"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

"Uma mão lava a outra..."

Sem dúvida, uma das maiores preocupações de quem vai emigrar sem conhecer o país de destino, sem ter parentes ou amigos pra dar suporte, é a chegada. "Como vai ser???", "Onde vamos ficar???", "Será que vou conseguir???", são pensamentos comuns de quem vai aventurar uma nova vida só com a cara e a coragem. Mas é bom a gente sempre ter em mente que não seremos os primeiros a abraçar esse desafio, nem tão pouco os últimos. E que se pensarmos na quantidade de pessoas sonhando em ter um visto de residência, sonhando com a chance de poder viver em um país de "primeiro mundo" legalmente, a chegada, por mais difícil que pareça, deve ser saboreada com gostinho de vitória: "Deus me abençoou e hoje estou vivendo meu sonho..." Quem chega no Canadá pela fé e tem um coração agradecido deve pensar desse jeito; afinal, mesmo com todas as dificuldades, estão vivendo o sonho de muitos.
Meu marido estava bem preocupado com a nossa chegada - chegaremos em janeiro -  há dias vinha me cercando, fazendo perguntas, e vinha com frases do tipo: Será que a gente vai conseguir trabalho??? Será que vai dar certo???...ou afirmações como: Se a gente não conseguir nada vamos fazer isso e aquilo...
Eu nem alimento muito essas conversas, me limito a dizer: Se Deus está nos levando, Ele vai nos garantir, não tem nos garantido até aqui??? então, por que a preocupação???
Mas confesso que palavras e pensamentos negativos, por mais que não aceitemos, acabam plantando dúvidas em nossos corações; tudo pra abalar a nossa fé, pra tirar o foco do nosso objetivo.
De tanto minha "cara-metade" insistir com os pensamentos de dúvida rsrsrsrsrs... resolvi entrar em contato com o casal do blog http://piauiensesnocanada.wordpress.com/ que há algumas postagens atrás, me enviou uma mensagem se oferecendo pra nos ajudar no que precisássemos na chegada. Detalhe: a postagem não falava nada sobre isso; acho que eles leram, gostaram e, gentilmente, se colocaram à nossa disposição...glória a Deus por isso!!! rsrsrsrsrsrs...
Pois bem, entrei em contato com eles, os adicionei no msn e no skype e ontem, já final da tarde, conseguimos conversar...nossa, a conversa foi ótima!!! meu marido ficou muito animado e eu, que vocês sabem que ainda estou com o coração no trabalho que tenho feito na Igreja aqui, comecei a me ver morando no Canadá... O Estevam e sua esposa foram maravilhosos, não tenho nem como agradecer a atenção que eles nos deram. Teve uma coisa que ele me falou que chamou a minha atenção: Nós queremos ajudar vocês como os "Ursos" - se referindo ao blog dos Ursos do Canadá - nos ajudaram rsrsrsrsrs...
Através da ajuda que eles receberam dos Ursos, muitas dificuldades foram superadas, como por exemplo a moradia: Os ursos alugaram um ap bem em conta pra eles no centro de Vancouver, super bem localizado; ou seja, eles chegaram já com um lugarzinho pra chamar de casa. Eles me mostraram todo o ap ontem pela câmera e eu achei ótimo, é de um quarto só, mas pra um casal que está começando a vida não precisa nada mais do que isso, gostei muito. Eles até me falaram de um ap no mesmo predio que está vago mas, infelizmente, pra gente que tem uma filha não dá. Eu até cogitei a possibilidade de alugar por 6 meses, porém, o leasing é de 1 ano, aí complica... Eles viram no google map o hotel que vamos ficar e disseram que a área é muito boa, "centrão" de Vancouver... ainda bem porque foi o preço mais em conta que eu encontrei rsrsrsrsrsrsrs...
Então o plano é: Chegar, ficar no hotel, alugar um carro, tirar os documentos necessários e rodar muuuuuito pra escolher um ap pequeno, de 2 quartos, muuuuuuuuito barato e bem localizado rsrsrsrsrsrss... Esse bem localizado é que seja próximo a daycare, área residencial, boa pra quem tem filhos.
O Estevam nos passou os números de celular e da casa - eu não sei nem como agradecer - e disse que nos ajudaria a conhecer os lugares e também nos apresentaria ao grupo brasileiros que eles conheceram por lá. Parece que eles sempre se reúnem pra conversar, jogar baralho, enfim, acho que matar um pouco da saudade do Brasil rsrsrsrsrsrs...
Quanto ao Estevam e sua esposa, eles só têm 3 meses de Canadá, mas estão gostando muito; ainda estão "penando" com a falta da experiência canadense e a falta da fluência do idioma, mas estão se virando bem e tudo está saindo melhor do que eles esperavam...fiquei muito feliz por eles.
Outra coisa que meu marido fez questão de me dizer: É Renata, não tem jeito, você sempre encontra seu povo, né??? rsrsrsrsrs... Isso porque eles são nordestinos assim como eu rsrsrsrssrrsr...Por falar em nordestino, o que eles estão sofrendo mais é com o frio, pegaram uma frente fria que fez a temperatura cair à -7 por um dia, chegou a nevar. Agora imaginem sair do Piauí, 40 graus de muuuuuuuito calor, e pegar -7...não é fácil não rsrsrsrsrsrs... Enquanto o Estevam contava isso, meu marido só me olhava - ele tem pavor de "frio congelante" rsrsrsrsrsrs... - e depois disse: Você me enganou, né??? Você não me disse que lá não era frio, que nem nevava??? Eh Renata você quer me transformar num pinguim, né??? rsrsrsrssrs...
Eu nunca disse que Vancouver era quente, eu só disse que não era tão frio como o resto do Canadá, e que raramente nevava, e é verdade; ele é que interpretou do jeito que quis rsrsrsrsrsrsrsrs... Mas que lá o clima é mais ameno, isso é... não dói tanto quanto morar em Regina rsrsrsrsrsrs...
Mudando de assunto completamente agora, eu estava lendo os papeis do HSBC e li que quem usa o cartão de crédito - Isso referente à conta Premium e cartão internacional - no aluguel de carros nos EUA e no Canadá, o próprio cartão dá como benefício o seguro do carro. Eu vou checar com o banco pra ter certeza, mas pelo que eu li é isso mesmo. Pra quem não sabe, o aluguel do carro nem é muito caro, o que encarece é o seguro que qualquer pessoa prudente se vê obrigado a colocar; por isso, se o seguro for garantido pelo cartão, a economia é muuuuuuito grande.
Bom gente, acho que por hoje é só. Deixo aqui minha gratidão a Deus por tudo que Ele tem feito em minha vida, por ter "tocado" no Estevam e na sua esposa que, com tanto carinho, conversou com a gente, tranquilizou o meu esposo, enfim, foram maravilhosos.
Um dia alguém fez por eles o que ontem eles fizeram pela gente... Que o Senhor possa abençoa-los nessa nova vida no Canadá.


7 comentários:

  1. Também adorei seu blog, vamos ver o que Deus vai colocar nos nossos caminhos!! beijos e boa sorte!

    ResponderExcluir
  2. Oie Renata Querida!
    Obrigada pelo apoio lá no blog, viu?
    Que benção que aconteceu com vocês, né?
    Realmente Deus não nos desampara em momento algum.
    Desejo que somente pessoas queridas, generosas e amorosas, entrem em suas vidas...pq os semelhantes se atraem.
    Bjus de LuzZ!

    ResponderExcluir
  3. Renata:ontem assisti um filme que foi feito na região de Richmond e Gibsons.Ficamos apaixonados pelo local.Eu sempre paquerei Vancouver pela beleza, pelo clima.Não descarto a ideia de ir p lá.Na verdade, tenho q fazer meu curso em uma cidade maior mesmo e depois quem sabe, mudo p uma cidade menor.Vms ver se vcs nos animam!rsrs...boa sorte!

    ResponderExcluir
  4. Sabrina, obrigada pelo comentário, eu tb gostei muito do seu último post, deu pra sentir um pouco da sua determinação, a gente ainda vai se conhecer no Canadá rsrsrsrs...bjs

    Oi Bia, obrigada, eu tb estou torcendo por vcs...bjs

    Marcelo, vc está certo em escolher uma cidade grande pro curso, o único problema é que depois que vc terminar já vai estar tão adaptado ao local, já vai ter feito amigos, network, que dificilmente sairá de lá pra outra província rsrsrsrss...mas quem sabe não somos nós que vamos pra lá???

    ResponderExcluir
  5. Ah... é otimo ter com quem contar! E apesar do Brasil estar uma bagunça... os brasileiros que estamos conhecendo no processo sao da melhor qualidade... É uma pena o Brasil estar perdendo tanta gente boa.

    E q bom q vcs estarão em boas maos :)

    Bjs, Sa

    ResponderExcluir
  6. Que noticias boas Renata, a noticia ruim que eu vou te dar é que a previsão é que este seja um dos piores invernos na região de Vancouver dos ultimos anos, então prepara seu marido, vocês provavelmente vão chegar aqui num frio de lascar. Downtown pra quem tem criança nao é uma boa não viu, as escolas não são boas as daycares são lotadas.

    ResponderExcluir
  7. Ai meu Deus, meu marido vai me matar!!!! rsrsrsrsrs... eu não contava com isso rsrsrsrs...vamos ver o que Deus tem pra gente aí... Quanto ao lugar, eu nunca pensei em morar em Downtown, gosto mesmo de lugares mais calmos e menores, daremos preferência a cidades menores, mas, é claro, que vai depender de oportunidades de trabalho, escola e etc...quem sabe Nanaimo???? rsrsrsrs...bjs

    ResponderExcluir