"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















terça-feira, 5 de abril de 2011

É uma questão de escolha

Eu estava no salão lendo uma daquelas revistas de fofoca - só pra variar rsrsrsrsrs - enquanto eu esperava pra fazer as unhas, e me deparei com uma matéria deprimente sobre o suicídio de uma atriz. Eu nem quis ler tudo, ultimamente eu tenho tentado me preservar de coisas muito tristes, mas o pouco que eu li foi o suficiente pra me fazer refletir sobre as escolhas que fazemos na vida, pq uma simples escolha pode colocar tudo a perder.
Vc pode mudar a sua história tomando apenas uma decisão. Veja bem, se vc decidir imigrar pro Canadá com a sua família, a sua vida terá um rumo; caso vc decida ficar no Brasil, terá outro.
Enquanto os meus colegas de faculdade entravam no mercado de trabalho, eu estava começando a vida nos EUA. Fui pra lá recém-formada, sem dinheiro e cheia de sonhos; escolhi um caminho diferente da maioria das pessoas que eu conheço, e às vezes eu me pego pensando: E se eu tivesse ficado no Brasil??? Como seria a minha vida se eu não tivesse imigrado??? São respostas que eu nunca vou ter pq eu escolhi viver em um outro país; foi lá que eu casei, tive uma filha, contruí uma história... Talvez vc esteja se perguntando se eu me arrependi ou se faria diferente??? Não me arrependi, imigraria de novo. É claro que agora, com mais maturidade, eu olho pra trás e vejo que alguns erros poderíam ter sido evitados, porém, eu sei que errar é humano, faz parte do aprendizado.
O amadurecimento é um aliado muito bom pra evitar decisões precipitadas, entretanto, vem acompanhado do medo, um vilão das nossas almas... Como assim??? É simples, com a idade as pessoas ficam mais receosas de tomar decisões radicais, muitos são tomados pelo medo e passam a se justificar na "estabilidade", na família, nos "SEs": E SE não der certo??? e SE eu me arrepender??? e SE eu tiver que voltar??? Os medrosos não conseguem voar alto, o medo os segura no chão.
Um pouco de cautela faz bem pra todo mundo, mas deixar de viver, de tentar, por causa dos "SEs" da vida, em minha opinião, não é uma boa ideia...
Aos que acreditam, eu sugiro, que na dúvida, orem a Deus, mas orem de verdade, pq a única oração que Deus não responde é aquela que não é feita.
Eu não tenho dúvidas de que toda escolha gera uma consequência; o que nós decidimos hoje terá reflexos amanhã, isto é fato!!! então, precisamos, pelo menos, ter certeza do que queremos para as nossas vidas.
Quando eu e o meu marido decidimos imigrar pro Canadá, não foi da noite pro dia, nós avalíamos os prós e os contras, refletimos sobre tudo o que não estava nos agradando aqui, sobre o impacto que o Brasil estava tendo em nossa família - eu, ele e nossa filha - e o que queríamos pro futuro. A nossa escolha já está nos   trazendo consequências diretas: o meu marido está em Vancouver e eu e minha filha em Salvador... Mas, ainda assim, nós acreditamos que tomamos a decisão certa, pq não estamos olhando somente pro agora, mas tb pro amanhã.
Coisas simples como a escolha dos nossos amigos, do nosso trabalho, dos nossos confidentes, tudo pode influênciar as nossas vidas de alguma forma. Pra vcs verem que não é um exagero da minha parte, eu te pergunto: Quantas vezes pessoas do seu ciclo de relacionamente tentaram te desanimar ou te fazer desistir de algo que vc queria fazer??? Quantas vezes pessoas falaram mal de vc e de sua vida pelas costas??? E pior, quantas vezes tentaram dar palpite no seu casamento??? Tem muita gente jogando veneno por aí, com prazer de colocar os outros pra baixo, nós temos que ser seletos e buscar sempre o direcionamento de Deus para as nossas vidas. É horrível deixar de fazer uma coisa que queremos por outras pessoas e depois, quando nos encontrarmos frustrados, culpar o mundo todo pela nossa infelicidade. É bom entender, que mesmo abrindo mão dos nossos sonhos pela vontade de alguém, ainda sim somos culpados pelo que vier acontecer, pq a decisão final continua sendo nossa. Ninguém é responsável pela nossa felicidade ou infelicidade além de nós mesmos.
Um exemplo que estou vendo hoje na minha família é o de minha irmã mais nova, há poucas semanas ela  acabou um relacionamento de anos; como era de se esperar, ela está arrasada!!! É óbvio que ninguém escolhe sofrer, porém, o sofrimento está diretamente ligado às nossas escolhas. Quem nunca sofreu por "amor" que atire a primeira pedra!!! O interessante é que 99,9% das pessoas que já sofreram - inclusive eu e toda a torcida do flamengo rsrsrssr - depois que os anos passam chegam a conclusão de que sofreram à toa, que a pessoa não valia à pena... não é verdade??? Então o sofrimento não foi gerado com o final do relacionamento, mas sim na escolha da pessoa com quem iríamos nos relacionar... Conclusão: Minha irmã, assim como muita gente, tem escolhido incessantemente o caminho errado, a pessoa errada, e, só Deus e o tempo pra trazer renovo e consciência.
Gente, desculpe pelo tamanho do texto, mas o assunto é realmente profundo... vou encerrando por aqui... espero que sirva pra alertar alguns.


6 comentários:

  1. Oi Rê!!!!!
    Que belas as suas palavras!Post maravilhoso!
    Temos que fazer nossas escolhas e assumi-las,verdadeiramente... Aprendendo a cada dia as lições que elas nos ensinam.
    Nos tornarmos seres mais humanos e melhores,talvéz seja o mais importante do aprendizado!!!!!
    Vc é nossa inspiração!!!!
    Bjoos,

    ResponderExcluir
  2. Forte esse post...
    Lendo jundo com meu marido, pensamos a mesma coisa: Parece que foi escrito pra mim....kkkkkk
    Que DEUS continue a usando tremendamente.
    Obrigada por tudo e pela sua amizade!

    ResponderExcluir
  3. Está desculpada rsrs...Ótimo post!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o post...
    Você escreve muito bem!!! =)
    Que Deus continue te usando pra falar ao meu coração!
    Grande abraço,
    André
    www.portodaavida.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. André, que bom que vc gostou, tb tive visitando o seu blog e seus textos tb são muito bons...bjs

    ResponderExcluir