"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















segunda-feira, 11 de abril de 2011

O mundo dá voltas!!!!

Estava lendo as notícias do dia na net quando eu me deparei com uma matéria muito interessante; não resisti e resolvi escrever um pouco.
Eu nasci e fui criada em Salvador, uma cidade turística; no verão era normal, como ainda é, esbarrar com europeus, e estrangeiros em geral, pelas ruas. Como eu morava de frente pra praia era comum receber cantadas e investidas internacionais rsrsrsrsrs... Nunca dei bola, primeiro pq não tinha interesse, e segundo pq a maioria tinha um olhar do tipo: "Eu sou superior... brasileiras caiam nos meus braços!!!" Eles se sentiam... Se hoje nós ainda vemos isto acontecer, imaginem antigamente!!! Há 20 anos atrás o Brasil era submundo... eu lembro de muitos portugueses que vinham pra cá, com a moeda forte do seu país desenvolvido, pra tirar uma de "eu tô podendo, o Brasil é o quintal de Portugal". Enquanto as empresas de turismo vendiam a imagem de paraíso tropical cheio de mulatas semi-nuas - como se toda brasileira fosse morena e andasse de biquini o tempo todo - quase que implorando pro mundo nos fazer uma visitinha.
Milhares de brasileiros, há décadas, saem daqui pra tentar uma vida melhor em outros países; e a Europa sempre foi um dos destinos mais procurados, principalmente, devido ao nosso colonizador, que fala "quase" a nossa língua. É fácil encontrar brasileiros vivendo em Portugal.
Se vc conversar com um e com outro, pode ter certeza que vai ouvir relatos de pessoas que moraram, que vão morar, ou que tem parentes, amigos ou conhecidos em Portugal.
Há alguns anos atrás eu vi uma matéria do programa Planeta Brasil, da Globo Internacional, relatando a vida dos brasileiros lá. Uma das coisas que mais me chamou a atenção foi a quantidade de pessoas que falaram da discriminação do povo português em relação aos brasileiros. Eu sei que é fato que nem todo mundo que emigra dá um bom testemundo; tem muito brasileiro sujando a imagem do Brasil lá fora de diversas formas: muita prostituição, drogas, ilegalidade, enfim... E tb é verdade que os imigrantes, em qualquer parte do mundo, estão sujeitos a sofrer discriminação, esta história é velha; eu mesma já ouvi relatos de casos no Canadá, um país, teoricamente, de portas abertas para imigrantes. Porém, quando vc ouve de pessoas que vivem em Portugal, que as brasileiras são vistas como prostitutas, pela maior parte dos portugueses, e que os brasileiros têm que aprender o português de Portugal pra os empregadores não saberem que são brasileiros... eu não sei vcs, mas eu fico indignada!!! Minha indignação é maior pq eu vivi nos EUA - um país que tem alguns tipos de preconceito - mas, que de uma forma geral, recebe bem os brasileiros. Quando um americano sabe que vc é brasilerio, ele logo quer saber do futebol, das praias, são, em uma boa parte, muito simpáticos.
O que temos visto nos EUA hoje é um reflexo da crise que está assolando o país. A onda anti-imigrante vem de um grupo de conservadores que está dissiminando a ideia equivocada de que todos os problemas que o país está enfrentando é culpa dos imigrantes... não precisa nem ser muito inteligente pra saber que isto não é verdade, porém, muito americano desinformado - e é o que mais tem - está acreditando. Eu não lembro de ter sofrido nenhum tipo de discriminação, por parte dos americanos, pelo fato de ser brasileira.
Mas como tudo muda, o mundo gira, e quem está em cima hoje pode estar em baixo amanhã... olhem o título da matéria que li hoje: Fugindo da crise, portugueses engrossam onda migratória para o Brasil 'aquecido' Segue o link http://noticias.uol.com.br/bbc/2011/04/11/fugindo-da-crise-portugueses-engrossam-onda-migratoria-para-o-brasil-aquecido.jhtm
O que é a vida, né??? Um dia somos a ralé, no outro o símbolo de crescimento.
Que isto sirva pra refletirmos no quanto é importante não colocarmos a nossa confiança nas coisas passageiras, mas sim, nas que realmente têm valor. Quantos portugueses não estão sentindo na pele a recessão, a falta de empregos, a instabilidade??? Quantos americanos orgulhosos estão tendo que abaixar a cabeça diante da crise???
É bom esclarecer que eu não estou julgando um país por atitudes isoladas. Portugal é um país lindo e, com certeza, com pessoas maravilhosas tb. O meu objetivo é alertar que devemos tratar as pessoas como gostaríamos de ser tratados. Espero que possamos receber bem os imigrantes que estão chegando aqui, independente de onde venham, pq nem sempre somos bem recebidos lá fora.

2 comentários:

  1. E se bem conheço o povo brasileiro, este imigrantes portugueses vao ser muito bem recebidos por todos.
    Mas mesmo aqui em toronto eu já sofri uma espécie de preconceito de portugueses. para alguns, quando vc diz que é brasileiro, eles te olham como se fossemos todos ilegais. E como meu marido é loiro de olhos azuis, todos eles pensam que eu dei o golpe do casamento com canadense, rs... É uma pena que muitos ainda pensem assim, porque os que não pensam assim são pessoas realmente maravilhosas!

    ResponderExcluir
  2. É incrível como tem português preconceituoso, né??? minha amiga trabalhou com alguns em Victoria e odiou, disse que eles só queriam tirar proveito...bjs Mari

    ResponderExcluir