"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















sexta-feira, 1 de abril de 2011

Imigrante pra todo lado

Acabei de chegar do shopping, fui levar minha filha e o meu sobrinho pro game station, um daqueles parques cheios de jogos que fazem a alegria da garotada e deixam os pais cansados e sem dinheiro rsrsrsrssr... Tenho certeza que muitos de vcs sabem do que estou falando rsrsrsrs...
Mas uma das coisas legais do passeio, além de deixar minha filha bem cansada rsrsrsrsrss, foi a minha conversa com o taxista na volta.
Apesar de ter carteira de motorista aqui, eu não tenho coragem de dirigir; primeiro pq o carro não é meu e eu tenho alguns princípios que eu não abro mão, tipo: não gosto de pegar nem carro e nem dinheiro emprestado, prefiro evitar dór de cabeça. Segundo pq o trânsito é uma loucura e eu morro de medo. Minha experiência no volante é quase que toda em solo americano, não dá pra comparar com Salvador.
Quando eu quero sair aqui dependo de carona ou vou de taxi. O legal do taxi é que, dependendo do motorista, às vezes surgem umas conversas bem interessantes.
Hoje o motorista que me trouxe pra casa tinha um papo divertido... conversa vai e conversa vem, ele comentou que morou 2 anos na Itália - a irmã dele é casada com um italiano e mora lá há muitos anos - e não suportou, chegou a entrar em depressão. Segundo ele, foi muito difícil ficar sem a cervejinha e o pagode dos finais de semana; das idas à Ilha de Itaparica; ele sentiu muita falta do jeitinho brasileiro de viver; sem falar que durante os 2 anos que ele passou lá, ele ficou sem mulher nenhuma, não por falta de oferta - segundo ele - mas ele não se sentia atraído pelas italianas por serem muito brancas, muito magras e fumarem demais rsrsrsrsrsrsrs... achei comédia!!!
Na postagem anterior eu falei de coisas que podem fazer imigrantes voltarem pro Brasil. O caso desse taxista é clássico: a pessoa simplesmente não se adapta ao novo país, não se encaixa, não se socializa; é como um estranho no ninho; passa a se ver como uma ílha, isolada, cercada de estranhos por todos os lados. Nessa hora não tem dinheiro, emprego, qualidade de vida, nada a segura, e a volta pro Brasil é certa.
Mas eu tb disse que uma vez imigrante, sempre imigrante. Depois do taxista criticar a Itália, as italianas rsrsrrsrsrsr e a vida lá fora, ele me disse que estava namorando e que em breve estaria indo pra França com a namorada... eu tive que perguntar: Vc acha que a França vai ser melhor do que a Itália???
E ele me disse que dessa vez seria diferente, que ele estava indo acompanhado, a namorada dele vai pra estudar e ele trabalhar, enfim... cheio de planos. Eu não quis desanimá-lo, mas aqui pra nós, tudo que ele reclamou da vida na Itália ele vai sentir na França - com excessão da falta de mulher rsrsrsrsrs - com o agravante de que os franceses são mais fechados que os italianos.
O ponto interessante na vontade dele de voltar a morar fora é que, talvez mesmo sem perceber, ele voltou pra tudo que valorizava, pra tudo que era importante pra fazê-lo feliz, porém, por ter morado fora, ele mudou, a visão dele de mundo mudou. Ele não consegue mais viver no Brasil sem comparar com a vida na Europa, por uma razão óbvia: por mais que neguem, todo mundo gosta, mesmo que no íntimo, das qualidades do primeiro mundo... é fato!!!
O Brasil é um país grande, com diversidade cultural, social, climática; nós, brasileiros, temos tendência pra imigração e quando experimentamos a vida de imigrante fica difícil deixar de ser um.
Eu costumo olhar na parte de estatísticas do blog os países que estão visitando as minhas postagens e, às vezes, me surpreendo com a quantidade de visitas que recebo de países bem distantes. É verdade que a maioria das visitas são do Brasil, dos EUA e do Canadá, mas tb recebo de várias partes da Europa, algumas da África e da Ásia; o que me leva a uma conclusão óbvia: tem imigrante brasileiro pra todo lado rsrsrsrssrsr... e talvez muitos deles estejam querendo alçar novos vôos pro Canadá rsrsrsrsrrs...

Um comentário:

  1. Verdade, Renata!!!
    É taaaaaao bom ler esse tipo de post...
    Quando estamos no Brasil, temos muuitas duvidas e anseios e geralmente nos blogs, só contam as experiencias boas.
    Essa experiencia é unica e muito pessoal. Varia muito de pessoa pra pessoa mesmo.
    Obrigada mais uma vez por essa iniciativa.
    Grande beijo e que DEUS a abencoe sempre.

    ResponderExcluir