gente fica apertadinho, mas, costumo pensar que o coração de Deus tb aperta quando vê nossas dificuldades, porém Ele não pode simplesmente retirá-las de nós, Ele deseja que a gente as supere! Sei que vcs três irão superar todas estas dificuldades! Beijos amiga!!!!

    ResponderExcluir
  4. Renata,
    As nossas experiências e todo o sofrimento,com toda a certeza, nos fazem mais fortes.
    Não devemos encarar como barreiras,e sim como degraus que nos fazem crescer para alcançar o que temos de melhor em nós.
    Como vc tem feito, colocando amor em seu coração,e pensamentos,em todas as dificuldades
    que tem enfrentado.E agora ensinando à linda Stefany, que é mesmo uma menininha adorável!
    Vc é um sucesso!!!!
    Bjs
    Verônica

    ResponderExcluir
  5. Amiga Virtual, quero deixar p/ vc uma passagem de Isaías que sempre me da forças:
    "os que esperam no Senhor, renovarão suas forças, subirão com asas de águias. Correrão e não cansarão, caminharão sem se fatigar ....Ó Senhor ainda que eu saiba ... esperar...."
    Não é fácil o q vc está passando, nem sei se dá p/ tentar sentir.... Mas certamente, não estas sozinha.
    Abçsss,
    Tania

    ResponderExcluir