"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















sábado, 4 de dezembro de 2010

Emigrar sempre vale a pena.

Acabei de fazer uma peregrinação por alguns blogs de pessoas querendo emigrar e outros já decididos a emigrar, e encontrei alguns questionamentos que, eu acho, que posso ajudar a responder, afinal, estou emigrando pela segunda vez rsrsrsrsrsrs...
Mesmo sem ter chegado no Canadá ainda - que é o país em questão - tem coisas que acontecem com qualquer um que se dispõe a mudar de país; dúvidas, medo, ansiedade, sentimentos comuns a quem está prestes a dar um giro de 360 graus em sua vida.
1- Nunca espere apoio de todos os seus familiares e amigos
Quando eu, recém formada, com somente 23 anos, decidi ir para os EUA, eu não escondi de ninguém; foi uma decisão "pública", então, eu me expus a muitos comentários, como por exemplo: Você vai ter coragem de deixar sua família??? Tenho certeza que você não vai aguentar nem 3 meses!!! Você acha que vai dar certo??? Eu conheço uma pessoa que foi e detestou... Nossa Renata, você é tão fria, você não pensa em sua avó que já é de idade??? ela pode morrer...
A pessoa tem que saber o que quer porque o "bombardeio" psicológico vem de todos os lados...o "mundo" conspira contra rsrsrsrsrs... a torcida pra que a gente desista é grande, mas sabe porque??? É simples: muita gente gostaria de ter a coragem de fazer o que nós estamos fazendo, então, incomoda quando alguém tem atitude de dizer: Eu vou mudar a minha vida.
Quanto a família é aquela coisa meio egoísta tipo "Eu te quero perto de mim", sabe??? Eu passei uma barra com minha mãe quando fui para os EUA, ela não aceitava de jeito nenhum que uma filha dela tivesse optado viver em um outro país. Só pra vocês terem uma ideia, quando eu pedi pra fazer intercâmbio pela primeira vez minha mãe me disse: Nem pensar!!! eu não coloquei filha no mundo pra viver na casa de estranhos...
Gente, ela é dentista, não é uma pessoa sem instrução, mas é do tipo que quer os filhos bem perto, sabe??? Pois bem, ela sofreu muuuuuito, me fez sofrer também, mas depois de 8 anos de EUA, um casamento, uma filha, um diploma americano, experiência profissional e de vida, ela foi obrigada a reconhecer que eu fiz o certo pra minha vida.
2- É preciso ter objetivo
Ninguém pode pensar em emigrar sem estudar sobre o assunto, sem ter consciência das dificuldades que vai ter que enfrentar. É ingenuidade achar que ao trocar de país, você que antes era uma "minhoca" vai simplesmente sair do casulo e virar uma "borboleta"... não é um "conto de fadas", um "mar de rosas". É preciso muito foco e objetivo pra ver os resultados.
Pra entrar no mercado de trabalho americano eu tive que, literalmente, ralar muuuuuito, comecei do zero; tive que pegar todo trabalho que aparecia - leia-se subemprego rsrsrsrsrs... - pra pagar meu college - que era muuuuito caro - não fazia extravagâncias, controlava toda a minha despesa, cada moedinha pra mim era um dinheirão rsrsrsrsrsrs... tudo com o objetivo de tirar um diploma e começar a trabalhar em minha área. Com dois anos de "ralação" em solo americano consegui o meu primeiro estágio - pagava pra trabalhar rsrsrsrsrs - depois o segundo, e, enfim, o meu primeiro emprego na minha área... Aleluia, Aleluia, Aleluia!!!!!
Você colhe o que planta. Eu lembro que pra aprimorar meu inglês - que não era nenhuma "coca-cola" - no meu primeiro ano eu cheguei a estudar em escola particular de dia e escola pública à noite. A falta da fluência no idioma é angustiante!!! quando eu percebi, depois de uns 4 meses, que meu inglês ainda era precário comparado com os nativos, parei tudo pra me dedicar aos estudos...e foi a melhor coisa que eu fiz.
Sem inglês tudo se torna mais difícil.
3- Adaptação
Eu me adaptei facilmente aos EUA, amei o sistema, a organização, o respeito ao cidadão, a falta de burocracia e etc. Mas também conheci pessoas que não se adaptaram, e o motivo é simples: estavam nos EUA, porém, a cabeça estava no Brasil. Se você decidir morar em outro lugar deve preparar a cabeça e o coração. Tudo é diferente, é uma nova vida.
Mas em minha opinião não dá pra não gostar do que é bom, eu quero dizer: qualidade de vida.
O que pesa na adaptação é a saudade da família, dos amigos, e, no meu caso, da igreja. A saudade dói.
O lado bom é que hoje a internet ajuda muito; telefone, tanto nos EUA quanto no Canadá, é bem barato, só não liga quem não quer; o skype ajuda muito porque a gente pode conversar e ver ao mesmo tempo, enfim, está mais fácil matar a saudade.
4- A vida é pra ser vivida
Eu prefiro me arrepender do que eu fiz do que do que eu não fiz.
Enquanto minhas amigas saiam da faculdade pro mercado de trabalho, eu estava tentanto uma nova vida longe do Brasil. Muitas me criticaram por eu ter - nos primeiros anos - guardado meu diploma pra abraçar o subemprego, mas eu estava vendo mais longe, eu estava tendo experiências que faculdade nenhuma me proporcionaria. Conheci pessoas de diversas nacionalidades, convivi com inúmeras culturas; aprendi na prática a humildade; fiz amigos que viraram irmãos, família de verdade; aprendi o sentido real de "depender de Deus"; consegui um diploma de um college americano - o The Art Institute - que vale no Canadá; trabalhei por quase 5 anos numa multinacional canadense, ou seja, adquiri uma boa experiência profissional; casei com um homem maravilhoso - no Brasil isto é quase impossível rsrsrsrsrs tá chovendo mulher, elas não respeitam nem os casados rsrsrsrsrsrs - e tive uma filhinha americana, dei a ela duas cidadanias - quem está no processo de emigração sabe o valor que isso tem - ela sempre terá duas portas abertas... pra mim valeu muuuuito à pena, vivi meus últimos anos intensamente.
Ao voltar ao Brasil encontrei muitos amigos desempregados, muitos se preparando pra concursos por não aguentar mais a instabilidade do mercado; encontrei algumas pessoas felizes, realizadas, mas muitas outras frustradas. Ao olhar pra trás e me perguntar se eu faria as mesmas escolhas, respondo com tranquilidade que sim; eu vivi. Muitas vezes sofri, tive medo, me senti só, mas Deus estava comigo, e Ele promete que o fim é sempre melhor do que o começo...e foi mesmo...
5- Conclusão
Em janeiro estaremos emigrando novamente, e eu já estou com um friozinho na barriga!!! só faltam 4 semanas pra eu sair daqui do interiror de Minas, ir a Salvador me despedir da família e seguir rumo a Vancouver...e começar tuuuuuuudo de novo!!!
Às vezes eu me pego pensando na chegada; vamos chegar lá com as malas nas mãos - meu marido não quer levar nada, ficou traumatizado em fazer mudanças internacionais rsrsrsrsrsrs... - sem casa, sem emprego, sem amigos, sem igreja, sem família... mas com fé em Deus, certos de que se Ele está nos levando, e Ele irá nos garantir por lá.
Como humana que sou, eu, como qualquer pessoa, também fico ansiosa, preocupada, afinal, não sei o que vai acontecer, porém, eu penso que, mesmo com todas as dificuldades, só a experiência de morar em um outro país será muito importante pra mim, pro meu marido e, principalmente, pra nossa filha; será enriquecedor pra educação dela, ela será uma verdadeira cidadã do mundo.
Tá com medo??? tá preocupado??? não sabe se arrisca ou não??? coloque na balança os prós e contras, pense no quanto a experiência será valiosa pra você e tenha como consolo que você sempre pode voltar pro Brasil... mas saiba que a maioria não volta rsrsrsrsrsrsrs...
Para os casados: Vocês verão como morar longe da família e dos amigos une os casais, o núcleo da família. Eu e meu marido nos EUA éramos muito mais amigos e cúmplices do que aqui no Brasil... morar longe faz bem pro casamento rsrsrsrsrsrsrs.... e como faz!!!!

15 comentários:

  1. Nossa!Que maravilha de post!Parabéns!É isso aí, eu tb estou ciente de todas as dificuldades e barreiras q terei q vencer ao chegar na minha nova terra.Não será um mar de rosas, mas quando se está disposto e feliz, tudo torna-se possível.Eu ainda terei que passar por 2 anos de curso para receber o diploma canadense para depois começar a trabalhar.Isso já mudou um pouco e existe a previsão de nova mudança para final de 2011 e 2012.Vms ver se simplificam mais um pouquinho já que a saúde no Canadá está cheia de problemas, faltam profissionais e existe um documento oficial exigindo a inclusão de dentista no sistema público de saúde.Abraço!

    ResponderExcluir
  2. OI, Renata!Vi seu comentário agora.Vms para Alberta.Meu curso é em Edmonton.O casal amigo vai p Calgary.Meu email é belossorrisos@hotmail.com.Te passo meus números!Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Marcelo, a área de saúde lá fora é maravilhosa!!! vele muito à pena investir, pagar o preço pq, com certeza, vc terá retorno...ai, que pena que eu não levo jeito pro negócio...me formei em comunicação...e minha mãe é dentista, eu bem que podia ter tentando, mas não gosto mesmo...

    ResponderExcluir
  4. Calgary é uma possibilidade, caso Vancouver não seja o que esperamos, mas o frio...eu ainda penso 2 vezes rsrsrsrsrs...

    ResponderExcluir
  5. Post maravilhoso!!!
    Vocês abordaram um assunto que está na cabeça de todos os futuros imigrantes, mas que nem todos têm a experiência para avaliar.
    Adorei!

    Tenho certeza de que o Canadá será mais uma experiência maravilhosa na vida de vocês!!!

    Toda a sorte do mundo!

    Beijos
    Pati

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Dificilmente uma pessoa que não põe realmente todos os aspectos na balança terá uma emigração interessante, pois a cabeça dela estará fora do Canadá em algum momento. Emigrar é respirar Canadá, viver Canadá, entender Canadá.

    Temos que realmente enfrentar as dificuldades que devemos saber claramente que existirão antes mesmo da emigração.

    No meu post "Eu vou sair, você fecha a porta?" Citei justamente isso. Há muitos fatores que nos prendem, mesmo assim devemos definir o que é mais importante pra nossas vidas, pra família que irá junto, pros filhos, pro futuro. Espero poder ter a chance de viver, e se não der certo, tentei!

    Espero tudo de melhor pra vocês nesse novo caminho e parabéns por todas as conquistas. Vocês as merecem!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Oi Filipe, eu li o seu post "Eu vou sair, você fecha a porta?" e achei muito bacana, aliás, gosto muito do seu blog rsrsrsrs...abraços

    ResponderExcluir
  8. É, Renata, o frio é a ser considerado, mas a gente tira de letra!Sei que todos que estão lá estão bem adaptados e o frio passa a ser um pequeno detalhe quando colocamos na balança os benefícios.Hj é domingo, estou dentro de casa, não pelo frio (rsrsrs)mas, imagino sair e ter que enfrentar a falta de educação no trânsito, estacionar carro na rua dos "donos" que cobram preços exorbitantes (e ai de vc se n pagar!),fora a violência que nos assusta e nos deixa acuados atrás das grades do nosso próprio lar!Abração!ah, sim, vc falou que sua família é Caldas?de que cidade?

    ResponderExcluir
  9. Cara Renata,
    Parabéns por todas as graças alcançadas!!!
    Acabei de ler o seu post, o que me fez muito bem.
    Sou casada c Marcelo do Blog, Canada em Calda,e soteropolitana tb!!!
    Adorei saber de suas experiências, muito importantes para nós nesse momento.E suas sábias palavras me deram a alegria e certeza de que imigrar vale mesmo muito a pena.
    Sucesso em TUDO que desejarem!!!
    Estou muito feliz em te conhecer, ainda que por blog!Rsrsrrs. Mas breve em Salvador!
    Grande abraço,
    Verônica

    ResponderExcluir
  10. Ai, Renata, desculpa!Que maluquice minha...kkkk...o email é belossorrisos@terra.com.br!!!!loucura!A minha família Caldas é de ILhéus!Olha, se a gente procurar, daqui a pouco somos parentes!q legal ter uma prima no Canadá!kkk...já tenho um primo lá, em Kamloops, BC, apesar de n ter contato!abraço

    ResponderExcluir
  11. Ah, sim, me add no msn:dentalmfc@hotmail.com...e sua mãe?como se chama?

    ResponderExcluir
  12. Ai Renata... nem me fala... esse IELTS acaba com o emocional de qualquer um... ainda bem que temos blogs amigos com posts tão interessantes como esse seu que acabei de ler :)

    É exatamente assim como vc falou... as pessoas dizem "vc vai morar longe? mas e se sua mae morrer" o.O

    Tenso né! Ainda bem q vc nao deu ouvidos e foi viver.

    Bjs, Sa

    ResponderExcluir
  13. Ja coloquei vcs na nossa listinha! Adorei o blog ;)

    ResponderExcluir
  14. Marcelo e Verônica, vou responder pra vcs via email, se dessa vez estiver correto rsrsrsrs...

    Sa, estou na torcida por vcs, com certeza, mais cedo ou mais tarde esse obstáculo será superado...tb vou acompanhar vcs nessa saga rumo ao Canadá...bjs

    ResponderExcluir