"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Uma pedrinha no caminho

Eu andei sumida nos últimos dias, mas não foi por vontade própria; minha vida deu uma guinada inesperada... Como vocês sabem, minha ida pro Canadá está bem próxima e, por isto mesmo, eu estava fazendo alguns exames de rotina; como qualquer pessoa prudente deve fazer antes de emigrar.
Há pouco tempo eu comecei a observar um seio diferente do outro, era como se o bico estivesse invertendo. Na semana passada eu fui à ginecologista e pedi que ela desse uma olhada. Ela me examinou mas não deu muita importância, disse que por eu não ser do grupo de risco - não bebo, não fumo, não uso drogas, não tenho casos de câncer na família e tenho menos de 35 anos de idade - que eu não deveria me preocupar. Mas, ainda assim, eu insisti e ela me deu o pedido pra uma mamografia. Segundo ela, era uma coisa só pra desencargo de consciência. Eu consegui fazer a mamografia no mesmo dia; e já pra minha surpresa, a técnica que conduziu o exame já foi me dizendo que mesmo que a mamografia não desse nada, eu deveria fazer um ultrasound pra ter certeza porque ela não estava achando o meu seio normal... Isto foi a técnica falando!!!
Eu peguei o resultado na última terça pela manhã e fui mostrar pra ginecologista. O resultado da mamografia não foi conclusivo, porém, sugeria que se continuasse com as investigações porque havia suspeitas. Assim que ela olhou, me disse que eu precisaria de um ultrasound pra complementar os exames e que eu deveria começar a repensar os meus planos de viagem... e agora??? O que pensar diante de palavras tão assustadoras??? Eu, como de costume, olhei pra Deus, busquei NEle paz, e perguntei à médica: Dra. será que você poderia pedir pra que o meu ultrasound fosse feito hoje??? Ela ligou pra clínica e conseguiu que me atendessem pela tarde.
Ao chegar na clínica eu vi que tinha um mastologista que atendia lá, então, eu pensei comigo: mesmo que não dê em nada, eu vou mostrar os exames pra um especialista... E conversei com a secretária pra vê se ele poderia me atender, e ela disse que ia ver o que podia fazer por mim.
Depois de um tempo de espera, tempo que aproveitei pra conversar com Deus, me fortalecer na confiança que eu tenho NEle, me chamaram pro ultrasound. A médica, muito educada mas seca, me perguntou o motivo do exame e pediu pra olhar o resultado da mamografia; e aí veio mais uma frase de arrepiar: Hum, não estou gostando da sua mamografia... Ok, Deus, eis-me aqui, independente de qualquer coisa, eu confio em Ti... Eu só pensava em focar meus olhos NAquele que é poderoso pra mudar qualquer situação. Eu não quis me deixar abater pelo tamanho do problema, porque o Deus que eu prego e confio é muito maior do que qualquer problema... não foi fácil, não é fácil, mas ou você acredita ou você não acredita. O não acreditar é o caminho que leva ao desespero, a angústia, a dór...não pra mim!!! Eu acredito em Deus e NEle eu tenho esperança, conforto, consolo, direcionamento, refúgio em meio as lutas. Pra alguns pode ser ignorância, mas pra mim é razão de vida.
No ultrasound a médica conseguiu achar um nódulo e ligou pra secretária do mastologista pedindo que ele me atendesse naquela mesma tarde...tudo isto na última terça. Saí do exame e voltei na ginecologista; ela olhou e me disse que era necessário continuar com a investigação, e me perguntou: O que você vai fazer agora??? Eu respondi tanquilamente: vou ao mastologista e ver o que tenho que fazer.
E ela, um pouco surpresa com minha tranquilidade, continuou: E os seus planos de viagem??? Eu continuei com a maior calma: Não muda nada até eu ter o último resultado. Se Deus me quiser no Canadá, Ele não vai permitir que eu tenha nada de sério; se vier alguma coisa de ruim, o que me resta fazer??? é tratar e seguir em frente. A vida é assim.
De lá voltei à clínica pra ser consultada pelo mastologista. Foi uma consulta tranquila, o médico muito educado também, me examinou, olhou os exames e me disse claramente: Você tem um nódulo no seio muito pequeno que nem dá pra ser apalpado, tem menos de 1cm. Na quinta-feira à tarde eu vou te operar, vai ser uma cirúrgia simples, vou retirar o nódulo e mandar pra biópsia em BH porque eu suspeito que seja maligno, pelo formato, pela consistência e pela localização.
Eu perguntei a ele se era melhor eu operar em BH ou em Salvador, por serem capitais, e por minha família ser de Salvador e eu ter acesso a bons médicos lá; mas ele me disse que a mesma cirurgia que ele faria em mim é a que é feita em BH, portanto, seria bobagem viajar às pressas pra isto, ainda mais final-de-ano, com muitos médicos saindo de férias. E eu também pensei: O mesmo que Deus que vai estar comigo em BH é o que vai estar comigo aqui, seja o que Deus quiser, vou operar aqui mesmo!!!
A terça foi de grandes emoções, eu e meu marido até cogitamos ficar em Teófilo Otoni já pra cirurgia, mas resolvemos ir pra Pavão, onde eu moro, pra passar à noite, fazer sacola e etc. No caminho eu pensei até em cancelar o estudo que eu daria pra algumas pessoas, mas mudei de ideia, decidi não parar minha vida por nada. Cheguei, tomei banho, orei a Deus, dei minha aula normalmente, e, só no final, expliquei a minha situação e pedi que a igreja estivesse orando por mim.
A quarta foi de exames, de visitas à Unimed, e de muuuuuita oração. Visitamos uma igreja à noite, o culto foi maravilhoso e o Pastor foi usado por Deus pra falar ao meu coração, foi uma bênção!!!
Na quinta pela manhã fiz o agulhamento. É um procedimento feito pelo mastologista junto com a médica do ultrasound que consiste em localizar o nódulo com uma agulha, pra saber o lugar certo que será cortado pra retirada do nódulo...dói muuuuuuuuuuito!!!!! principalmente no meu caso que o nódulo era muito pequeno.
De lá fui pro hospital, esperei, aproximadamente, umas 2-3 horas pela cirurgia; não vi nada, não senti nada, tudo deu certo, e o médico não conseguiu ver o nódulo, de tão pequeno que era, pra avaliar as probabilidades de ser ou não maligno...o resultado vai demorar pra sair por causa dos feriados que se aproximam, só vou ter o resultado dia 6 de janeiro... Eu sei que é muito tempo, minha família já gritou, já esperniou, mas não tem jeito, coisas do interior!!!
Bom gente, agora só me resta esperar o resultado sair pra definir minha vida. O que até agora está certo é que dia 9 de janeiro estarei chegando em Salvador e dia 18 estarei embarcando pra fazer o landing no Canadá, mesmo que seja pra entrar e voltar em poucos dias.
A vida é assim, cheia de surpresas. Não devemos perder tempo questionando, murmurando, brigando com Deus. Coisas boas e coisas ruins acontecem com qualquer um.
A bíblia conta a história de um homem chamado Jó. Jó, de uma hora pra outra,  perdeu tudo o que tinha de dinheiro, de propriedades; depois perdeu os filhos, e, logo em seguida, a saúde. Ele era um homem bom, temente a Deus, que se desviava do mal. O sofrimento dele era tanto que a sua própria mulher o disse: Amaldiçoa o teu Deus e morre!!! E sabe o que ele respondeu??? Jó2:10 "Falas como uma louca mulher; temos recebido o bem de Deus e não recebríamos também o mal???
Não importa o quão difícil a situação possa estar, ainda assim, a nossa confiança em Deus deve permanecer inabalável, porque Ele tem o controle de tudo; Ele sabe de tudo, Ele vê o que os nossos olhos não podem ver.
Sl23:4 "Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam."

13 comentários:

  1. Renata!
    Q surpresa.... poxa vida! Mas fico impressionada com a sua calma e fé. Vc está certíssima. Confie. Nada na nossa vida acontece por acaso. Estarei aqui torcendo para que o resultado seja benigno. Fique com Deus e um bom fds...
    Beijks
    CArina

    ResponderExcluir
  2. Renata,
    Sentimos muito a sua falta estes dias.Mas, vc está certa, tente manter a calma e a fé em DEus.Nada nesta vida nada é por acaso, tudo tem um propósito.Siga o seu caminho confiante e tudo dará certo!É muito importante sim a fé, a confiança que existe dentro de vc pq uma força muito maior que nós nos ampara e nos mostra sempre o caminho certo da vida.Estamos aqui torcendo por seu sucesso!!Abraço

    ResponderExcluir
  3. Renata,
    Sei bem como vc deve estar se sentindo! Já operei QUATRO vezes (a primeira com 18 anos), e todas as vezes deu benigno !
    Qdo médicos me perguntam "já operou alguma coisa... blah blah blah" e eu respondo "sim, o seio, quatro vezes" os caras já me olham com uma cara de pena pensando "coitada... não deve ter sobrado mais nada" ..kkk
    Realmente os bichinhos são pequeninhos, são "retalhadinhos" rs rs mas estão resistindo bravamente !
    No ano retrasado queriam me passar a faca pela quinta vez, mas eu fiz a biopsia por aspiração de agulha (eram microcalcificações agrupadas e isso quase sempre é sinal de c**** __ eu não falo o nome dessa palavra q começa por " c" pra não "atrair") . Enfim, o médico tbém falou q a cara da "coisa" estava feia pro meu lado, fizeram essa biopsia por aspiração na qual tiraram 11 nacos (e o pior é que esta não foi dormindo... foi na base só da anestesia local pq eles vão marcando pelo ultrassom ao mesmo tempo.... realmente é pho**).
    A biopsia demorou 11 dias _ que realmente parecem uma eternidade qdo vc tem uma espécie de faca em cima da cabeça.
    O resultado, mais uma vez, foi que era tudo negativo !!!
    Eu espero q seu resultado seja negativo e vamos mentalizar positivamente pq isso ajuda muito !
    E não pense que seu resultado demorará por sua cidade ser pequena! Eu moro no Rio e estas biopisias sempre demoraram muito (+ de 2 semanas algumas vezes). Eu creio que é pelo tipo de exames / lâminas / etc q eles fazem, ou talvez eles façam e refaçam para ter certeza... sei lá.
    Vou ficar torcendo para dar tudo certo !!! Tentei de mandar a msg em private mas não vi nenhum email na sua página.
    Meu email é duplacanadense arroba gmail.com caso vc queira alguma info adicional.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Ola!!!

    Que surpresa desagradável em...

    Mas parabéns pela sua reação, eu no seu lugar, talvez não estivesse tão calmo assim rsrsrrs

    Abraços e melhoras em...

    ResponderExcluir
  5. Estamos torcendo e rezando muito por vc, continue confiando em Deus!!!

    ResponderExcluir
  6. Renata Querida!
    Muito me emocionei com tua história,confesso,
    pois passei exatamente por isso há cinco anos atrás.
    Mas a minha fé em Deus, ninguém me tira e é nessas horas que somos testados,ou a temos ou não!
    Eu estudava justamente as doenças na faculdade,principalmente o câncer...quando apareceu um nódulo em mim e nas imagens dos exames que fiz, mostravam a imagem do maligno....meu!Como foi difícil! Era tbém perto do natal...e a biópsia seria feita no ano seguinte, resumindo, eu fiquei entre "a espada e a cruz",literalmente.
    Amiga, quando chegou o dia,o médico disse para a enfermeira que retiraria cinco amostras,mas quando ele retirou a primeira amostra,o nódulo desapareceu completamente, sumindo a imagem do computador!! Ele só dizia que não entendia aquilo!
    Amiga...eu fui curada pela misericórdia de Deus!
    E você também será Renata! Eu creio nisto!
    De hoje em diante, vou interceder dia e noite por você...pois sei o que estás passando.
    Amiga..."balança mas não cai!"
    Tudo isso só faz fortalecer nossa comunhão e fé Naquele que nos criou.
    Renata, estou contigo! Conte comigo, beleza?
    Abraço Fraterno!
    Com afeto: Bia Maria.

    ResponderExcluir
  7. Queridos amigos bloggeiros rsrsrsrs...
    Muito obrigada pelo carinho. Nunca nos vimos pessoalmente, mas, através dos blogs temos aprendido a passar por muitas coisas juntos.
    Como eu disse no post, estou tranquila, confiante de que Deus fará o melhor pra minha vida e que os planos DEle não podem ser frustrados. Se Ele me quiser no Canadá, tudo vai dar certo, tenho certeza disto.
    Dupla e Bia, amei ler o testemunho de vcs, reforçou ainda mais minhas esperanças...obrigada a todos pelas orações e, se Deus quiser, ainda vamos nos encontrar no Canadá...bjs

    ResponderExcluir
  8. Renata, maravilhosa fé.... O Nosso Deus é o Deus do impossível,o q p/ nós é loucura, muitas vezes é a lógica divina.
    Vou orar por vc.
    Muita força p/ superar tudo isso.

    ResponderExcluir
  9. Oi Tania, obrigada pelas palavras e muita mais pelas orações...que Deus abençoe vcs...bjs

    ResponderExcluir
  10. Renata, continue confiando em Deus! Não consigo exprimir nenhuma palavra diante desta situação!Mas o que vejo é o quanto você é especial, o quanto Deus foi generoso conosco em ter colocado alguém como você em nosso caminho.Diante de uma situação como essa, onde teríamos que tranquilizá-la é você quem nos tranquiliza.É em momentos como estes que descobrimos o quanto as pessoas são especiais pra gente, e pode ter certeza que não imaginava o quanto você é! Pode contar com as orações! Amamos você!

    ResponderExcluir
  11. Oi, Renata! Continue firme com sua fé e queremos vê-la assim,confiante e cheia de entusiamo.Tenho certeza absoluta que tudo isso não passa de um susto!Você nos ajuda a continuar...abraço

    ResponderExcluir
  12. Continue tranquila vc está em boas mãos, sua fé te faz calma e confiante. Tudo vai dar certo!
    Bjs
    Cristine

    ResponderExcluir
  13. Nós não desistimos do IELTS... O Rê fez 4 provas esse ano, estamos aguardando o resultado das duas ultimas. Enqto isso vamos q vamos no frances. Mas e vc flor... que historia é essa de nódulo hein? Nao se preocupe... Acredite que pra Deus nada é impossivel e qdo sair o resultado não há de ser nada.

    Bjs, Sa

    ResponderExcluir