"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















quarta-feira, 13 de abril de 2011

Como comer bem em Vancouver???

Esta é uma da perguntas que eu tenho me feito de vez em quando: Como comer bem em Vancouver??? De forma saudável, com preço em conta e com sabor. É uma questão que me preocupa pq eu passei alguns meses, talvez anos, morando nos EUA sem comer bem; primeiro pq quando vc é solteira não tem a mesma preocupação com as refeições que uma pessoa casada e com filhos tem, e segundo pq eu não conhecia os têmperos direito e o gosto das coisas era diferente.
Se tem uma coisa que eu gosto de fazer é de comer; sou do tipo que tem prazer em degustar um bom prato, e como eu sei que não vou contar com a ajuda de ninguém na cozinha - é muuuuito caro ter alguém ajudando em casa - e nem vou viver comendo em restaurantes, é melhor eu me preparar pra enfrentar as panelas rsrsrsrsrs.
Quando a gente é mais jovem dificilmente se preocupa com as coisas que come; mas a idade vai chegando, os problemas vão aparecendo, a cabeça vai mudando e a alimentação passa a ser algo realmente importante... calma gente, eu não sou do tipo neorótica!!! rsrsrsrsrsr... mas confesso que tomo alguns cuidados; evito algumas coisas, principalmente, depois que tive diabetes na gravidez; a doença foi embora, mas eu mantive a precaução.
O meu marido, apesar de ser bom de garfo e comer de tudo, faz questão de almoçar e jantar em casa. Enquanto ele está sozinho em Vancouver, ele mesmo tem cozinhado. Ontem eu liguei e ele estava na cozinha fazendo a janta e separando um pouco pro almoço do dia seguinte... que gracinha!!!
Ele tem feito compras no metrotown e não tem sentido falta de nada, por enquanto; tem se virado bem... Mas eu quero descobrir um lugar bacana pra comprar frutas e verduras orgânicas com o preço mais em conta. A gente que tem filho pequeno deve se preocupar com essas coisas, não tem jeito. Há duas semanas atrás eu vi uma reportagem no Globo Repórter sobre alimentação orgânica; foi muito interessante!!! Não tem como negar que os benefícios são realmente muito maiores do que os alimentos convencionais oferecem. Uma vez eu li um comentário, em uma dessas comunidades do orkut, de uma mulher que comprava toda semana frutas e verduras orgânicas de produtores locais, com um bom preço; eu só não me recordo se era em Vancouver. Mas eu adoraria conhecer e ter acesso a algo parecido...
Como vcs sabem, eu passei mais de 2 anos morando no interior, lá minha filha teve oportunidade de ter uma alimentação muito saudável; minha sogra cultivava muitas coisas na fazenda que depois vinham para a nossa mesa; um verdadeiro privilégio!!! sem falar que o sabor é outro... Eu não tenho paciência pra plantar nada, não cultivo em casa, mas quando minha sogra chegava com tudo fresquinho da horta eu via o quanto valia a pena o sacrifício que ela fazia... obrigada sogrinha!!!
Outra coisa, ao meu ver, muito importante, é encontrar uma escolinha que tenha preocupação com o cardápio. Eu não sei no Canadá, mas nos EUA tinha um negócio de servir pizza, hot dog, potato chips... aí não dá, né???
Uma amiga minha, que está indo pra Calgary, já está planejando fazer um curso de congelamento antes da viagem... nossa, como isto vai ser útil!!! se eu tivesse com minha vida definida eu toparia fazer... quebra um galho lá fora que vcs não têm ideia!!! Ninguém aguenta cozinhar todo dia não!!! cansa e cansa muuuuuito!!!
Bom amigos, por hoje é só...

8 comentários:

  1. Eu sou um pessimo exemplo de alimentação mas tô me esforçando. No Superstore tem verduras orgânicas e em Richmond dá pra comprar algumas poucas coisas direto do produtor. Eu adoro essa mistura da cidade de área urbana e rural. Eu uso muito congelado pronto, pode atirar a pedra (rs), mas faço uma boa sopinha de lugumes, umas saladinhas, purê de batata, essas coisinhas beeeeeem simplinhas. Minha estréia na cozinha foi aqui mesmo, eu NUNCA tinha cozinhado nada no Rio, só fazia pipoca, brigadeiro e sanduiche (rs) mas não se preocupe, aqui tem TUDO o que vc quiser comprar.
    bjs
    Marcia

    ResponderExcluir
  2. Marcia,
    Vou chegar aí pra colocar um pouco de juízo na sua cabeça rsrsrsrs... bom saber de suas dicas... eu tb estou me esforçando pra comer melhor, principalmente, por minha filha e depois de ter dado de cara com um câncer...eu definitivamente preciso comer bem rsrsrsr...bjs

    ResponderExcluir
  3. Concordo com você, temos que cuidar da nossa alimentação! Mas pelo o que vc falou, nos EUA a comida na escola só leva as crianças a obesidade rsrsrs!!

    Até mais!

    ResponderExcluir
  4. Portal, não é a toa que o pessoal lá é bem cheinho, hein??? rsrsrsrs... uma grande parte é obeso.

    ResponderExcluir
  5. Pode ficar tranquila que vc vai poder comer bem saudavel em Van.Eu morei la e agora estou em Calgary.Entao, graças aos chineses rsrs vc encontra frutas e verduras fresquinhas.Em Van oscanadenses sao muito preocupados com alimentaçao saudavel(pelo menos os que eu convivi), conheci muitos que sao veganos e outros que sao de uma "Linha" que so comemprodutos que foram cultivados no maximo ha 100 km de distancias.Como eu morava em North Van, comprava sempre no Kings farm(uma especie de verdurao),mais todos os supermercados tem a parte de organicos. Tambem em Downtown tem outros lugares (tipo feira)q vc encontra organicos.Existe ate empresa que entrega na sua casa. No verao tem algumas frutas q vc pode comprar em grande quantidade e congelar pra usar durante o ano todo. Outra delicia e vc poder comprar maça direto nas fazendas, colher do pe no mes de outubro.tem tambem fazenda de outras coisas como milho, blueberrie etc...Apesar do superstore ser mais barato, os canadenses sempre me falavam pra nao comprar carne la. Sobre alimentaçao da escola, a maioria as crianças levam de casa.Tambem,nao existe o lance de cantina na escola. E a escola incentiva e orienta sobre alimentaçao saudavel.Por ex. no K nao e permitido levar nem suco(em muitas escolas) so agua.
    Que Deus continue te abençoando. Abraçao Neuzinha

    ResponderExcluir
  6. Neuzinha, muito obrigada pelas dicas...amei!!! agora não vou ter mais desculpas pra comer besteira rsrsrsrs...bjs

    ResponderExcluir
  7. Ola boa nte,sou Ritinha do estado de SP,gostaria de uns esclarecimento quanto a área da saúde pois sou técnica de enfermagem aki no estado de SPtenho desejo em me graduar no Canadá,e sou da Congregação Crista no Brasil como funcionam ambos no canadá.agradeço desd já sua atenção!

    ResponderExcluir
  8. Oi Ritinha, não conheço ninguém que seja da congregação aqui e nunca vi uma igreja. Pode ser que tenha, mas eu não sei. Quanto a graduar em enfermagem aqui é muito difícil, mas vai depender muito do seu ingles, da sua situação financeira e do seu potencial.

    ResponderExcluir