"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Aprendendo a viver

Acabei de chegar do hospital, quero dizer, do que eles chamam aqui de hospital. Eu falo assim porque, nem de longe, tem a estrutura que um hospital de verdade deveria ter; a começar por médicos de plantão, não tem nenhum.Quando um paciente chega em estado grave, as poucas enfermeiras, que também são recepsionistas, ligam pro médico, que, só com a sorte elas conseguem localizar, pra que ele apareça por lá pra analisar o caso; ou seja, é só Deus na causa!!! Coisas do interior do Brasil...
Mas voltando ao assunto: eu fui lá pra visitar uma amiga que tinha tido neném. Não era hora de visita, já passava das 10:30 da noite, porém, eu queria muito vê-la; e é lógico que não quiseram me deixar entrar de primeira, eu tive que insistir muuuuuito até a enfermeira ceder e me deixar entrar. Consegui ver a minha amiga e o bebê, lindo por sinal!!!
Essa minha amiga é uma pessoa maravilhosa, é daquelas pessoas doces, prestativas, que abraça os trabalhos da igreja com muito amor, sabe??? Ela foi a minha primeira amiga aqui. É uma pessoa muito humilde, batalhadora; casou muito nova e quando eu a conheci, ela já tinha 3 filhos. E, pra evitar um quarto, tomava injeções anticoncepcionais no posto de saúde. Até que o médico que prescrevia a receita pra ela resolveu trocar o medicamento sem maiores explicações, e nessa, ela engravidou pela quarta vez... isto mesmo, quarta vez!!! Quando ela soube que esperava mais um filho chorou muito; criar 3 filhos com um salário mínimo já estava difícil, imagine 4 filhos. Mas ela, como uma serva de Deus, entendeu que era preciso confiar no Senhor, se acostumar com a ideia de ter mais um filho, e ama-lo muito, porque, mesmo sem ter sido planejado, ele era um presente de Deus pra vida dela.
Pois bem, Asafe - nome bíblico de um ministro de louvor - nasceu perfeito, saudável, deixando o pai, os familiares e os amigos muito felizes com a sua chegada.
Era um dia pra ser marcado pela alegria, mas, infelizmente, ao mesmo tempo que muitos estavam comemorando à vida, pelo nascimento de Asafe, muitos outros estavam chorando suas perdas na cidade. É que dois jovens, um moço e uma moça, estavam sendo velados hoje, por terem falecido ontem num trágico acidente de carro quando voltavam da faculdade, localizada numa cidade vizinha, há 1 hora e meia daqui. As estradas daqui são muuuuuuito perigosas!!!
Como eu moro numa cidade pequena, notícia ruim aqui se espalha como rastro de fogo, na maior velocidade. Quando alguém morre, a cidade inteira fica sabendo. Aqui ainda é um lugar que as pessoas se identificam pelos apelidos ou pelos sobrenomes, todo mundo se conhece.
Diante desses dois fatos: o nascimento de Asafe e a morte dos dois jovens, eu fui levada a refletir como que a nossa vida é passageira, como que num mesmo dia crianças nascem, e outros morrem; é o ciclo da vida que não para. Uns se alegram com a chegada de mais um membro na família, e outros sofrem com a despedida precoce de seus entes queridos.
Agora eu quero te convidar a refletir comigo: Às vezes nos desgastamos tanto com os problemas do dia-a-dia; com as contas que estão atrasadas; com a bagunça do marido; com a desobediência dos filhos, enfim...que esquecemos de viver a vida de forma plena, deixamos a vida passar. Guardamos mágoas, raiva, às vezes somos levados a odiar, mesmo que sem querer, e não pensamos que tudo isso é tão pequeno se olhado da perspectiva de que a qualquer hora podemos não estar mais aqui... não é assim???
A vida é tão curta!!! não podemos jogá-la fora por coisas sem importância...
Meu marido tem a mania de ficar fazendo planos pra daqui há 3, 4 anos. Ele chega ao cúmulo de discutir comigo por causa dos namoros que minha filha vai ter na adolescência, e ela só tem 2 anos e meio rsrsrsrsrsrsr... ou seja, sofre por algo que a gente nem sabe se vai ver acontecer. Eu tenho que sempre lembrar a ele que o nosso futuro pertence a Deus, que não adianta ficar ansioso, estressado; nós devemos é viver bem o hoje, e deixar o amanhã pro Senhor direcionar.
Pense você em quantos momentos você já deixou de desfrutrar por causa de uma briga, de um mal-entendido. Quantas vezes você se irritou, se estressou por bobagens, por coisas insignificantes, passageiras??? Não vale à pena!!!
Não podemos valorizar as pessoas que amamos só depois que elas morrem, precisamos aprender a valorizá-las hoje, agora.
Uma das coisas que eu tenho buscado ultimamente é qualidade de vida, seja fisicamente falando, quanto emocionalmente e espiritualmente.
Morar no Canadá pode proporcionar uma vida melhor no que diz respeito à segurança, as oportunidades, porém, isto não é tudo que uma pessoa precisa; as pessoas precisam querer ser felizes com a vida que têm. Isto independe de país, tem mais haver com atitude.
Morar no Canadá - um país lindo, seguro, mais justo do que o Brasil - e levar uma vida estressada, nervosa, insatisfeita, sempre querendo mais e mais, de que serve??? Pra mim, não serve de nada... troca-se de país, de cenário, mas a vida continua a mesma: Infeliz.
Lc12:20-21 "Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, pra quem será? Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus."

7 comentários:

  1. nossa Renata, eu tive o mesmo pensamento que vc, a vida é muito fraca, passageira,a gente as vezes deixa tanta coisa passar por causa de coisinhas bobas... e o que mais dói não é saber que são dois jovens; e sim saber que talvez não estivessem com suas vidas entregues ao SENHOR. Muitas vezes a gente pensa em curtir a vida primeiro pra depois servir a DEUS, mas tragédias como essa nos mostra que talvez não exista amanhã...


    mudando completamente de assunto,







    NÃO VAI EMBORA NÃO???
    PAVÃO NÃO É A CIDADE DOS SONHOS MAS PRECISA DE VC...
    BEIJOS!!

    ResponderExcluir
  2. rsrsrsrsrsrs... vamos colocar nas mãos de Deus, se for pra ficar, eu fico com muita alegria, já me sinto pavonense rsrsrsrsrs...aprendi a amar a cidade por amor a pessoas como vc...bjs

    ResponderExcluir
  3. Esta é uma execelente reflexão e me pego muitas vezes pensando assim tb, principalmente qdo vejo o sofrimento pela perda de alguém querido.Vms viver o presente, porque ele é um presente de Deus,o passado não existe mais e o futuro não existe.

    Quanto as mudanças,adoro o q FP disse:
    "Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos."
    Fernando Pessoa

    ResponderExcluir
  4. MInha amiga, se eu fosse escrever tudo naquele último post, ia dar um livro!Aquilo lá foi apenas um trailer!kkkkk....depois escrevo mais!

    ResponderExcluir
  5. Renata
    Eu sou a Larissa, do Frozen Bossa Nova.
    Fica aqui minha dosposicào em ajudá-la, principalemnet pq. tenho crianças, e talvez vc. tenha algumas dúvidas. Q dia de Janeiro vc. chegará?
    Terei visita a partir do dia 26, mas antes disso, se vcs. precisarem de companhia para ajudá-los a conhecer as coisas por aqui, estou à disposição.
    Abraço e um ótimo Natal para vcs.
    Larissa

    ResponderExcluir
  6. Oi Larissa, que bom, muito obrigada...deixarei um post no seu blog...bjs

    ResponderExcluir