"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















sexta-feira, 8 de abril de 2011

De cara com a morte

Eu tenho acompanhado com perplexidade o que aconteceu no Rio ontem. Mesmo tentando evitar coisas muito tristes, eu não consegui deixar de acompanhar essa história... talvez por ser mãe, ou melhor, por ser uma pessoa com sentimentos, de carne e osso, eu definitivamente não pude ser indiferente.
Enquanto eu acompanhava alguns relatos de parentes de vítimas e alunos que presenciaram o ataque de ontem, eu não pude deixar de ouvir o testemunho de um aluno que esteve cara à cara com o assassino e saiu ileso.Vcs sabem que eu creio em Deus; mesmo que isso seja nos dias de hoje assunto fora de moda, coisa de ignorante, eu me sinto súper à vontade de falar sobre a minha fé; e o relato desse adolescente me chamou atenção. Ele estava em uma das salas invadidas e, talvez por medo ou pânico, ele simplesmente ficou em pé, imóvel, sem reação; a única coisa que ele lembrou de fazer foi de orar, orar sem cessar. O atirador olhou pra ele; deve ter visto olhos assustados, um rosto de pânico, pálido de medo; mas alguma coisa o impediu de puxar o gatilho contra aquela vida. Outros rostos não o impressionaram, nem frearam a sua loucura, a sua sede de sangue, porém, aquele adolescente em pé tinha alguma coisa diferente. O assassino chegou a dizer a ele: Não vou te matar gordinho... enquanto atirava contra outos adolescentes.
Eu vi esse relato no noticiário de ontem à noite, mas hoje eu li no site do UOL e resolvi compartilhar com vcs. Segue o link: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/899965-ele-gritava-fica-tranquilo-gordinho-nao-vou-te-matar.shtml
Eu fico pensando como não deve ter sido assustador estar de frente com um assassino frio, insensível; de ver sua vida tão perto da morte... e o interessante é que ele poderia, naqueles poucos segundos, pensar em qualquer coisa, mas ele só pensou em pedir ajuda a Deus, em orar. Talvez o que ele tenha aprendido através dos pais, ou de algum membro da família, alguém que o ensinou a buscar a Deus, a recorrer a Ele em todos os momentos da vida, e, principalmente, quando não houvesse saída.
Quem conhece Deus, sabe que Ele tem poder pra fazer milagre, sabe que o impossível nas mãos DEle pode acontecer; Ele pode mudar qualquer história. Quando tudo está perdido, NEle nós encontramos esperança.... Aí muita gente pode se perguntar: E onde estava Deus quando os outros jovens foram assassinados??? Pq que Deus não impediu que isso acontecesse??? Pq tantas coisas ruins acontecem se Deus existe??? Eu acredito na bíblia, portanto, a minha resposta só pode ser baseada nela. A bíblia diz que este mundo jaz no malígno 1Jo5:19 "Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno." Isto quer dizer que este mundo não é o que Deus quer pra nós, enquanto estivermos aqui, estamos susceptíveis às coisas ruins; faz parte desta vida. O próprio Jesus disse em Jo16:33 "Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo." Ele estava deixando um consolo, um alerta, de que neste mundo encontraríamos dificuldades, mas assim como Ele passou e venceu, nós tb poderíamos vencer. No livro de Ap19:3-4 nós podemos encontrar a promessa de Deus para todos àqueles que esperam NEle: "...Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus. E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas." Segundo a bíblia há um lugar, há uma promessa; a vida não é limitada pela morte, existe um depois, e, exatemente por isto, os planos de Deus não são limitados pelas ações humanas da terra.
Eu não consigo acreditar numa vida que acaba com a morte, mas respeito quem pense diferente.
Assim como o adolescente que escapou, de forma inexplicada, da morte, outras pessoas em outras situações também vivenciaram coisa semelhante; talvez em acidentes ou enfermidades; o certo é que muita gente já chegou perto da morte e não morreu. Eu fico imaginando como essas pessoas encaram a vida depois de uma experiência de quase morte. Sim, pq nós vivemos em uma sociedade que não valoriza, em sua maioria, hábitos saudáveis; estamos cercados de pessoas que em nome da ciência, da cultura, da filosofia pregam contra Deus; vivemos cada dia mais preocupados com o queremos, com o nosso prazer, com as nossas conquistas, como se a nossa vida terminasse com a morte, portanto, devemos aproveitar ao máximo o que a vida nos dá... mas e aí??? e quando a morte bate na porta e vc se depara com uma arma na cabeça ou com um câncer num exame de rotina??? Será que toda cultura e todo conhecimento serão capazes de trazer paz ao seu coração??? Será que num momento de pânico, com a adrenalina à mil, vc teria a quem recorrer como o "gordinho" adolescente teve??? E aí???
Vale à pena viver limitado à morte ou deveríamos pensar no que somos de fato??? Somos um conjunto de células ou uma alma vivente???
Fica o meu texto pra reflexão...

2 comentários:

  1. É verdade Rê...
    A vida nos coloca de frente com situações q jamais pensaríamos passar... São as grandes provas ...Mas que sobreviver à elas nos fazem mais próximos `a Deus e infinitamente gratos à fé que permitimos habitar nosso coração.
    Essas trágédias da vida diária,tão frequentes ultimamente.Nossa...
    Vamos em frente, pedindo a Deus que nos permita sobreviver, acreditando que existe muito mais depois daqui.
    Bjoos

    ResponderExcluir
  2. Olá Renata!

    Li seu post antes, e claro, parabéns pelas palavras. Havia feito um comentário enorme, e o browser travou e perdi tudo que escrevi. rs..

    De toda forma, meu post foi mais ou menos uma mistura de pressões desnecessárias e estes (como tantos outros) problemasd que você citou em seu post.

    Quero lutar por algo melhor com certeza, só não consigo mais fazer isso no Brasil né?

    Abraços!

    ResponderExcluir