"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















sexta-feira, 15 de abril de 2011

A matéria que está dando o que falar...

Há 2 dias atrás, o Bom Dia Brasil da Globo fez uma matéria sobre a procura do Canadá, de Quebec especificamente, por mão-de-obra qualificada, principalmente, da área de saúde. Segue o link
Foi o suficiente pra muitas pessoas se manifestarem, em blogs e comunidades do orkut, criticando a propaganda "enganosa" feita pelo governo de Quebec em relação ao sistema, já que a província não facilita em "nada" a entrada desses profissionais no mercado de trabalho. 
Eu entendo que deve ser angustiante emigrar como enfermeiro, por exemplo, e não poder exercer a profissão logo na chegada. É até difícil entender como um lugar convida profissionais e, ao mesmo tempo, não permite que eles possam exercer suas profissões sem antes ter determinadas credenciais. Porém, o que me chama atenção é a quantidade de pessoas que está no Canadá, trabalhando lá, e passando uma mensagem de "Não venham pra cá, não vale a pena!!!"; "Fui enganado, isso aqui não é o que o governo fala..."
Espera um pouco, eu acho que não é pra tanto, afinal, o governo, no seu papel, está fazendo propaganda dos pontos positivos... sim, tem muuuuitos pontos positivos!!! e não está divigulgando na tv os negativos; mas não venha me dizer que uma pessoa entra no processo de imigração enganada, pq não é verdade... quem entra, paga as taxas, faz provas, cursos, conhece as dificuldades que vai ter; quem emigra sabe que as coisas podem demorar a acontecer. O site do consulado está repleto de informações, inclusive sobre a necessidade de credenciais em determinadas áreas. Inúmeros blogs citam os problemas da chegada no Canadá, as dificuldades do primeiro emprego, as barreiras da língua; muitas comunidades do orkut têm tópicos de discussão sobre profissões, credenciais, testes, universidades, cursos, enfim... Esse negócio de "eu voltei pro Brasil frustrado pq o governo me enganou", em minha opinião, é desculpa. Quem volta é pq simplesmente não se adaptou à vida de imigrante e ponto.
O Marcelo, do Canadá em Caldas, assim como outros amigos meus da área de saúde, está no processo e, até onde eu sei, ciente de todas as dificuldades que vai enfrentar pra conseguir exercer a profissão de dentista lá. Inclusive no blog dele tem "N" postagens a repeito do assunto...
Entrar no mercado de trabalho em Quebec dependendo de credenciais é muuuuuito difícil, não estou dizendo o contrário; requer tempo, estudo, investimento e muuuuuita paciência. O que eu acredito é que ninguém muda de país sem conhecer as regras... pensar em ir pra uma outra nação sem, ao menos, estudar sobre as leis, exigências profissionais, cultura, enfim... é muita ingênuidade, concorda???
Ninguém sai do Brasil pro Canadá por impulso. A pessoa que quer ir, no mínimo, estuda sua situação aqui, as perspectivas e avalia o que o Canadá oferece; pesa os prós e contras e vai, mesmo que depois volte por não ter gostado... Eu posso estar errada, mas não acho que ninguém vai enganado pela propaganda do governo de Quebec. Pode ser que vá enganado por si mesmo... sim gente, existem pessoas que se enganam. São aquelas que querem tanto uma coisa que não olham pro lado negativo, só pro positivo; e aí, quando se depara com a realidade, pq nada tem só o lado bom, a decepção é grande. Como não conseguem assumir o erro, passam a culpar o cônjuge, a mãe, o governo, o mundo inteiro pela sua infelicidade.

4 comentários:

  1. É verdade amiga...Tem que se avaliar TUDO. E ser como o sabio menino do romance Pequeno Príncipe:"Serás eternamente responsável por tudo aquilo que cativas".
    Se cativamos algo para nossas vidas, não devemos culpar nada nem ninguém, caso esse sonho não saia exatamente como o imaginado.Enfrentrar com maturidade as consequências reais de nossas escolhas e do que encontraremos,acho que deve ser a parte mais difícil para todos os imigrantes.

    Bjoos

    ResponderExcluir
  2. Mas vcs vão se sair muito bem como imigrantes, pode ter certeza...bjs

    ResponderExcluir
  3. Ola como vai?
    Não é facil morar no Canadá, mas posso garantir que é muito melhor do que morar no Brasil.
    No começo é muito dificil mas, tudo tem seu tempo.
    Eu hoje me considero realizado aqui no Canadá e tudo que eu e minha esposa alcançamos foi através de muita oração e paciencia. Considero fundamental colocar as suas duvidas e seus desejos nas mãos de Deus e Ele cuidara para que tudo de certo, preciso dar glória a Deus todos os dias pelas bençãos que temos recebido.

    ResponderExcluir
  4. Oi anônimo, obrigada pelo comentário, fico feliz que vcs estejam felizes na terra que escolheram pra morar. Que Deus continue abençoando vcs...próxima vez deixe o nome...abraço

    ResponderExcluir