"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Natal imigrante

Eu sempre tive o desejo de morar fora do país, era uma coisa que estava dentro de mim; uma vontade enorme de conhecer novas culturas, viver novos desafios. Consegui realizar este propósito 3 meses depois de formada, aos 23 anos de idade; quando, com só uma mala, sem olhar pra trás, deixei minha família, meus amigos, e parti para os EUA.
Eu não tinha noção das emoções que eu viveria naquele lugar; do quanto a saudade dói e a carência é insuportável.
A gente luta tanto pra chegar lá fora; faz planos, sonha acordado, que, muitas vezes, não pesamos o lado negativo que vem junto ou, simplesmente, não queremos pensar.
O meu primeiro natal como imigrante foi fácil; tudo era novidade, eu estava encantada. Eu tinha um namoradinho, tinha novos amigos, estava com dinheiro pra fazer compras - e os EUA é o paraíso das compras - enfim, eu estava bem, estava vivendo o meu sonho.
Já o segundo natal foi bem diferente. Estava sem namoradinho, não tinha mais novidades; eu estava com muita saudade de casa, da família. Eu olhava as famílias da igreja reunidas e me sentia orfã... eu chorei muuuuuito!!!! Eu lembro que, naquela noite, eu liguei pra quase toda a família, às lagrimas, dizendo que eu os amava... um dia deprimente!!!
Uma coisa boa nos EUA é que a vida não para, então, não tem tempo pra você ficar sofrendo; você tem que trabalhar!!! rsrsrsrsrs... Lá eu trabalhava até o dia 24 e no dia 26 estava trabalhando de novo, ou seja, eu só tinha tempo pra sofrer no dia 25 rsrsrsrssrsrsr... vida dura!!!
Depois do segundo natal, os outros foram melhorando. Eu sentia muita saudade, mas já conseguia levar numa boa. Passei a não me importar muito com a data; aprendi a estar só e a curtir a festa sempre com o pessoal da igreja, que passou a ser minha família também.
Era comum ver os imigrantes recém-chegados chorando, ligando pro Brasil ou recebendo ligações de lá. Sempre tinha àqueles mais sensíveis - que a gente fica com dó só de olhar rsrsrsrsrsrs... - que traziam um "ar" de melancolia pra festa. E os durões, tipo "não tô nem aí"... só fachada!!! por dentro tava todo mundo com o coração pequenininho.
Foram 3 natais sozinhas, ganhando os presentes - se é que pode ser chamado de presentes rsrsrsrsrs... - do amigo oculto. Mas, graças a Deus, o Senhor olhou pra mim em 2004 e pensou: Chega de ficar sozinha Renata!!! estou te enviando o seu "Isaque", o seu prometido, que estará com você a partir de agora. Rsrsrsrsrsrsrsrsrs... e o amor da minha vida chegou dia 20 de dezembro de 2004... o meu natal já foi com um "ar" de "coisas boas vão acontecer" rsrsrsrsrsrsrs...
De 2005 até hoje meus natais não foram mais solitários, porém, também nunca mais foram com a alegria e a curtição da época em que eu passava com toda a família ao redor da árvore, esperando, ansiosamente, pra poder abrir os presentes... é diferente.
Eu, uma imigrante, casei com um imigrante; logo eu percebi que ele, assim como eu, já não curtia a data por ter passado muitos anos sozinho. A gente já não tinha mais a mesma expectativa que as famílias no Brasil tinham. O nosso natal significava ceia e amigo oculto na igreja.
E o incrível de tudo isto é que, ao voltar pro Brasil, a sensação continuou a mesma.
Meu marido é de MG e eu sou da BA, ou seja, sempre passaremos o natal longe de uma parte da família; sem falar na saudade que sentimos das noites de natal da igreja nos EUA; dos amigos, do Pastor; foram muitos anos juntos, não tem como ser diferente. A saudade passou a fazer parte das nossas vidas.
Ano que vem, se assim Deus permitir, o nosso natal será no Canadá; mais uma vez um natal imigrante, longe da família, longe dos amigos, longe da igreja dos EUA, longe da igreja do Brasil, mas perto dos novos amigos, da nova igreja e curtindo as novidades do nosso novo lar... que venha o Canadá!!!!
Feliz Natal a todos os meus amigos blogueiros, aos que já são imigrantes e aos que estão prestes a ser... segurem o coração!!!! a noite de natal vai passar rsrsrsrsrsrsrs...
Isaías 7:14 "Portanto, o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará seu nome Emanuel."

7 comentários:

  1. Oi Renata e família!Estamos adorando esta amizade virtual e estamos aguardando o nosso encontro em Janeiro.Tenham um Natal cheio de luz, paz e muito amor no coração.Abração!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Renata, que vc continue com essa fé linda em Deus e que nos cantagia também! Que o seu Natal seja hiper mega feliz e que futuramente a nossa amizade possa se solidificar mesmo estando em Calgary.
    Caso mude de cidade estaremos prontos para os ajudar!
    Até breve!!!!
    Zineide e família

    ResponderExcluir
  3. Oi Marcelo, muito obrigada, pra vcs também...se Deus quiser, em janeiro vamos nos conhecer.

    Querida Zineide,
    Obrigada!!! Feliz Natal pra vcs também. E obrigada pelo apoio. Calgary é uma opção sim, só perdeu pra Vancouver pelo clima, mas se Deus quiser, pode vir a ser a nossa casa tb...bjs

    ResponderExcluir
  4. Oie Renata Querida!
    Que emocionante post em amiga! Aff!
    Pensa se não chorei um pouquinho...ha!ha!
    Como sempre tem post seu que "acerta na veia"
    trás lembranças...sentimentos que me são difícieis pois sou "órfão" de pais vivos e tem coisas que somente Deus para me dar a força que necessito. Mas abafa o caso.
    Amiga, tbém vejoO a hora de um dia a gente se conhecer. Como eu costumo dizer: "Sempre há algo de muito bom para acontecer na vida da gente!"
    Renata,desejo um super FelizZ Natal para você e sua família, repleto de amor e paz,harmonia, prosperidade infinita, amizades verdadeiras e tudo o mais que o seu coração desejar!
    Boas Festas!!
    Bjus de LuzZ! Bia. =D

    ResponderExcluir
  5. Oi Bia, muito obrigada, eu desejo tudo de bom pra vc também...bjs

    ResponderExcluir
  6. Renataaa! Obrigada pela torcida flor!
    Estamos doidos p ter um Natal imigrante... mas lendo o seu post confesso que bateu um medinho :(
    rsrsrs mas nao vou pensar nisso agora... nada de sofrer por antecipaçao.

    Um bjao e um feliz natal p vc com muita alegria :D

    Bjs, Sa

    ResponderExcluir
  7. Oi, Renata!Eu acho q o Zipcar é uma opção estando lá, sem carro e para uso ocasional, mas, dizem q é mais barato alugar por aqui para utilizar por mais tempo enquanto se explora a cidade a procura de moradia etc.Bj

    ResponderExcluir