"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















sábado, 23 de abril de 2011

Ainda triste, mas melhor...

Primeiro eu quero agradecer a todas as mensagens de apoio que tenho recebido, quero que saibam que eu li todas e que fiquei muito feliz de saber que muitos de vcs têm orado por mim.
Eu ainda não estou bem emocionalmente, porém, estou melhor. Às vezes eu ouço que não é pra eu ficar assim, mas preocupante seria se eu estivesse soltando foguetes e dançando de alegria, né??? eu sou normal, tenho enfrentado a maior barra e tem horas que eu fico abatida mesmo, como qualquer pessoa.
Uma das coisas mais difíceis de se conhecer a bíblia, como eu conheço, é que quando a raiva vem, ou a fúria, a angústia, qualquer um desses sentimentos carnais, e eu quero explodir, "curtir" o meu mau humor, o Espírito me traz à memória tudo o que eu acredito. Por exemplo:
Quando eu fico triste e penso que eu não vou aguentar, aí eu lembro: Fp4:13 "Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece."
Quando sou tomada pela angústia: Jo14:1 "Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim."
Ou quando eu questiono as lutas e provações: Rm8:28 "E sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito."
Jo16:33 "... no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo."
Ou quando eu desanimo por achar que a minha luta nunca vai passar: Sl30:5 "O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã."
Sem falar das histórias que o Espírito me faz recordar de homens e mulheres de Deus que venceram lutas muito piores das que eu tenho enfrentado, no poder do nome de Jesus... e eu, além de ouvir, tenho que me
me perguntar: onde está a minha fé???
E o testemunho que eu tenho que dar como cristã, mesmo quando eu não quero dar testemunho nenhum, quero simplesmente sumir???
Na quarta, logo depois que recebi o resultado do exame, eu vim pra casa, liguei pro meu marido e, em seguida, escrevi aqui no blog; o resto do dia foi bem difícil!!! Fui à Unimed pedir liberação pra quimio e, em seguida, tive uma consulta com uma das enfermeiras do NOB - Núcleo de Oncologia da Bahia - pra saber um pouco mais de todo o procedimento... A enfermeira estava tentando ser simpática, mas eu confesso que minha cara não estava muito boa, eu estava bem azeda... graças a Deus, eu consegui ficar calada; ela falava e eu ouvia. Quando ela tentava me animar dizendo que o cabelo ia crescer 2 meses depois que acabasse a quimio, que algumas pessoas não se sentiam tão mal, enfim, eu travava a boca e fazia cara de paisagem pra não dar nenhum fora, pq tinha horas que me dava vontade de dizer: vai direto ao assunto, sem rodeios, eu sei que a quimio é uma droga, que eu vou sofrer pra chuchu e que vou ficar horrível, pronto... mas eu me controlei... Conversa vai e conversa vem, entre a enfermeira e minha mãe, é claro, pro meu azar a enfermeira descobriu que eu tinha PR e me disse que estava indo à Toronto fazer um curso e que tinha participado de uma palestra sobre Quebec, e aí ela começou a me perguntar várias coisas, e eu, pedindo a Deus que me controlasse pq a vontade que eu tinha era de dizer um monte de besteira... Poxa, eu lá tava querendo falar de Canadá??? Fala sério, né??? Mas eu, mais uma vez com cara de paisagem, consegui responder sem ser grossa.
Meus objetivos agora:
1- Documentar: Gente, eu resolvi documentar todo o meu tratamento de quimioterapia; vou tirar foto de todas as fases... não sei de que forma fou usar o material, mas a ideia é ajudar pessoas que estejam passando por situação semelhante. Quero fazer um diário pra contar tudo o que acontecer comigo e, assim, poder mostrar pra outras pessoas em tratamento.
2- Melhorar a aparência: Quero ficar o menos feia possível, se é que vai dar.
Os médicos aconselharam cortar os cabelos antes que eles comecem a cair. Segundo eles, a queda de cabelos começa na terceira semana depois da primeira sessão.
Eu nunca gostei de cabelos curtos, os meus sempre foram grandes, mas vou cortá-los bem baixinhos pra evitar os cabelos espalhados em todos os lugares.
Não gosto da ideia das perucas e nem dos chapeuzinhos, prefiro os turbantes; acho mais elegante... se é que a gente fica elegante numa situação dessas...
Coisas chatas que vou ter que passar:
1- Não vou poder fazer as unhas, a não ser cortar e pintar, nada de alicate.
2- Não vou poder me expor ao sol.
3- Vou ter que controlar a alimentação... careca e gorda não dá, né???
4- Serão 6 sessões de quimioterapia divididas a cada 21 dias.
5- Enjôos, vômitos, diarréia e queda de cabelo são os sintomas mais frequentes... pode ser que caiam as sobrancelhas e os cílios tb, só pra "melhorar".
Bom, amigos, pra encerrar eu gostaria de dizer que eu e o meu marido não estamos juntos, fisicamente, por questões práticas, como dinheiro. Eu estou tendo um ótimo tratamento pq o meu marido está trabalhando e pagando; caso ele viesse as coisas ficariam mais difíceis financeiramente, afinal, seguro médico, escola, natação, comida, enfim, tudo é muito caro. E, por outro lado, eu tb não posso fazer o tratamento no Canadá pq o sistema de lá, por ser público, às vezes é muuuuito lento, a espera é grande, e aqui eu estou tendo um acompanhamento de primeira... cada um sabe onde o calo lhe aperta, né???
Mais uma vez, obrigada por participarem da minha vida.

5 comentários:

  1. Renata, numa hora dessas vc tem que agradecer por existir um tratamento que vai evitar uma futura ressidiva. Nos meus momentos ruins eu fico pensando: um dia isso vai ser passado, vai ser só uma história. Aguenta firme, mulher ficar careca deve ser muito ruim mas pôxa, em pouco tempo o cabelo começa a crescer de novo. O importante é vc poder saber que está fazendo tudo para ter uma vida longa e saudável. Sei que é fácil falar, quem tá vivendo a situação é que sabe o quanto é difícil, se dê o direito de ter raiva, auto-piedade e tudo o que essa situação gera mas nunca se esqueça: VAI PASSAR.
    Um grande beijo
    Marcia

    ResponderExcluir
  2. Renata!
    mulher de força, fibra!
    vai dar TUDO certo!
    basta Confiar no Senhor!
    VC É FORTE!
    E passar por momentos como esse, só com força e apoio dos q estão ao redor! E isso vc tem ao monte!
    Estamos com os pensamentos positivos pra ti!
    Cuide-se!
    bjs
    P

    ResponderExcluir
  3. Oi Renata
    Imagino como deve estar dificil ficar longe de seu esposo eu sei tbem como e dificil terminar o processo e ter que entrar nos prazos que eles dao pois tbem fiz um, mais quenta firme agora sao dias contados pois aqui o atendimento medico e bom mas marcar com especialista demora pouquinho sem falar no bendito medico da familia que ate hoje n tenho um.
    Nao esqueca de pedir o remedio p enjoo ajuda muito se n pedir els n dao, custa caro. Eu sou tecnica de enfermagem n trabalho no Canada com isso mas se poder te ajudar dando dicas sobre amenizar os sintomas e so perguntar.
    Grande beijo
    Silvania

    ResponderExcluir
  4. oi Renata... continue confiando em Deus...te desejo boa sorte em seu tratamento. e em toda sua vida,continue sendo para nós esse exemplo maravilhoso. bjim fica com Deus

    ResponderExcluir
  5. Oi Márcia, o problema não é ficar careca, eu acho que o problema é quando nos vemos cercadas de vários desafios desconhecidos...ficar careca é um deles, mas tem o perigo da leucemia, de infecções, os inúmeros efeitos colaterais, a enorme quantidade de remédios, as privações, enfim, é tudo muito novo e muito chato, mas eu sei que vai passar, se Deus quiser vai passar...bjs

    P, obrigada por estar comigo nesta, recebo seus comentários com muito carinho...eu não sou forte, mas eu creio num Deus forte...bjs

    Silvania, muito obrigada pelos seus comentários, espero muito poder conhece-la pessoalmente...que Deus continue te abençoando aí...bjs

    Ayume, minha flor, que saudade!!! obrigada por acompanhar essa fase difícil da minha vida. Eu espero que seja mais uma história pra eu contar pra vcs quando eu for aí em MG...morro de saudades!!!!! bjs

    ResponderExcluir