"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















segunda-feira, 18 de abril de 2011

Sobre a faxina...

Eu estava lendo o último post do blog http://canadaihul.blogspot.com/ e achei muito engraçado a falta que eles estão sentindo de um rodo pra limpeza... Pra vcs que estão em vias de emigrar, vou contar um pouco do que eu aprendi vivendo nos EUA e nos poucos dias que passei no Canadá... E vcs que já estão no Canadá sintam-se a vontade pra contribuir com comentários, muita gente vai adorar rsrsrsrs...
A limpeza que eu fazia nos EUA é completamente diferente da que é feita no Brasil. A limpeza lá fora é seca, ou seja, mal se usa água; balde de água, nem pensar!!! As casas e apartamentos não têm a quantidade de ralos como no Brasil... calma, a casa não fica suja!!! Usa-se muito produtos de limpeza que são excelentes, o banheiro e a cozinha ficam novos. Como muita gente não gosta dos químicos fortes, já existe uma opção grande de produtos mais naturais nos mercados. Quanto a limpeza do chão, o rodo não é um untensílio necessário, primeiro pq ninguém joga balde de água no chão e segundo pq o mop - uma vassoura com pano na ponta - faz o papel do pano molhado. 
Geralmente as casas e aps, de regiões mais frias, têm carpetes nas salas e quartos, laminados ou pisos nos banheiros e cozinha; ou seja, água no chão é dispensável pq pode danificar o laminado, e, caso seja piso, pode danificar o carpete. 
Pro carpete eu tinha que usar o vacuum - aspirador - mas, mesmo assim, nunca limpa toda a sujeira. Carpete é uma coisa realmente suja!!! muitos produtos são vendidos prometendo a limpeza do carpete, mas a única coisa que realmente "funciona" é o shampoo, a limpeza que é feita por algumas empresas... ou seja, só pagando pra o carpete ser limpo de verdade. Dicas: não use sapatos no carpete e nem tenha animais de estimação; se for alérgico, procure morar em lugares sem carpetes.
Como o piso é extremamente caro lá fora, o laminado bem colocado quebra o galho. Quando eu estava muito cansada eu usava o swiffer pra limpar o laminado do meu quarto, é um tipo de rodo que vc coloca um paninho que gruda a poeira; só serve se a casa já estiver limpa e vc só quiser tirar aquela poerinha chata; não dá pra fazer uma faxina usando ele, não me convence. Outro problema do swiffer é que os paninhos são descartáveis, vc tem que comprá-los e não são baratos. Eu tinha o swiffer pra usar ocasionalmente.
As casas, pelo menos nos EUA, não sujam muito pq não entra poeira. As janelas - na verdade portas de grandes de vidro - ficam fechadas por causa do ac central, ou seja, eu limpava a casa 2 vezes por semana e era o suficiente... mas só era eu e o meu marido, nada de crianças, agora seria diferente, muuuuuito diferente rsrsrsrsrsrs... Depois que eu voltei pro Brasil, fiquei surpresa com a quantidade de poeira que acumula na casa se não limpar diariamente; eu disse logo pro meu marido: Pode contratar alguém que aqui eu não vou dar conta, não!!! rsrsrrssrsrsr... é muito trabalho!!!
Mulheres, não tentem manter o ritmo de limpeza do Brasil aí fora, vcs vão se desgastar muito... observem nos filmes como até as crianças ajudam, tiram a mesa, lavam os pratos, fazem a cama, e sabe pq??? Pq se só a mulher fizer todo o trabalho da casa e ainda trabalhar fora fica sobrecarregada. Contratar uma help - ajudante - é muito caro, às vezes não compensa; então, todo mundo tem que ajudar... não se preocupe, com o tempo até os maridos entendem e aprendem rsrsrsrssrsrsr...
Ah, lembrei de uma coisa: sabão de lavar prato - detergente - é mil vezes melhor do que os usados aqui no Brasil... vc lava e não fica com a mão cheia de gordura.
O sabão em pó ou líquido de lavar roupa rende muuuuuuuuito mais, e são mais em conta do que os daqui do Brasil... e as roupas são feitas pra aguentar a batida das máquinas de lavar, nada de lavar na mão!!! ou seja, aproveitem o paraíso das faxineiras rsrsrsrsrsrs....

2 comentários:

  1. Oi amiga, obrigada pelas dicas, sempre sao preciosas!
    Eu nao me acostumei mesmo com o espalha espalha dos mops... parece que nao traz a sujeira ate o fim! mas a gente se acostuma mesmo, ja to usando o que tem por aqui hahaha!
    Bjs
    continuo orando por vc e sua completa recuperacao

    ResponderExcluir
  2. Obrigada e eu estou amando acompanhar suas notícias...bjs

    ResponderExcluir