"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















sábado, 9 de abril de 2011

Quer imigrar??? então se prepare...

Quando eu comecei a me interessar em imigrar pro Canadá, antes de qualquer coisa, eu "devorei" o site do consulado; estudei as minhas chances e todos os passos que eu teria que tomar minuciosamente. Pq até mesmo pra fazer perguntas ou tirar dúvidas, a gente tem que estar preparado, o conhecimento facilita muuuuuito. Primeiro foi o site do consulado, depois buscas sobre o assunto no google, os blogs e, finalmente, as comunidades do orkut; tudo que dizia respeito ao Canadá me interessava.
Ainda hoje, apesar de já ser residente canadense, eu não perdi o hábito de visitar algumas comunidades do orkut que abordam a imigração pro Canadá, e, pra minha surpresa, eu sempre me deparo com perguntas do tipo: Como eu faço pra imigrar pro Canadá??? Posso trabalhar no Canadá com visto de turista??? Se eu ficar ilegal e tiver uma proposta de trabalho, eu me legalizo??? Sem contar os amigos e conhecidos que estão começando a se interessar pela ideia de morar no Canadá e também me perguntam o que devem fazer pra imigrar. Eu, particulamente, tenho o maior prazer em responder as perguntas, até me ofereço pra ajudar no que puder, porém, a falta de pesquisa sobre o assunto pode criar alguns problemas durante o processo.
Um exemplo recente foi o de um amigo do meu esposo: Ele pediu que eu passasse pra ele por email tudo o que era necessário pra imigrar pro Canadá. Eu, com a maior boa vontade, escrevi explicando os requesitos do skilled workers e dei a ele os sites, nome e telefone de advogado, despachante; passei o endereço das comunidades do orkut e ainda sugeri alguns blogs. Pois vcs acreditam que ele ficou indignado pq eu escrevi que ele não teria condições de fazer o processo federal??? Ele não entendeu que a profissão dele não estava na lista de demanda e que o inglês dele não passava  pelo IELTS... não que eu quisesse julgar, mas sabe aquelas pessoas que falam pq aprenderam no dia-a-dia, porém não escrevem e nem lêem além do básico do básico??? Ele não entendeu e eu saí de ruim na história... Segundo meu marido, o tal amigo já encontrou alguém pra fazer a aplicação pra ele... Imaginem no que isso vai dá, hein???
No site do consulado há uma orientação, ou pelo menos havia, de que qualquer pessoa tem condições de fazer a aplicação pra residência sem precisar contar com serviços de advogados ou despachantes. Uma mensagem clara que passa a ideia de que a aplicação e o preenchimento dos formulários é uma coisa simples e acessível a qualquer indivíduo. Eu mesma já li casos e mais casos de pessoas que fizeram todo o processo sem ajuda profissional e não tiveram problema algum.
No meu caso, como eu estava residindo nos EUA e queria um representante no Brasil pra facilitar o contato com o consulado, eu optei por contratar um advogado. Sem falar que, por mais faceis que os formulários sejam, profissionais que trabalham com imigração constantemente têm um entendimento e uma visão muito mais ampla do que a minha; foi o que eu deduzi. Eu fui orientada durante todo o processo e, graças a Deus, não tive problemas com a aplicação em si.
Já um amigo meu, que tb morava nos EUA, decidiu fazer o mesmo processo, porém, por Buffalo. Ele tinha todos os requesitos pra imigrar como skilled workers, tudo certinho, mas, teve o pedido negado depois dos exames médicos... Isso mesmo, depois dos exames; e sabe pq??? Ele não poderia ter feito o pedido por Buffalo já que ele não era cidadão americano e nem tinha o green card, ele ainda estava em processo imigratório nos EUA. O site do consulado é claro quanto a isso: Vc só pode aplicar no seu país de origem ou no qual vc seja residente, ou seja, pessoas que estejam em processo mas ainda não obtiveram o green card só podem aplicar pelo país de origem... O meu amigo se deu mal por este detalhe... E se ele tivesse recebido uma orientação profissional??? Talvez o final da história tivesse sido outro, concordam??? Eu cheguei a adverti-lo na época, mas ele não me ouviu...
Eu não estou levantando bandeira de advogado ou despachante nenhum, não trabalho pra ninguém e nem pretendo trabalhar rsrsrsrsrsr... é só uma alerta pq pequenos erros podem colocar tudo a perder ou, no mínimo, atrasar o seu sonho em mais alguns meses.
Vc que está pensando em imigrar, tenha certeza de não se perder nos detalhes; se vc quer fazer tudo sozinho, faça, mas procure estudar bastante sobre o processo antes de mandar os documentos; isso vai te poupar de aborrecimentos, pode acreditar.
Mais uma dica: A imigração pro Canadá é acessível, qualquer pessoa que traçar uma meta, tiver um dos idiomas oficiais e profissão, tem chances de conseguir os pontos pra viver lá legalmente. Não vá com   planos de ficar ilegal pra se legalizar lá; o Canadá tem um sistema de imigração diferente dos EUA, a ilegalidade não vai facilitar a obtenção da residência, muito pelo contrário. Se vc quer muito ir mas ainda não tem os pontos, pense na possibilidade de ir como estudante primeiro ou fazer um daqueles programas de work and study.

16 comentários:

  1. O bom da dificuldade do processo, é que muita gente (preguiçosa) é filtrada, seja no início, no fim do processo, ou mesmo quando chega no Canadá.

    Infelizmente ainda há os preguiçosos que conseguem se estabelecer, mas pelo menos aprenderam a se virar no mínimo necessário.

    Quando eu vejo comentários deste tipo com perguntas deste tipo, sou bem direto: "Leia o site do consulado, depois fóruns, blogs, comunidades, e depois pergunte.".

    Não é querendo ser arrogante, mas quem quer realmente cogitar emigrar, deve saber no "buraco" que está se metendo.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Eu contratei uma empresa para me representar porque tive medo de cometer algum erro, deu tudo super certo mas lógico que gastei mais do que se tivesse feito sozinha. Durante o processo conheci muitas pessoas através de blogs e da comunidade Rio-Canada, se eu tivesse esse conhecimento antes de abrir o processo, teria feito sozinha porque teria ajuda dos colegas para tirar dúvidas. É uma decisão importante. Realmente parece um sonho que hoje eu moro no Canadá, uma amiga falou pra eu não acordar mais (rs). Hoje minha luta é pra ter minhas credenciais reconhecidas aqui, sou da área de saúde. Apesar da longa burocracia que tô enfrentando me sinto bem acolhida pelo programa do governo Skills Connect que ajuda os imigrantes na adaptação profissional, ou seja, o que eu gastei no processo agora volta está voltando pra mim.
    bjs
    Marcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite ,Márcia , meu nome é Liliana e estou olhando a procura de empresas q podem me ajudar com processo de imigração .Vc poderia me enviar o endereço do site ou até mesmo a empresa que vc contratou?

      Excluir
  3. Filipe, o ruim é quando a gente vê pessoas bacanas tendo problemas no processo por bobagem, que, com mais conhecimento, talvez não ocorressem...mas que tem muita gente querendo tudo mastigado, isso tem rsrsrsrsr...

    Marcia, eu tb paguei caro, mas não me arrependo, com o PR em mãos eu vejo que valeu à pena o gasto. Quanto as credenciais, vc tem o consolo de saber que virão, mais cedo ou mais tarde vc as terá...bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom dia! vc poderia me passar o contato da empresa que contratasse para te orientar no processo? grato!

      Excluir
    2. Olá anônimo,
      Eu fiz com a interapoio de SP, mas se vc quiser fazer um outro orçamento eu te indico uma amiga minha que é excelente. Me mande seu email que a gente pode conversar. Bjs

      Excluir
  4. Oi tudo bem? bom eu já li de quase tudo sobre imigrar para Quebec, tenho chances só preciso estudar mais o Francês. Vc saberia me dizer se é qual é o processo mais fácil o processo de imigração para Quebec ou para a provincia de Vancouver. Me falaram que o processo federal é mais exigente. Qdo vc aplicou qual nivel de inglês vc tinha? Em que ano vc aplicou?

    ResponderExcluir
  5. Oi,
    Não é que tenha mais ou menos fácil, depende se vc tem os requisitos, no meu caso, quando eu apliquei eu tinha os pontos pelo processo federal e o meu inglês era bom e o francês não existia, portanto, apliquei pelo processo federal. Apliquei em 2008 e o meu inglês era avançado... bjs

    ResponderExcluir
  6. Vi que a Márcia falou que contratou uma empresa para representar ela, alguém conhece algumas empresas que fazem isso? Pretendo ir para Vancouver ou Toronto

    ResponderExcluir
  7. Good day!Are there any available jobs for immigrants in Canada?How can we easily get a job in this country?Someone told me about uniivaa.com and jobsaloon.com.any other idea on this?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hi Nidora good day..Research is free and quite helpful.yes I also heard about uniivaa.com and jobsaloon.com.my friend told me she once tried to browse the site and yes it can guide someone who's finding a job, especially immigrant.

      Excluir
  8. Hi Nidora, many people come through those agencies. I do not know uniivaa and jobsaloon to recommend. But yes, Canada has a lot of jobs for immigrants.
    Sorry

    ResponderExcluir
  9. Tenho três formaturas no Brasil, falo inglês como se americano fosse, tenho interesse de sair do Brasil pela situação política, mas só tenho interesse de viver na área que fala Inglês. Vancouver seria espetacular. Como posso da início a esse processo? Existe como iniciar um processo imigratório na certeza de ficar em Vancouver? Minhas profissões podem ajudar? Sou Enfermeiro, Administrador de Empresas com especialização em finanças e administração hospitalar e advogado. Quanto custa uma assessoria de uma empresa para fazer o processo comigo? E emprego, o governo identifica o emprego como nos países da Europa? Por favor, quem puder me ajudar, agradeço.

    ResponderExcluir
  10. André, vc tem que começar pesquisando no site do consulado canadense pra descobrir que caminho vc quer e pode tomar. Se vc vem como residente ou se vai ter que vir primeiro como estudante. Depois que vc decidir isso vc pode aplicar sozinho ou pedir ajuda de uma consultoria. Ai no Brasil tem a Maria João e a Interapoio que são de confiança. Aqui no Canadá tem muita gente mexendo com isso, mas eu não posso te indicar ninguém. O site do consulado é http://www.canadainternational.gc.ca/brazil-bresil/visa.aspx?lang=eng&menu_id=2

    ResponderExcluir
  11. Olá, boa noite! Tudo bem? Estou com planos de imigrar para Vancouver, e ainda tenho várias perguntas quanto ao processo. Você acha q pode me ajudar? Podemos nos comunicar de alguma outra forma? Desde já, agradeço!!!! Luna

    ResponderExcluir
  12. Oi Luna, vc pode me escrever no email renata@gonorthsa.com

    ResponderExcluir