"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















terça-feira, 12 de abril de 2011

Por que ilegal se pode ser legal???

Vcs já devem ter percebido que eu tenho prazer de escrever no blog, né??? Eu realmente me divirto, é quase uma terapia; converso com vcs como se já nos conhecessemos. A parte boa é que eu tenho feito amizades de verdade através daqui, como aconteceu com a Verônica e o Marcelo do blog Canadá em Caldas; eles deixaram de ser amigos virtuais e passaram a me conhecer, a conviver comigo.
Eu passo um bom tempo por dia mexendo no blog; às vezes eu entro na parte de estatísticas pra saber de onde estou recebendo visitas, o perfil das pessoas que estão lendo as postagens, e o que elas estão procurando. E hoje, pra minha surpresa, eu me deparei, em origens de tráfego, com uma frase que merece um post. Alguém entrou no google procurando informações sobre imigração e parou no meu blog com a seguinte frase: O que fazer para viver ilegal no Canadá??? Isto mesmo que vcs leram, eu não digitei errado... Eu sei, assim como todo mundo sabe, que existem ilegais no Canadá como em qualquer parte do mundo; não é segredo pra ninguém. Eu não sou do tipo que julga o imigrante ilegal como se fosse um criminoso, muito pelo contrário, acredito que cada um sabe onde o calo lhe aperta e, portanto, não sou eu que vou dar uma de superior pra apontar o erro de ninguém. Mas o que me chamou a atenção foi o fato de uma pessoa pesquisar como viver ilegal ao invés de se dedicar a saber como viver legal; sim, pq o Canadá é um dos pouquíssimos países que te dá essa oportunidade.
Até hoje eu tenho amigos nos EUA com permissão de trabalho, que entraram legais no país, e estão há mais de 7 anos esperando o green card, sem poder ir ao Brasil com a ameaça de serem deportados na volta... A imigração americana é muito burocrática, lenta e tem agido injustamente com milhares de famílias. Só recebe a residência americana com facilidade quem se casa com um americano. Conheci muitas pessoas, inclusive meu próprio marido, que gastaram verdadeiras fortunas com advogados e ficaram anos, muitos anos, esperando uma posição da imigração... um sistema completamente injusto e falido!!! Mas que "acolhe", devido às suas leis e políticas, que não me cabe aprofundar ou julgar, milhares de ilegais.
Um quadro totalmente diferente do que acontece no Canadá, onde o governo te dá oportunidades de entrar e viver legalmente no país desde que vc preencha alguns requisitos. Claro que tem exigências!!! todo lugar tem... o que não significa que com preparo e planejamento vc não possa alcançar.
Muita gente tem ido pro Canadá com o objetivo de ficar lá ilegalmente por falta de informação. Eu já vi na comuidade do orkut Brasil Canadá, o Otávio mencionar o caso de uma família que esteve ilegal no Canadá, mas com todos os requsitos pra se legalizar. Ele conversou com a família, explicou as possibilidades, a família voltou para o Brasil, entrou com o pedido de residência, passou pela entrevista e foi aceita de volta no Canadá legalmente. É óbvio que nada disto acontece da noite pro dia, há sacrifícios, mas vc deve se perguntar se vale ou não a pena pra vc pagar o preço e esperar pra fazer tudo da maneira correta.
A falta de informação é tanta que tem muita gente pensando que ficar ilegal no Canadá pode ajudar a uma legalização futura, como já aconteceu nos EUA antigamente. Pelo que eu saiba - não sou nenhuma especialista - a ilegalidade no Canadá não beneficia em nada, pelo contrário, torna inviável a regularização dos documentos enquanto vc estiver em solo canadense.
Agora, se vc já está ilegal e tem sentido na pele o quanto é ruim não ter os mesmos direitos que as outras pessoas, ter que engolir "sapos" por não poder se defender diante das autoridades, tente se informar sobre suas chances, corra atrás dos pontos pra entrar com o pedido de seus documentos legalmente... Todo mundo erra, quem nunca errou que atire a primeira pedra... Como  eu disse anteriormente, eu não estou aqui pra julgar ninguém, só quero alertar quem está nessa situação ou quem pensa em ficar, que não é o melhor caminho, existem outras possiblidades. O importante é não se acomodar, é não ir pelo caminho mais fácil.

116 comentários:

  1. Acho que se todo mundo soubesse o quanto é "fácil" emigrar pro Canadá, muito mais gente estaria tentando. rs..

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por que voce acha que e tão facil assim imigrar para o canadá ?
      Voce acha que eu conseguiria um emprego la caso eu imigrar como turista e permanecer por lá mesmo ?

      Excluir
    2. oi joia estou pensando em imigrar para o canada atualmente moro na frança e trabalho na construaçao civil mais aqui é muito dificil se legalizar e gostaria de um lugar de facil asceso, vc poderia me dar umas dicas? nilsontimes@bol.com.br

      Excluir
    3. sim muito facil, ex paguei meu curso de frances com o programa de estudo e trabalho e agora com tudo pronto eles me falam qua nao existe mais programa de estudo e trabalho, mas posso receber minha parte do dinheiro ou fica estudando mas sem poder trabalha , facil né baita mentira !!!

      Excluir
  2. Filipe, faço das suas palavras as minhas rsrsrsr...

    ResponderExcluir
  3. Tbem acho muito facil...o Canada esta fazendo uma campanha bem agressiva para atrair imigrantes..e se nao aproveitarem agora para entrar com direitos, nao vao conseguir nunca. Alias, ficar ilegal aqui eh mais dificil do que se legalizar. Um ilegal nao pode fazer nada e tera q ter muito dinheiro para pagar um simp[les curativo.

    ResponderExcluir
  4. Achei super interessante seu comentário no blog, gostaria muito de ir para o canada para ficar 6 meses trabalhando e estudando, mas, os programas que oferecem aqui no brasil WORK AND STUDY sao muito caros.
    Qual dica voce daria para alqguem que quer ir para ficar apenas 6 meses trabalhando.

    oBRIGADO

    ResponderExcluir
  5. Alexandre, boa pergunta... o certo seria vc juntar uma grana pra vir ou pagar por um curso de inglês mais barato. Tente entrar em contato com os cursos diretamente, sem ser por agência, talvez vc consiga preços mais em conta, ou procure áreas mais distantes, como na província de Manitoba.

    ResponderExcluir
  6. "o quanto é ruim não ter os mesmos direitos que as outras pessoas, ter que engolir "sapos" por não poder se defender diante das autoridades"

    basicamente a vida normal de um brasileiro....


    nao adianta, o canada quer dinheiro, eu nao posso ir pra estudar soh meio periodo e trabalhar pq nao consigo o visto, soh consigo se for full-time, mas como vou pagar o curso se nao posso trabalhar?? basicamente tenho q juntar aí uns $20 mil CAD por ano (na cotaçao atual uns $120 mil Reais) pra passar os tres anos apenas estudando... agora me diga como vou juntar $120 mil reais juntando $1000 por mes no brasil?

    a unica opção de ir legalmente eh pelo skilled worker e msm assim demora ateh conseguir a experiencia necessaria e preencher os requisitos... o canada me quer claro, se eu puder pagar ou se eu for um grande profissional (mas eu tenho pouca experiencia)


    eu nao quero parecer agressivo, serio, mas jah pesquisei trocentas formas e nao tem jeito, de qqer maneira tenho q ter uma grana boa pra gastar no canada.... por isso q penso em ir ilegal pra ganhar $$


    se vc tiver uma sugestao eu agradeceria, a melhor pessoa q pode me aconselhar eh alguem q jah está no canada... obrigado desde jah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola André
      Situação igual a sua tem varias pessoas e eu estou incluso.
      Penso tambem em ir para o Canada ,mas com as novas leis de imigração esta mais dificil para ficar legivel

      Excluir
  7. "Qual dica voce daria para alqguem que quer ir para ficar apenas 6 meses trabalhando."

    alexandre, procure uma escola no CANADA e vah direto... negocie direto com eles... se vc for por intercambio vai pagar caro... e vc nao pode apenas trabalhar por 6 meses, eh trabalho e estudo, ateh onde sei neh....

    ResponderExcluir
  8. Oi Andre, eu entendo sua aflição em querer ver as coisas resolvidas logo, mas, infelizmente, quem quer imigrar sabe que não é da noite pro dia. O programa estudo e trabalho é uma boa opção, pq vc estuda e depois pode trabalhar sem problema. Já pra vir direto trabalhar vc pode tentar Manotiba, mas vc tem que ter experiência em alguma área e falar inglês. Se vc não fala inglês ainda, já pensou na possibilidade de fazer o curso de inglês na Nova Zelândia??? qualquer empresa que quiser te contratar enquanto vc estiver lá pode te dar o visto de trabalho... enfim, é procurar a melhor saída... bjs e boa sorte

    ResponderExcluir
  9. ola

    mas o work & study eh mais pra ingles, estudar ingles e nao uma faculdade, nao um curso profissionalizante (tanto q o maximo q permitem acho q eh 12 meses), se eu for estudar uma faculdade part-time nao consigo o visto (pq dessa forma vou "roubar" um emprego canadense), se for full-time nao terei tempo pra trabalhar (dessa forma apenas gasto dinheiro, praticamente como um tursita), e a parte mais dificil tenho q provar q tenho a grana toda do curso antes de ir...


    Manotiba... hmmm, vou pesquisar a respeito... obrigado
    ;)

    eu to estudando pra fazer o toefl, ainda nao to 100% mas um pouco jah falo.... eu me formei semestre passado, vou tirar o CREA (embora saiba q nao deve valer um caracol no canada) e pensava em fazer um curso qqer (na area neh) de um ou dois anos, mas sem $$ nao tem como...

    a ideia era ir ilegal, com uns 15 mil dolares, trabalhar ilegal e juntar todo o possivel, dps volta pro brasil e tenta ir do jeito certo.... se eu for pego pelo menos tentei... pq como legalmente eh praticamente impossivel pra quem nao tem dinheiro (ou tem pouca experiencia no emprego), acabo ficando sem nada a perder

    ResponderExcluir
  10. bom, a universidade de manitoba eh tao cara qto as outras... vou tentar me informar sobre trabaho ou algum curso mais barato
    .
    http://umanitoba.ca/student/admissions/finances/university-costs.html

    ResponderExcluir
  11. Oi Andre, com certeza os colleges e faculdades nas cidades manores, tanto de Manitoba quanto de outras regiões são mais barato. Veja com cuidado. Eu continuo achando que v, recém-formado, com CREA e $15 mil pode fazer de um limão uma limonada. A ilegalidade pode ser o caminho mais rápido, mas, com certeza, não será o melhor pra sua vida. Vc vindo legalmente pra Manitoba, nem que seja pra estudar inglês, vc pode conseguir uma proposta de trabalho e mudar o visto... Pense nisso... bjs

    ResponderExcluir
  12. ola

    a ideia de ir pra estudar ingles e conseguir um emprego eh boa, porem eh quase uma aposta: work & study por 12 meses fica por volta de 12 mil reais e pode ser q eu nao consiga um emprego, aí gastei 12 mil por uma tentativa... claro, teria aprendido ingles fluente, teria tido experiencia internacional, teria tentado, e sao todas coisas boas mas existe a chance de eu nao conseguir emprego e voltar com uma mao na frente e outra atras... e como o brasil nao dah valor pra trabalho, faculdade e experiencia internacional nao vao me garantir salario maior q tres ou quatro vezes o q um flanelhinha de porta de estadio ganha....

    poreeem eu posso conseguir sim um emprego qualificado (digo nao de garçom e similares, nao q isso seja ruim claro).... nos meus meses de ferias procuro emprego numa empresa qqer e posso conseguir sim, aí volto dps com visto soh pra trabalho, essa seria a melhor das hipoteses.... *-*

    e obrigado pelas dicas, mta gente aqui fala e fala e fala mais, mas sugestoes de alguem q esta aí sao com certeza mais relevantes.... ;)

    ResponderExcluir
  13. Andre, se vc vier pra Alberta ou Manitoba e estudar inglês, eu te garanto que a chance de vc conseguir um emprego é acima de 70%. Esses 2 estados estão implorando por gente qualificada, mas eles só querem quem fale inglês e quem esteja legal no país, então, pense nisso... bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Renata!!!
      Estou em processo de tirar o passaporte e quero muito ir para o Canadá, além de mergulhar de cabeça no inglês conhecer uma outra cultura...
      Tenho ingês pré-intermediário e achei interessante sua dica de outros estados.
      Claro que varia de pessoa para pessoa mas com essa imersão, quem realmente quer e correr atrás, você acha que com quanto tempo conseguiria um nível suficiente para procurar emprego lá?

      Adorei seu Blog e sua disposição para ajudar.

      Excluir
  14. caramba eh msm? eu fui numa comunidade do orkut uns meses atras e soh faltaram rir na minha cara qdo eu disse em ir pra trabalhar.... diziam q soh trabalho de garçom ou porteiro eu conseguiria.... q soh querem canadenses pra trabalhar e sem experiencia canadense jamais conseguiria nada

    eu me formei em automação industrial, algo como eng. elétrica mas soh tres anos, essa area tem oferta? eh um tanto ampla a formação, vai desde instalações eletricas, programação (a q mais gosto), maquinas eletricas, eletronica....

    eu procurei empregos pra essa area porem a maioria pede justamente experiencia.... inicialmente aceitaria ganhar qqer coisa, o suficiente claro pra sobreviver neh.... tinhas umas vagas de 70 e ateh 80 mil por ano.... =O


    mto bom falar com vc renata, eh dificil encontrar alguem com boa vontade pra falar sobre imigração... =)

    ResponderExcluir
  15. Andre, eu nao posso garantir que tudo va da certo pra vc, mas eu posso te dizer que se vc vier legal e tiver a oportunidade de procurar emprego em estados que estao precisando, como Alberta, a chance de se dar bem eh grande. Experiencia conta sim, mas se vc se sujeitar a ganhar menos no comeco nao vai ser problema. Nao tente regioes com Vancouver e Toronto pq as suas chances serao menores, tente as regioes mais frias pq a oferta de trabalho eh maior e sao areas mais faceis pra virar residente. Sua area de trabalho eh boa, acho que vc esta com a faca e o queijo nas maos, so precisa fazer as escolhas certas.

    ResponderExcluir
  16. sim, garantias sei q nao tenho msm, mas isso nao me assusta, a unica certeza q tenho eh q se ficar no brasil nao chegarei a lugar nenhum... penso q imigração eh trocar o certo pelo duvidoso: a certeza de uma vida estagnada pela chance de uma vida melhor

    ah, aceitaria qqer quantia suficiente pra pagar as contas... qto eh o salario minimo nesses estados, li no wikipedia q no canada eh por volta de $1400? jah eh possivel viver com isso?

    legal, vou pesquisar empregos e preços de alugueis em alberta e manotiba pra ver +/- os valores.... ;)

    ResponderExcluir
  17. Andre, eu concordo com vc, a imigração é uma excelente escolha... eu não sei quanto é o salário mínimo nessas áreas, mas eu sei que o custo de vida é bem mais baixo do que aqui em Vancouver... e sim, com $1400 e sozinho vc se vira bem... boa sorte.

    ResponderExcluir
  18. oi renata

    pelo q reli no site de imigração do canada, CIC, eu nao consigo visto pra trabalho off-campus fazendo o curso de linguas apenas.... teria q ir com visto de trabalho on-campus e explicar a situação em alguma empresa

    "Note: International students who are enrolled in an English or French as a Second Language (ESL/FSL) program or in general interest courses or who are visiting or exchange students are not eligible to apply for a work permit under this program."


    enfim, nao vou te incomodar mais, vou continuar pesquisando e pensando num modo... valeu por tudo

    =)

    ResponderExcluir
  19. Andre, mesmo que vc não tenha permissão de trabalhar fora, o fato de vc estar legal e falando inglês vai permitir que vc procure emprego e se alguém se interessar em te contratar vc pode mudar seu visto de estudante pra trabalho e depois pra residente.
    Vc estando lá e podendo procurar fica muito mais fácil.
    Bjs

    ResponderExcluir
  20. e o q vc acha se eu fosse como turista? tipo vou como turista, legalmente, pra ficar um mes ou dois ou tres e procuro emprego.... pq pra ir estudar eh meio caro, e ir como turista nem tanto... aí em todo caso volto no tempo normal

    soh preciso estudar mto ingles eqto estiver aqui pra ficar bom....

    ResponderExcluir
  21. Andre, não dá pra comparar 1 ano aqui, estudando e tendo oportunidade de conhecer pessoas, com 1 mês como turista, né??? cuidado que o barato pode sair caro.

    ResponderExcluir
  22. realmente comparar nao dah msm, eu to soh tentando pensar em todas as possibilidades neh e primeiro nas mais baratas...

    acho q em alberta o curso eh mais barato q manitoba, pelo q vi no site de umas escolas.....

    ResponderExcluir
  23. André, procure o programa True Canada da World Study... foi uma boa solução que encontrei e não será tão cara.

    ResponderExcluir
  24. oi gente.... estou pensando ir imigrar no canada e gostaria de saber como funciona o ppais trabalho na construçao civil e atualmente estou na frança mais gostaria de imigrar para um lugar que fale ingle e que seja facil de se legalizar, alguem poderia me indicar uma cidade e uma igreja evangelica meu Email nilsontimes@bol.com.br

    ResponderExcluir
  25. eu estou no canada mais ainda nao consegui ninguem que me dece contrato de trabalho ja abri uma compania para contribuir com o governo ja fiz uniao mais o principal o contrato nao tenho alguem poderia me dar uma dica para me ajudar é que tou longe da minha filha a um ano e tres meses é ela so tem dois anos e tres meses obrigada
    julia___2910@hotmail.com
    junior

    ResponderExcluir
  26. José Junior,
    Aproveite que as regras pra imigração ficaram mais flexíveis pro ano de 2013 e mande seu curriculum pra cidades que mais distantes que estão precisando de trabalhadores. Entre no site http://www.jobbank.gc.ca/prov-eng.aspx?OpPage=50 e procure emprego em todo o Canadá, não fique somente preso as grandes cidades... Boa sorte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se eu for com visto de turista e conseguir emprego posso mudar meu visto de turista para o de trabalho minha area é de exploração de petroleo on e off shore me interessaria alberta e manitoba

      Excluir
  27. ola estou querendo ir para o canada em ottawa, e queria saber como e o mercado de trabalho para pintor la, e se fosse para trabalhar em outra area sem experiencia e muito dificil mesmo que seja para começar de baixo

    ResponderExcluir
  28. Oi Edgar, eu não sei lhe dizer, pq estou em uma área diferente.

    ResponderExcluir
  29. OI, ANDEI LENDO AS INÚMERAS PERGUNTAS QUE TE FAZEM E ME SENTI NO LUGAR DO ANDRE....EU E MEU ESPOSO ESTAMOS TBM COMO ELE, TENHO AMIGO QUE E CIDADÃO CANADENSE EM ALBERTA, SOU DE VITÓRIA ES, E ESTOU PENSANDO EM IR PRA LÁ COMO TURISTA OU ENTÃO O MEU ESPOSO, DAI SE MATRICULAR EM UMA ESCOLA, NO MEU CASO EU SOU ENFERMEIRA GRADUADA E JÁ FIZ CONTATO COM UMA ESCOLA DE CUIDADORES, PRA EU PODER FAZER O CURSO , SEGUNDO A DIRETORA EU PODEREI FICAR LÁ DURANTE O TEMPO DO CURSO LEGALMENTE COM VISTO DE ESTUDO, E NESSE TEMPO VOU VENDO EMPREGO COMO CUIDADORA PRA DEPOIS QUE ME FORMAR, VC ACHO QUE ISSO É POSSÍVEL, O MEU AMIGO DISSE QUE SIM E A DIRETORA DA ESCOLA TBM DISSE O MESMO.

    ResponderExcluir
  30. Olha, eu realmente nao sei se eh possivel trocar o visto de turista pelo de estudante sem ter que voltar ao Brasil. Se for possivel, vale a pena tentar. Se nao, tire o visto de estudante antes de ir. Eu sou daquele ditado: quem nao deve nao teme.
    Boa sorte

    ResponderExcluir
  31. Boas, sou açoriano e vou ao canadá de visita mais a minha mulher em maio, meu cunhado mora lá á mais de 30 anos mais a esposa e filhos e estão legais. Ele disse-me que arranjava um contrato de trabalho de serralheiro que é a minha profissão uma semana depois de chegar lá e que arranjava também trabalho para a minha mulher, mas se me derem só 1 a 3 meses de visita ao canadá (toronto) como faço para poder estar lá mais tempo? e minha filha que este ano vai para a universidade em setembro pode continuar os estudos lá?ela também quer ir para o canadá quando acabar este ano o 12º ano isto por cá está muito mal a nivel de trabalho e gostava muito de tentar a minha sorte no canadá. tendo eu um contrato de trabalho posso ficar lá com a minha mulher e filha? o que terei de fazer ? ajudem-me que não sei, só sei que cá não dá mais para viver isto aqui está uma miséria, o dinheiro que poupei a vida inteira em 30 anos de trabalho está a esgotar-se..... obrigado

    ResponderExcluir
  32. Olá Anônimo,
    Sua situação é meio complicada. Como turista você não pode trabalhar e nem sua filha estudar. Mas caso vc consiga um empregador que aplique seus documentos e vc possa ter uma permissão de trabalho, ai sim você e sua esposa podem trabalhar e sua filha estudar. Acho que vc deve ir e ver se consegue um emprego que lhe der os documentos, mas eu gostaria de alerta-lo que não é fácil e, caso vc consiga, talvez vc tenha que sair do país pra esperar o visto de trabalho.
    Boa sorte

    ResponderExcluir
  33. sabe-me dizer se este visto de trabalho demora muito, porque fazer um pedido de visto de trabalho cá já não dá porque só temos a embaixada, o consulado mais perto a dar vistos de trabalho é em frança e temos que depois ir lá para entrevista o que é muito complicado. E se eu tiver dinheiro para me manter no canadá até o empregador fizer este pedido de permissão de trabalho com os meus documentos acha que posso ficar? Obrigado

    ResponderExcluir
  34. O visto sai em uma média de 3 meses se vc está esperando fora do Canadá, já dentro do Canadá eu não sei te responder. O certo era vc ter uma empresa que fosse seu sponsor antes de vc entrar no país, mas se não puder, tente lá dentro.

    ResponderExcluir
  35. Olá, estou muito interesado em imigrar pro Canadá, mas pela formação q escolhi, acho q é muito dificil de conceguir, pois estou me formando em Letras licenciatura em Portug. e Inglês, ja dou aulas de inglês( que é o meu grande forte ), mas acho q por essa profissão é quase impossivel, mas penso por eu ter uma esperiência em turismo aqui no Brasil, de ir para trabalhar com turismo ai, já que falo espanhol, (Português) e tenho noção em Italiano. Já tentei e fui em tudo que é site de imigração, mas falar com uma pessoa que more ai, é sempre uma boa, para tirar mais duvidas. Se você puder POR FAVOR!!! me ajudar nisso eu ficarei muuuuuito grato e até quando eu ir pra ai eu te levarei um presente, pela sua ajuda :D desde já agradeço e espero anciosamente pela sua resposta. até +

    ResponderExcluir
  36. Oi Douglas, não acho que letras seja uma área ruim. As leis de imigração pro ano vão sair em maio e, até onde eu sei, vai dar mais pontos pra quem tem o nível de inglês avançado. Não sei como posso te ajudar, mas se vc tiver perguntas me mande seu email.

    ResponderExcluir
  37. oi tudo bem? meu nome é Brian Thomas sou uruguaio mas moro no brasil a 9 anos e gostaria de viajar para o canada no começo de 2014 eu tenho 20 anos, Inglês bem básico mas me viro tranquilo, prentendo viajar com so o meu visto de turista, nao conheço neguem la, vou tomar essa viajem mais como uma aventura mas tomara que de certo para poder ficar la para morar, de certeza nao vou viajar para as grandes cidades, sim para as partes mais longes onde se procura-o pessoas para trabalhar, nota adoro aprender idiomas (é muito facil para mim) e eu sei e arrecomendo que o único jeito certo de aprender o idioma é morando no pais, o que voce me arrecomenda fazer?? em que cidade de canda recebem mais os estrangeiros?

    ResponderExcluir
  38. Brian Thomas, se vc for como turista e conseguir uma oferta de trabalho vc vai ter que sair do país pra mudar o visto. O melhor era vc vir com visto de estudante + trabalho, pra estudar inglês por um tempo e ter direito a trabalhar legalmente depois.

    ResponderExcluir
  39. haaa ok brigado!!! me arrecomenda alguma cidade? como posso conseguir uma vaga para poder estudar ingles? para conseguir um visto de estudante tenho que me matricular primeiro?

    ResponderExcluir
  40. Vc tem que escolher uma escola, dá uma entrada, a escola te manda uma carta que vc deve apresentar no consulado pra receber o visto de estudante. Cidade, pode ser qualquer uma, vai depender de vc. Pode ser Toronto, Calgary, Vancouver e etc.

    ResponderExcluir
  41. É um sonho um dia conhecer o Canadá!
    Quem sabe né?

    Seu blog é ótimo... Parabéns!!!

    Flávia Nascimento
    "Deus é Fiel!"

    ResponderExcluir
  42. Jonas, vc teria que sair do país e aplicar pro visto de trabalho no Brasil

    ResponderExcluir
  43. ola moro no Brasil e queria ir para o Canada pode me dar alguma dica??

    ResponderExcluir
  44. É fácil pra quem tem cursos e fundos monstruosos. O Canada quer dinheiro, se você é pobre no Brasil nem tente imigrar, não vai conseguir.

    ResponderExcluir
  45. Oi Thiago, a questão não é dinheiro é capacitação. Eu não tinha dinheiro, mas tinha preparo. Um amigo meu teve o primeiro visto negado, depois ele estudou TI, arrumou um emprego e agora foi chamado por uma empresa canadense. Eu acho que quem quer de verdade corre atrás.

    ResponderExcluir
  46. Concordo que seja capacitação, mas isso é só um pedaço da problemática. Não existe, no nosso país, capacitação de qualidade, nível internacional, sem bastante dinheiro.

    Abraços e ótimo blog!

    ResponderExcluir
  47. Olá!
    Antes de tudo, parabéns pelo blog. É a primeira vez que visito e gostei muito.
    Embora tivesse a vontade de ir ao Canadá, devido ao fato de minha profissão ser complicada para migrar para o país (advogado)estou indo para os EUA, morar em Seattle, onde poderei me legalizar devido ao fato de a minha mãe ser cidadã americana.
    O problema seria na verdade levar a minha namorada (que é nutricionista), que deveria esperar meu processo terminar para começar o dela, via casamento ou noivado. Trata-se de um processo longo nos EUA, e durante o qual ou ela ficaria ilegal ou ficaríamos separados.
    Diante disso pensei em talvez fazer algum curso nos EUA, tentar um emprego no Canadá e então migrar com ela para o país.
    Preciso saber: Isso é possível? Como funcionaria? Há alguma facilidade extra pelo fato de eu ser legalizado nos EUA? Há alguma sugestão de áreas com formação rápida (1 ou 2 anos), que esteja com demanda no Canadá?
    Nós dois falamos inglês fluentemente, e além disso falo espanhol e um pouco de francês...

    Um abraço,
    Luiz Felipe.

    ResponderExcluir
  48. A área que mais emprega aqui é a de TI, técnico em informática. O fato de vc ser legalizado nos EUA não te beneficia em nada pra imigrar pra cá, a não ser o fato de que vc pode vir aqui sem visto pra procurar emprego. Eu conheço bem o processo americano. Até vc que é filho de uma cidadã, vai ter que esperar pra receber o green card, e depois que receber, vc tem que esperar mais 5 anos pra virar americano e poder trazer sua noiva.... um looooongo caminho!!!! Boa sorte

    ResponderExcluir
  49. Ola,
    Qual e a diferença quando é ou nao ilegal. e com visto ou sem.

    ResponderExcluir
  50. Oi MM, tem toda a diferença. Ilegal vc não tem direito algum, inclusive a assistência médica, carteira de motorista e etc. Se for pego, pode ser preso e deportado. Tem vários tipos de vistos, o mais comum é o de turista, que permite que vc fique no país por até 6 meses sem trabalhar.

    ResponderExcluir
  51. Obrigado, vou com visto mas quero trabalhar.

    ResponderExcluir
  52. Oi anônimo,
    Se eu fosse vc iria pra estudar o francês, conheceria o lugar e tentaria alguma empresa que pudesse aplicar seu work permit

    ResponderExcluir
  53. Ola. meu caso eh o seguinte: estou querendo tentar winnipeg ou alberta, tenho experiencia internacional como garconete. quero imigrar com mminha filha de 17 anos e uma amiga. qual o melhor caminho pra isso? pra que minha filha possa estudar, preciso ter um visto de trabalho, certo? se eu conseguir uma oferta de trabalho estando no brasil, o processo eh mais rapido? ou, eu poderia arriscar ir com visto de turista? e conseguir uma oferta de trabalho ai?

    ResponderExcluir
  54. Oi Anônimo,
    O melhor caminho é conseguir uma oferta de trabalho estando ai no Brasil. O processo é rápido, leva uns 2 meses ou menos. Se vc vier como turista e conseguir uma oferta de trabalho vai ter que retornar ao Brasil pra esperar o visto de trabalho lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se todos falam que eh quase impossivel conseguir isso...eu devo contatar as empresas pelo sites de busca, ou seja, me candidatar pelas vagas, e esperar um contato?? qual a melhor maneira de fazer isso?? obg pela ajuda

      Excluir
  55. Oi Anônimo, é realmente muito difícil conseguir uma proposta de trabalho sem estar aqui, mas não é impossível, muita gente consegue. Vc deve se candidatar as vagas e esperar, se não conseguir, vc pode pensar em vir como turista só pra fazer contatos, mas saiba que vc vai ter que voltar pro Brasil pra esperar o visto lá.

    ResponderExcluir
  56. Gostei do blog.

    E o seguinte quanto mais eu pesquiso mais nó na minha cabeça eu tenho, sou estudante de direto e tranquei a faculdade pois nao penso em permancer no brasil, hoje sou casado tenho 24 anos minha esposa 22, ela e eu fazemos curso de ingles, estou juntando uma quantia para morar fora sei nao e muuito maz posso conta ai com uns 12 mil reais, trabalho como vendedor nao ganho mal tiro uns 4 mil tranquilo mais o brasil e um pais complicado, quero mesmo ir embora e gosto do frio hasha ...oque fazer? Tenho alguns lugares. En mente como estados unidos, ilhas malvinas, canada (eo mais indicado) so que estou sem saber se vc puder me dar uma orientações. Me passa o sei email ou sei la.preciso de ajuda quero muito sair do brasil nao so por sair poiz tenho objetivo.

    Email david_windson@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  57. Com o visto de Estudante posso trabalhar??
    eu quero fazer curso de inglês durante 1 ano e vou conseguir trabalhar com o visto de estudante??

    ResponderExcluir
  58. Oi Paulo,
    A lei mudou recentemente e quem vem estudar inglês não pode trabalhar... mas é melhor vc confirmar com uma agência de intercâmbio.

    ResponderExcluir
  59. Oi, Gostaria de saber se há alguma possibilidade de eu fazer um intercambio contratado com uma agencia daqui de 3 meses estudo intensivo, e após o termino desse intercambio eu continue lá no Canadá trabalhando?? Qual visto se é que existe algum eu devo tirar? Grato.

    ResponderExcluir
  60. Ola Renata,

    Sou mais uma brasileira querendo ir pro Canada, assim como você sou temente a Deus e coloco na presença do Senhor os desejos do meu coração. Uma avaliação que fiz com uma consultora aqui no Brasil disse que nao sou elegivel, pois meu curso (Administração) é muito generico e meu esposo mesmo tendo mais de 10 anos de experiencia na area de TI nao tem ingles. Antes dessa avaliação, até cheguei a pagar um escritorio aqui para dar entrada no processo, tirei o IELTS, traduzi toda a docuentação e o cara foi um grande picareta. Mas Amem!!! Agora continuo estudando outros meios de me tornar elegivel. Estou pensando seriamente em colocar meu esposo pra ir com visto de estudante pra ESL e eu e o bb como acompanhantes e estando ai correr atras de emprego e trocar o visto pra trabalho. o importante é nunca ficar ilegal ne?!? Com criança pequena é tudo mais dificil principalmente nao tendo ninguem conhecido ai, mas estou orando e buscando alternativas. Seu blog tem me ajudado muito, desde os comentarios aos versiculos. Fica com Deus!!!

    ResponderExcluir
  61. Olá,
    Sou estudande e vou em agosto para uma cidadezinha em Ontário de 160 mil habitantes (Sudbury é o nome), e fico la 16 meses. Até aí tudo certo! haha
    Minha dúvida é em relação ao meu namorado.. ele pretende ir ficar pouco tempo, 6 meses eu diria.. para aperfeiçoar o inglês, ficar comigo e viajar um pouco. A primeira ideia seria ele participar do programa work+study, pois ele não tem todo o dinheiro para se manter no país. Mas esse programa sei la porque NÃO EXISTE MAIS, o governo canadense proibiu!!! Ou seja, ele pode ir só estudando e morrer de fome. Nossa ideia é que ele se matricule em uma escola de inglês, vá como estudante e trabalhe ilegalmente. Ou vá como turista e trabalhe. Como o período é curto (aprox. 6 meses) acredito que é inviável entrar com o processo de imigração, afinal, ele não pretende continuar no país. Você acredita que é possível fazer isso? Sei que em cidades grandes o trabalho ilegal é super normal, mas por ser uma cidade menor, onde "todo mundo se conhece" fico com um pouco de receio. O que você me diria?

    Obrigada, Gabriela.

    ResponderExcluir
  62. Oi Gabriela,
    O governo proibiu o study+work pq os estudantes estavam sendo explorados. Seu namorado pode até conseguir um bico pra fazer, mas se receber um calote, ou seja, se não pagarem nada do que foi combinado ele vai reclamar a quem???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela dica, eu realmente não tinha pensado nessa possibilidade, da exploração. Vou tentar encontrar algum curso para ele que não seja de inglês, algo profissionalizante, aí acho que ele consegue o visto de trabalho, não? Quando eu chegar na cidade vou me informar melhor sobre isso. Obrigada!

      Gabriela

      Excluir
  63. Olá,
    gostaria de só deixar minha indignação aki tbm.
    Nada contra quem já vive fora, pelo contrário nos ajudam muito com informações, mas o ponto é que pra quem vive legalmente é fácil dizer pra que todos entrem legalmente tbm. Nem todos tem paretes, maridos nativos ou esposas nativas, ou ainda um curso superior de engenharia ou afins, muita gente entrou no país legal estava ilegal e se casou e tal, todos tem o direito de tentar tbm e é claro que seria maravilhoso entra legalmente e permanecer legalmente, mas infelizmente pra quem não tem dinheiro a vida não é tão bela assim........

    ResponderExcluir
  64. Oi anônimo, eu entendo que a vida não é fácil pra todo mundo, pelo menos não foi pra mim. Eu sei bem o que é ficar ilegal, mas o que essa postagem quis dizer é que o Canadá dá condições pra pessoa vir legalmente. Ok, não é fácil de tudo, mas tudo tem um preço, não é???

    ResponderExcluir
  65. Olá, sou casado, tenho 2 filhos (6 e 1 ano). Somos gradados (Eu TI e Ela Administração/Finanças), classe média.
    Estamos querendo muito mudar de vida e dar uma oportunidade melhor para nossos filhos.
    O pensamento seria matricular-me em um curso e neste período procurar trabalho na minha área e depois tentar mudar o visto. Além disto, como pensamos em ainda ter mais um filho, quem sabe neste período lá, possamos ter.
    O que você sugere?

    ResponderExcluir
  66. Oi Alan,
    Eu acho que vc está no caminho certo. A área de TI aqui é bem requisitada, se vc puder vir sondar o mercado talvez consiga achar alguma coisa sim.
    Boa sorte

    ResponderExcluir
  67. ola, tenho o meu marido no Canadá desde Agosto de 2013. Ele não se consegui legalizar e vai regressar este ano no mês de Dezembro. Acha que pode acontecer alguma coisa visto ele já estar lá a algum tempo ilegal?

    ResponderExcluir
  68. Oi anônimo, eu não acredito que ele vá ter nenhum problema ao sair do país. Talvez ele não consiga um novo visto de turista pra retornar aqui.

    ResponderExcluir
  69. OLA, JÁ MOREI ILEGAL NOS EUA POR TRES ANOS E TIVE ALGUNS PROBLEMAS POR DIRIGIR SEM CARTEIRA E TAMBÉM TIVE UMA PRISÃO PELA IMIGRAÇÃO. APESAR DOS PERRENGUES QUE PASSEI VALEU MUITO APENA TER MORADO LÁ. NÃO RETORNEI DEPORTADO MAS, POR MOTIVOS DO MEU EMPREGO NO BRASIL (SOU MILITAR EM MG) TIVE QUE RETORNAR AS PRESSAS PRA NÃO PERDÊ-LO. AGORA DEPOIS DE 7 ANOS DA MINHA VOLTA, PRETENDO ME APOSENTAR DAQUI A 4 ANOS E NÃO GOSTARIA DE PERMANECER NO BRASIL APESAR DE EU TER UMA SITUAÇÃO FINANCEIRA BEM TRANQUILA. TENHO UMA FILHA DE 6 ANOS QUE TERÁ 10 QUANDO EU ME APOSENTAR. PRETENDO RETORNAR AOS EUA, MAS, DEVIDO AOS ANOS QUE MOREI ILEGAL LÁ E AOS PROBLEMAS QUE TIVE (TRES PRISÕES POR DIRIGIR SEM CARTEIRA E UMA PELA MIGRAÇÃO) EU ACHO MEIO IMPROVÁVEL QUE ELES ME CONCEDAM UM VISTO, MESMO QUE SEJA DEPOIS DE 11 ANOS DO MEU RETORNO AO BRASIL. PRETENDO MORAR EM UM PAIS DE LÍNGUA INGLESA PARA DAR UMA EDUCAÇÃO MELHOR PRA MINHA FILHA. ENFIM, O CANADÁ APARECE NA MINHA LISTA COMO A SEGUNDA OPÇÃO DE PAIS QUE PRETENDO MORAR. NÃO TEREI PROBLEMAS EM ME SUSTENTAR NO PAIS POR UM PERÍODO SEM TRABALHAR, MEU SALÁRIO DE APOSENTADO ME RENDERIA EM MEDIA 4.000 DÓLARES MÊS. TENHO INCLUSIVE, A PRETENSÃO DE COMPRAR IMÓVEL NO PAIS QUE EU CONSEGUIR IMIGRAR. NOS EUA MESMO SENDO ILEGAL VC CONSEGUE COMPRAR IMÓVEL, O QUE VC ME SUGERIRIA FAZER. ATUALMENTE NÃO TENHO NENHUMA FORMAÇÃO PROFISSIONAL, MINHA ESPOSA É FARMACÊUTICA NÍVEL SUPERIOR. HÁ TEREI 45 ANOS DAQUI A 4 ANOS E MINHA MULHER TERÁ 35 ANOS.

    ResponderExcluir
  70. Oi Marcelo,
    O Canadá é sim uma excelente opção. Me mande seu email que podemos conversar mais sobre as vias legais pra que vc possa vir pra cá com sua família. Que Deus abençoe

    ResponderExcluir
  71. Ola sou português tenho 3 filhos com 9.7.2 anos eu e minha mulher estamos desempregados gostaríamos de ir o para o canada visto haver muita oferta de trabalho não temos estudos temos o 7. Ano como conseguir ir para o canada ,porque em Portugal já tentamos tudo e a resposta e sempre a mesma não ha trabalho Facó qualquer coisa o que for preciso para dar de comer aos meus filhos se souberem de como conseguir ir muito oibrigado o meu email e rui_ mdmadeira@sapo.pt

    ResponderExcluir
  72. Rui, eu te enviei um email, você recebeu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá também gostara de saber como ir legal se tiver que limpar o chão carregar pedra trabalhar a noite... se alguem souber mas quero ir legal
      não sei francês to estudando e inglês só o basico
      agradeço desde já !
      souzaolmo@gmail.com

      Excluir
  73. Olá! Seu blog tem sido uma luz em meu caminho, digo com toda a sinceridade. Que Deus te abençoe por toda essa sensibilidade e boa vontade que você tem. Finalmente criei coragem para escrever.
    Enfim... eu e meu esposo pretendemos imigrar, com 2 filhos, mas sabemos que tudo leva tempo e esforço, assim como existem dissabores. Como ainda não temos o perfil para alcançar uma boa pontuação para o Express Entry fomos orientados por uma empresa de acessoria de vistos, a ir primeiramente como turista e, durante o nosso tempo de permanência, solicitar a mudança do visto para o de estudante, alegando que gostaríamos de permanecer por mais tempo com o intuito de aprimorar nossos conhecimentos.
    Você acredita que esse seria o melhor processo de acordo com sua experiência?
    Muito grata,
    Anne.

    ResponderExcluir
  74. Oi Anne, eu não conheço sua situação financeira e não sei quais são as chances de seu visto ser aprovado, mas caso vc tenha como provar que pode se sustentar, eu no seu lugar aplicaria direto pra o visto de estudante.
    Bjs e que Deus abençoe e direcione a vida de vcs.

    ResponderExcluir
  75. Renata, vc não pode imaginar minha alegria em ver sua resposta! Temos andado tão preocupados com isso ultimamente. Fiquei acordada até agora na esperança de ler sua reposta! Obrigada pela orientação. E, lógico, a mais importante delas e àquela que virá do Senhor.
    Temos recurso financeiro para nos manter por algum tempo, talvez uns 6 meses de acordo com o levantamento que fizemos. Depois disso precisaríamos estar trabalhando para nos manter. Daí a questão, será que poderíamos trabalhar?

    Grande abraço,
    Anne.

    ResponderExcluir
  76. Oi Anne,
    Vc já deve saber que se um de vcs estiver estudando full time o outro tem direito a trabalhar, né??? pois então... Não conheço as escolas de Calgary, mas aqui tem essa que é bem em conta. Dois anos sai por 8.000 dólares: http://lcc.issbc.org/study-work-diploma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Renata!

      Não sabia que um de nós poderia trabalhar dentro dessa condição. Foi uma surpresa para mim.
      Quanto ao link, vou dar uma olhada agora.

      Espero que saiba que suas orientações tem me ajudado muito. Gostaria, quem sabe um dia, de te agradecer pessoalmente.

      Muito obrigada mais uma vez.
      Grande abraço,
      Anne.

      Excluir
  77. Olá.
    Meu nome é Thiago, moro no Brasil e tenho planos de ir trabalhar e morar no Canadá. Estou começando tudo do zero, tanto estudo quanto trabalho e gostaria de saber qual melhor maneira de migrar para o Canadá, melhor profissão a exercer e custos envolvidos. Eu tendo um bom dinheiro eu teria chances de ir trabalhar msm sem ter uma especialização e nem um inglês fluente?
    Grato!

    ResponderExcluir
  78. Olá, meu nome é Antonio, sou professor de inglês há 10 anos, sou solteiro, 42 anos, e possuo um fundo de reserva acima de 25.000 reais. Eu te pergunto: nessas condições, quais seriam as chances de me estabelecer no Canadá, na região de Manitoba? Agradeço desde já a atenção!

    ResponderExcluir
  79. Oi Antônio,
    Com inglês e pra Manitoba é possível sim. Mas lembre-se pra Manitoba.
    Boa sorte

    ResponderExcluir
  80. Olá , sou o Davi
    Estou me preparando para ir ao Canada , de principio vou visitar minha prima, mas com a possibilidade de trabalhar, só que não falo nada de inglês, quanto ao trabalho tem varios conhecimento que me permite trabalhar em varias areas vc acredita que consigo trabalhar e estudar inglês com o visto de turista e caso reslova ficar e ate fazer uma facudade de dois anos lá seria possivel , séra que tenho chances, tenho 41 anos , no brasil já tenho estabilidade mas no Brasil não esta dando mais ...

    ResponderExcluir
  81. Oi David, vc pode estudar inglês com o visto de turista até por 6 meses, mas trabalhar sem permissão é sempre um risco. Se vc já tem uma certa estabilidade o certo seria vc vir com visto de estudante pq te daria o direito de uma permissão de trabalho no futuro.
    Boa sorte

    ResponderExcluir
  82. Posso fazer uma pergunta sincera ir ilegal eu e minha namorada , trabalhar e tudo mais para sempre no canada é possivel ?? apenas isso tem pessoas que vão ilgeal para trabalhar e conseguem viver a vida ? ou realmente não da ? é direta o objetivo é esse ir ilegal trabalhar e viver a vida .

    ResponderExcluir
  83. Na região que eu vivo, a de BC, vc não tem direito a assistência médica, não pode tirar carteira de motorista, não pode matricular filhos na escola e se for pego é deportado. Se tiver um filho canadense, seu filho não tem benefício algum do governo. Na região de Toronto tem muitos ilegais, mas assim que eles fazem a vida, criam vínculos e se cansam de não ter direitos, de ser humilhados e querem se legalizar eles não podem. Tem que sair do país e aplicar de fora. Se forem pegos e deportados é pior ainda.
    Eu acho que não vale a pena.

    ResponderExcluir
  84. Boa noite, primeiramente parabens pelo blog.

    Em dezembro estou indo para um intercambio no canada de 2 meses com visto de turista, sou formado em analise de sistemas (TI) e me formando em engenharia da computação (TI), sei que com esse visto nao posso trabalhar mas o que voce me recomendaria fazer nesse periodo para ter mais chances no futuro ? Devo buscar empregos que estejam dispostos a me ajudar com o visto de trabalho ou deveria tentar fazer um networking para futuramente ter alguma chance ?

    Quando voltar pretendo juntar dinheiro para realizar o programa work+study, porem isso são planos e meu intercambio ja esta fechado, entao tenho medo de voltar e por destino o programa work+study nao acontece entao queria aproveitar ao maximo essa oportunidade nesse ano, o que me aconselha

    ResponderExcluir
  85. Faça networking a corrar atrás de emprego. Com sorte alguma empresa pode ser seu sponsor.

    ResponderExcluir
  86. olá, sou de Moçambique(país africano e 9º mais pobre do mundo),sou licenciado em tradução de Inglês-Português e trabalho para o exército maçambicano. Meu sonho sempre foi morar no Canadá, pois tudo no meu país é muito precário e insuportável, tanto mais que abri mão de casar e ter filhos aqui. Apesar da renda per capita, no meu país, ser das mais baixas do mundo, 70 % do meu rendimento vai para a poupança para correr atrás desse sonho.Vi no site da imigração federal canadense, que além de gente formada em TI,Engenharia, o Canadá também quer imigrantes com curso de tradução inglês-Francês.
    Você acha que se eu fizer um curso de Francês intermédio e entrar no Canadá via intercâmbio, teria chances de consiguir emprego na minha área de formação e me legalizar?

    Abraços
    Paulo

    ResponderExcluir
  87. Oi Paulo, tem chance sim. Só procure ir para as províncias mais frias como Manitoba pq contratam mais. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  88. Boa noite! Sabe me dizer onde acho comunidades brasileiras no Canadá? Ou quanto custa em média para fazer uma faculdade ai? Obrigada!

    ResponderExcluir
  89. No Facebook tem várias comunidades. Uma das mais conhecidas é Vancouver para brasileiros.

    ResponderExcluir
  90. Olá, meu nome é Paulo, sou músico e técnico de som (shows ao vivo). Tenho 42, solteiro e sem filhos. Tenho inglês intermediário e me viro bem. Quais minhas chances de migração legal, mesmo que for pra fazer trabalhos diferentes da minha orientação profissional? Por favor seja honesta, não espero um incentivo e sim um panorama real dessa minha intenção, de acordo com minhas características. Me levei a te fazer essa pergunta porque você tem um jeito mais pragmático e com mais conhecimento do que vi em outros blogs de brasileiros no Canadá. desde já Obrigado

    ResponderExcluir
  91. Oi Paulo, vc foi direto na pergunta, mas não me deu informação suficiente pra determinar sua situação. Se vc tiver dinheiro pra investir o caminho mais fácil e mais procurado é o de estudante. Vc poderia fazer um curso de edição por exemplo. Um curso de 2 anos te daria mais 3 anos de work permit. Se vc não tiver dinheiro eu iria como turista pra regiões bem frias como Saskatchewan pra tentar uma oferta de trabalho.
    Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  92. Olá, meu nome é Lucas, tenho graduação em TI e MBA, tenho 50 anos sou divorciado, guardei uma quantia de USD 100 mil gostaria de migrar para Toronto ou outro local no Canadá de língua inglesa, O que vc acha, tenho alguma chance? Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  93. Oi Lucas, se vc falar inglês tem muita chance sim!!! comece a mandar seu curriculum para as empresas canadenses. Eles estão sempre procurando pessoas da área de TI. Boa sorte e que Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  94. ola, sou a Alessandra!
    Sou formada em administração sem pós graduação, não falo nada de inglês, você sabe me dizer as formas de imigração legal?
    obrigada.

    ResponderExcluir
  95. Oi Alessandra, as formas de imigração estão no site do consulado canadense. Pra quem não fala nada de inglês só existem três caminhos: 1- vindo como estudante pra aprender inglês e depois fazer um curso na sua área, o que é caro, mas vale a pena. 2- Casando com um canadense 3- vindo acompanhando alguém que fala inglês e está vindo pra morar.

    ResponderExcluir
  96. OK! e caso eu fosse para estudar inglês! meu marido consegue ir junto legalmente e trabalhar nesse período?
    Att,
    Alessandra.

    ResponderExcluir
  97. Oi Alessandra, se vc vier pra estudar inglês pelo pathway, com carta de aceitação de um college que vc vai cursar depois do curso de inglês, sim, seu marido recebe o visto de trabalho.

    ResponderExcluir
  98. ola, meu nome Ademir, sou casado e tenho um filho de 14 anos, queremos ir morara no canada, mais tenho notado que um dos melhores caminhos é ir para estudar e depois conseguir um trabalho ai, não temos faculdade, então la vai minha duvida: conseguimos ir fazer a faculdade ai? sendo que temos apenas o segundo grau completo? outra dúvida é se consigo comprar um imóvel ai sendo apenas um estudante talvez com um permit de trabalho? carro? carteira de motorista?.. pergunto porque morei nos EUA por 2 anos, e lá se consegue comprar carro, tirar carteira de motorista e inclusive comprar uma casa mesmo sendo ilegal... obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ademir, é possível vir estudar e conseguir trabalho sim. Com o visto de estudante vc pode abrir conta em banco, tirar carteira, comprar carro e casa. Viver ilegalmente aqui sim que é muito difícil. Olha, o meu conselho é vc ir para as regiões mais frias, como a província de Manitoba, pq lá vc consegue emprego com muito mais facilidade.

      Excluir
  99. Olá, meu nome é Lucas, sou solteiro, não tenho filhos, perdi todos os meus familiares em uma tragédia no Brasil.
    Gostaria de saber como que faço para imigrar no Canadá.

    ResponderExcluir
  100. Lucas, me mande um email para gabriela@gonorthsa.com falando um pouco de vc e o que vc quer.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  101. Olá Renata, boa tarde.Onde tem um roll de escolas aí p negociarmos direto o curso de inglês? Meu filho de 17 pode ser matriculado e meus filhos( 4 e 2 ) em jardins de infância gratuitos e meu marido ficaria como nosso mantenedor? ass: Laerte e família.

    ResponderExcluir
  102. Ah e quase me esqueço: podemos ir como turistas e aí buscarmos o work study...matricular-me aí? ass: Laerte

    ResponderExcluir
  103. Laerte, eu não entendi direito. Para seu filho de 17 anos estudar aqui por mais de 6 meses ele vai precisar de um visto de estudante. Visto de turista só dá direito a fazer turismo e cursos que sejam menos de 6 meses. O fato de aeu filho estudar não dá direito aos outros membros da família ficarem. E as criancas com menos de 5 anos pagam pre-scool ou daycare e não é barato. Não existe estudar de graça nessa idade. Para uma família vir é aconselhado que um dos pais estude em um college para o outro trabalhar e os filhos em idade escolar poderem estudar. Filhos em idade de faculdade tem que pagar para estudar.

    ResponderExcluir