"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















quarta-feira, 18 de julho de 2012

Mais sobre saúde no Canadá

Oi gente, hoje eu tive mais uma boa surpresa com o sistema de saúde aqui no Canadá: uma consulta com uma geneticista. 
Como vcs sabem eu passei por um câncer de mama muito jovem e sem nenhum caso próximo na minha família. Quanto mais jovem uma mulher tem CA de mama, mais agressivo e perigoso ele pode ser. Graças a Deus eu descobri muito cedo e fiz todo o tratamento indicado pra diminuir as chances de reincidência, porém, a minha oncologista daqui me sugeriu que eu também fizesse um teste genético pra saber se eu sofri algum tipo de mutação que possa ter causado o tumor, pq a depender do resultado, eu posso ser mais propícia a um CA de ovários ou não.
A genetic counsellor fez uma pesquisa sobre todos os meus parentes até os bisavós pra poder definir um perfil do meu caso e, segundo ela, tudo indica que eu fui uma pessoa sem sorte rsrsrssrrr... A chance de eu ter tido uma mutação é abaixo dos 11%, mas, ainda assim, o exame pode ser útil pra mim, pra minhas irmãs e minha filha, que será acompanhada de perto depois dos 19 anos.
Eu sei que muita gente critica o sistema de saúde daqui pela demora que se tem pra conseguir uma consulta com um especialista, mas eu, até agora, não tenho tido do que reclamar. O acompanhamento que eu tenho recebido do BCCA (British Columbia Cancer Agency) tem sido de primeira, mas eu tb estou satisfeita com a minha médica de família e com o atendimento que eu tive há 2 semanas quando fui parar na emergência. O médico que me atendeu no hospital me mandou pra um ginecologista e minha consulta será no comecinho de agosto, ou seja, 1 mês de espera... não tá tão mal, né???
Já pra minha filha, que precisa de um ortopedista pediatra, a consulta pode levar 1 ano pra acontecer, mas, pelo menos, eles me enviaram uma carta avisando.
Mudando de assunto, ouvi a opinião de meus amigos dentistas e de minha mãe sobre a consulta de minha filha, e todos me disseram que o procedimento é seguro, porém, como eu estou indo ao Brasil em outubro, que eu deveria fazer lá, e é o que eu estou querendo.
Outra coisa que eu queria passar pra vcs é o blog de uma amiga minha daqui de BC sobre nutrição natural e vegetariana. Eu acho que nos dias de hoje nós devemos tomar mais cuidado com o que comemos, principalmente, pra diminuir as chances de ser ter um câncer, então, segue o link do blog dela pra vcs aprenderem algumas receitas e dicas preciosas: http://veganflowerpower.wordpress.com/

Um comentário:

  1. Obrigada Renata,que com esse blog não quero convencer ninguém a se tornar vegetariano, e sim apontar caminhos, trazer informações, porque tenho certeza que todo mundo hoje em dia quer ter uma vida mais saudável. beijos Andrea

    ResponderExcluir