"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















quinta-feira, 14 de abril de 2011

Minha família imigrante

Minha mãe tirou um tempinho hoje pra conversar com minha filha, quer dizer, quase isso rsrsrsrsr... ela tentou manter um diálogo, mas minha pequena só falou o que quis rsrssrsrsr... Enquanto eu me divertia observando as duas, uma frase de minha mãe me chamou atenção: ... Eu tenho tanta pena de vc... quando vc começa a se adaptar tem que ir embora, vc nunca consegue ter todas as pessoas que ama em um só lugar... Não foi uma indireta pra mim!!!! ela estava sendo sincera rsrsrsrsrsrs... mas é uma verdade.
A minha vida hoje é consequência da decisão que eu tomei há 10 anos atrás, quando fui morar nos EUA. Foi lá que eu casei com um mineiro, e não um baiano, e tive uma filhinha americana. Eu casei com um brasileiro e vivo esse dilema de parte da família em Minas, parte da família na Bahia; se passa natal em um lugar, óbvio que não passa com toda a família. Quando uma avó está feliz com a netinha, a outra está chorando de saudades... e não tem jeito!!!
Poderia ter sido ainda "pior", já pensou se eu tivesse casado com um estrangeiro??? Eu fico pensando nas pessoas que casam com estrangeiros o quanto não é difícil pra, pelo menos, um lado da família; nunca dá pra conciliar datas, reuniões e festividades. Dependendo da situação financeira, tb não dá pra viajar todo ano ou todas as férias, ou seja, parte da família passa a ter laços virtuais, só participam através da internet... cruel, hein???
Meu marido tem algumas coisas interessantes de se observar. Ele morou mais de 20 anos nos EUA, mas quando decidiu voltar pro Brasil, ele voltou de "corpo e alma", completamente apaixonado pelo país, falava pra todo mundo ouvir que amava isso aqui, que não pensava morar fora nunca mais... o tempo passou, tudo mudou, Deus trabalhou, e ele foi parar em Vancouver; e sabe o que ele me disse ontem??? É amor, a gente tem que vestir a camisa do Canadá, esse país está nos recebendo tão bem... Ele se adapta com muita facilidade!!! Hoje mesmo minha tia comentou comigo que poucas pessoas suportariam o que ele está passando: ficar sozinho em Vancouver, sem família, longe da mulher e da filha; não é fácil não!!! e ele está tirando de letra, graças a Deus. Eu penso que não está sendo tão difícil pra ele, quanto seria pra outras pessoas, por ele já ter morado fora por muitos anos. Mesmo sem ter consciência, ele tem dentro de si uma alma de imigrante... se é que eu posso falar assim rsrsrsrsrs... Ele já não é um simples mineirinho, ele passou a ser um cidadão do mundo, uma pessoa totalmente globalizada; qualquer lugar é lugar pra viver.
Agora, por conta da nossa vida um pouco cigana e das nossas escolhas, olha como deve estar a cabecinha da nossa filha: Ela nasceu nos EUA, veio pra Salvador com 6 meses, passou 4 meses aqui e foi pra MG. De pavão ela veio 3 vezes à Salvador e sempre ficou uma média de 2 meses, nunca menos que isso. De MG fomos conhecer Vancouver, numa viagem súper cansativa, ficamos poucos dias e viemos pra Salvador novamente. Resumo: Minha filha tem avós, primos, tios e amigos em MG; avó, mãe, tios e primos em Salvador; avô, tios e amigos nos EUA; e o pai em Vancouver... Olha que confusão!!! Mas, olhando pelo lado positivo, ela sempre vai ter um lugar pra passar férias rsrsrsrsrrs...
Se vc imigra já casado, e com famílias residindo na mesma cidade ou, pelo menos, no mesmo estado, a situação é consideravelmente melhor; porém se imigra sozinho e casa fora, a chance de casar com alguém de sua cidade é remota; e aí, meu amigo, minha amiga, pode preparar pra ficar de um lado pro outro e conviver com a saudade, ela sempre vai fazer parte de sua vida.
E quanto a igreja??? É outra coisa difícil; ter que se separar das pessoas que convivem com vc, que trabalham, que oram, dói e dói muuuuuito. Eu saí dos EUA deixando uma família lá: a minha igreja de conversão e muitos amigos de todas as horas, pessoas queridas que choraram e riram comigo em muitos momentos. Depois tive que deixar a igreja de Pavão, com meu trabalho em andamento, meu ministério, muitos amigos queridos e alguns filhos espirituais... que saudade!!! E, ultimamente, tenho me aproximado de uma igreja aqui, mesmo sabendo que em breve, se Deus quiser, estarei indo embora novamente... A vida do imigrante é assim e, mais ainda, daquele que é direcionado pelo Espírito; a gente vai pra onde Deus nos direciona; seja aqui ou lá, o que importa é estar no centro da vontade do Senhor. Jo3:8 "O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito."

2 comentários:

  1. Olá!!
    Recebemos seu comentário lá no blog e ficamos muito felizes, já faz um tempinho que eu leio seus posts e gosto bastante!!! Espero manter contato!!
    Um mega abraço e que Deus te abençoe!!!

    ResponderExcluir