"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















terça-feira, 7 de dezembro de 2010

"Quando tudo diz que não..."

Já há algum tempo eu acompanho blogs sobre o Canadá, quero dizer, há muuuuuuuuito tempo rsrsrsrsrs...desde que surgiu a ideia de ir pra lá há quase 4 anos rsrsrsrsrs...ou seja, já deu pra ler sobre as experiências de muita gente; mesmo sem saber o nome das pessoas, ou mesmo o nome dos blogs de cabeça, eu lembro de muitas histórias interessantes, outras marcantes.
Tem alguns blogs que me chamam uma atenção especial, como por exemplo: o de casais que fizeram todo o processo super animados, empolgados, unidos, em sintonia, e que quando chegaram no Canadá, quando as lutas começaram a aparecer, as postagens foram diminuindo, os textos foram ficando tristes e, de repente, os blogs foram deletados ou abandonados. Outro tipo de blog e de postagem que me "toca" também é o daqueles que desistiram do processo por alguma dificuldade encontrada no caminho; e é sobre esses que eu quero falar hoje.
Eu estava visitando alguns blogs por esses dias, como sempre faço, e encontrei um casal - não lembro de que blog - que não alcançou a pontuação mínima do skilled workers, tendo o processo negado. Diante desse fato, eles, pelo que li, desistiram da ideia de imigrar pro Canadá. Assim como esse casal, eu também li há algumas semanas, duas outras famílias que tiveram seus processos negados por outras razões... A tão sonhada "porta" canadense se fechou pra eles. Eu não consigo ler essas histórias sem me colocar no lugar desses casais, dessas famílias, não tem como não se imaginar na mesma situação. Pra mim chega a ser fácil saber o que eles estão passando porque eu mesma senti na pele a frustração de ter o meu tão esperado processo cancelado da noite pro dia... não foi fácil, mas como cada pessoa reage de um jeito diante de uma porta que se fecha, no meu caso, eu optei por não desistir.
Nas minhas incansáveis pesquisas no google sobre o Canadá, certa vez encontrei um cara revoltadíssimo com o país; ele estava em uma verdadeira campanha contra a imigração de brasileiros pro Canadá por ter tido seu visto de trabalho negado. Ele tinha sido convidado por uma empresa canadense pra trabalhar lá, estava tudo certo, todos os documentos em ordem - segundo ele -  mas teve o pedido de visto negado pelo consulado por não ter provado que voltaria pro Brasil assim que o contrato de trabalho acabasse.
O caso desse rapaz é interessante, e me chamou atenção, pela revolta que ele desenvolveu contra o país por ter recebido um "não". Mas aí eu penso que, se nós pararmos e nos entregarmos à revolta, à ira a cada "não" que recebemos, nós estamos perdidos!!! Quem está no mercado de trabalho sabe do que estou dizendo; quantos "nãos" recebemos pra conseguir o primeiro "sim"???
Eu lembro que nos EUA eu tive que ir pra inúmeras entrevistas, recebi vários "I will call you...", desanimei em muitos momentos, até que um dia uma porta se abriu...e não era qualquer porta, era a porta de uma empresa canadense de grande porte com filial na Florida... e se eu tivesse desistido pelos muitos "nãos" que recebi???
Esse rapaz do visto negado poderia ter olhado as coisas por um outro ângulo, tipo: Me negaram, mas Deus está no controle, vai ver que não era o melhor momento agora, mas vou estudar o francês - ou inglês - vou juntar uma grana, vou correr atrás dos pontos e vou aplicar como imigrante... ele poderia ter escolhido lutar pelo seu objetivo. O problema é que desistir e se entregar é sempre o caminho mais fácil.
Quando eu soube que o meu processo tinha sido cancelado, eu senti uma frustração enorme, todos os meus planos e sonhos estavam indo por "água abaixo", meu marido, então, foi logo dizendo: Deixa isso pra lá, vai ver que não é pra gente ir mesmo... Eu poderia ter ficado arrasada, ter ficado com raiva e ter desistido, como uma grande parte faz; mas não, eu não desisto fácil rsrsrsrsrsrsrs... principalmente, quando é algo que Deus colocou em meu coração; e eu tenho certeza que o Canadá entrou na minha vida pelas mãos do Senhor, eu não tenho dúvidas disso. Pois bem, o meu advogado já estava pensando em aplicar tudo de novo, porque, segundo a experiência dele, dificilmente o consulado voltaria atrás em uma decisão tomada.
Sem falar com meu marido - muito menos com o advogado - eu entrei em um propósito de oração; comecei a buscar a Deus, pedi direcionamento a Ele e "corri atrás do prejuízo" rsrsrsrsrs... liguei pro consulado e falei com a pessoa responsável pelos processos. Ele foi super frio, não me deu nenhuma esperança; eu desliguei o telefone arrasada, literalmente...eu podia ter desistido nesse momento, tinha tudo dizendo que não ia dar certo, mas, mais uma vez, eu não desisti. Continue com as minhas orações e Deus me lembrou das muitas conquistas que tive nos EUA correndo atrás... Americano dá muito valor a quem tem garra, força de vontade, determinação...eu, então, pensei: Vai ver que canadense é parecido rsrsrsrsrsrs... eu vou escrever um email pro consulado, em inglês, explicando o por quê que eu acredito que eles deveriam reabrir meu processo e me aceitar como skilled workers, vai que funciona...E foi exatamente o que eu fiz...e continue orando, orando e orando rsrsrsrsrsrs...
Um mês depois do email que eu enviei recebi dois emails: um do advogado e um do consulado. O do advogado dizia mais ou menos assim: Eu não imaginei que o consulado fosse reabrir o seu processo, mas eles reabriram e marcaram sua entrevista pro dia... O do consulado foi me passando a lista dos documentos que eu deveria apresentar no dia da entrevista... Glória a Deus!!!!!!!!!!!! Agora eu te pergunto: E se eu tivesse desistido diante do primeiro obstáculo???
Tem processos que fluem, tudo sai no tempo esperado, não tem estress, as notas do IELTS saem de primeira, tudo perfeito; já outros, como o meu rsrsrsrsrsrsrs, são cheios de emoção: É IELTS que trava, é cancelamento, é entrevista que tem que ser remarcada, mil e uma coisas, tudo fora do normal rsrsrsrsrsrsrs... Vocês acreditam que até no dia da minha entrevista, todo mundo que estava esperando junto comigo entrou entrou pra ser entrevistado, enquanto eu, depois de 2 horas de espera, fui chamada pra ser comunicada que a pessoa que iria me entrevistar tinha tido um imprevisto e só poderia me receber no dia seguinte???  até por isso eu tive que passar. Imaginem vocês o meu nervosismo de ir pra entrevista e saber que eu tinha que passar por toda a ansiedade novamente pra voltar no outro dia... não foi fácil não!!! Mas eu penso que eu poderia ter perdido o meu visto se, em qualquer dos obstáculos que apareceram, eu tivesse desistido.
É bom ressaltar que cada caso é um caso, cada história é uma história. Às vezes, uma porta que se fecha nas nossas vidas, nos leva a olhar pra outras direções e nos faz ver possibilidades que antes não tínhamos visto. Nem sempre o que parece ruim num primeiro momento é  o mal pras nossas vidas.
Eu penso muito em como Deus foi bom comigo de não ter permitido que eu me casasse com algum dos meus exs rsrsrsrsrssrsr... sério!!! na hora que a gente acaba, sofre, sente, mas depois que passa... que alívio!!!! rsrsrsrsrsrsrs... hoje, quando eu vejo o marido maravilhoso que Deus me deu, a filha linda que eu tenho, é que eu entendo que todos os relacionamentos que não deram certo - graças a Deus por isso rsrsrsrsrsrsrs... -  foi para o meu próprio bem. 
Eu já li sobre famílias que tiveram seus processos pro Canadá negados, e que, depois, imigraram pra Austrália, pra Nova Zelândia, enfim, encontraram outros caminhos e se realizaram neles.
Eu quero, através desta postagem, encorajar àqueles que ainda têm o Canadá como objetivo, a não desanimar diante das dificuldades.
1Jo5:14-15 "E esta é a confiança que temos nele, que se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, Ele nos ouve, e, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que já alcançamos as coisas que lhe temos pedido."
Segue uma música que eu acho linda, muito boa pra nos inspirar a prosseguir rsrsrsrsrsrs...

11 comentários:

  1. Êta que vc é inspirada e nos inspira, hein?rsrs.Me aconteceu de meu processo p Australia n dar cert, pensei no Canadá tb , mas, desisti.Qdo já tinha desistido de TUDO,outro caminho me foi mostrado, outras portas foram abertas e agora, O canadá é meu objetivo, será minha nova terra.Vc ainda conhecerá muito da minha jornada!!Janeiro vem ai!rsrsrs...abraço

    ResponderExcluir
  2. Eu me vejo em muitas de minhas decisões nesse post! rs...
    Não sei se a palavra correta a usar é teimosia, mas acho que é uma teimosia boa. Pelo menos estamos ali tentando, e não poderemos depois dizer "e se tivesse dado certo?".

    Algumas vezes o tombo também é maior quando fazemos isso, mas acho que vale o risco. Devemos realmente arriscar para conseguir chegar aos objetivos da vida, e se errarmos e cairmos, levantamos e bola pra frente, e mais uma lição aprendida.

    Eu estou bem no comecinho do caminho de emigração, e já posso dizer o quanto está sendo complicado. O caminho mais fácil é sempre mantermos a vida como está, e se acomodar.

    As vezes penso que o processo pode ser tão, mas tão difícil, que algumas coisas nas nossas vidas passam a serem mais fáceis, pois já estamos acostumados a "conseguir" coisas "impossíveis". rs..

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Marcelo, kkkkkkkkkk... então, vc é mais um dos que não se curvam diante das adversidades, tem um futuro promissor como imigrante rsrsrsrsrs... pq imigrante é assim, cai, levanta e começa de novo rsrsrsrs...nos vemos em Janeiro, se Deus quiser...

    Oi Filipe,
    Pelo que leio no seu blog te sinto uma pessoa tranquila mas bem determinada. Com certeza você vai alcançar seu objetivo, acho que vc é daqueles "de vagar mas sempre em frente", sabe?
    Vc ainda vai ter muuuuuitas histórias de superação pra contar em seu blog...abraços

    ResponderExcluir
  4. Obrigada por este post! Parece que foi escrito pra mim!!! (eu estava mesmo precisando renovar minha forca de vontade... rsrsrs)

    Um super beijo
    Pati

    ResponderExcluir
  5. É isso amiga vamos espalhar energias positivas, pois uma positiva derruba centenas negativas!!Deus sabe os nossos caminhos.beijos

    ResponderExcluir
  6. Oie Renata, Queridona!
    Que post maravilhoso, aff!
    Quando a gente sabe que são planos de Deus para a vida da gente, a palavra "desistir", não cabe em nós!
    Fé, Força e Coragem amiga!
    Bjus de LuzZ!

    ResponderExcluir
  7. Olá, sou amiga de Marcelo. Ele me falou de vc.Moro em Salvador e estou muito ansiosa para te conhecer. Estaremos imigrando pela segunda vez para o Canadá em maio. Vamos para Calgary.
    Estou torcendo para a gente se encontrar antes de vcs viajarem
    Tenho absoluta certeza que vcs vencerão. basta dar tempo ao tempo.
    Todos os brasileiros que conheci estão super bem, mas correram atrás dos seus objetivos.
    Um beijo enorme cheio de muita sorte e energia positiva.

    Zineide
    Zica10@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Pati, que bom que o post chegou em boa hora pra vc...tenho visto suas fotos, vcs estão numa fria mesmo, hein???? rsrsrsrsrs... conselho: nunca olhe pro tamanho dos problemas, olhe pro tamanho do Deus que pode resolver qualquer problema rsrsrsrs... eu sempre faço assim...bjs

    Sá, é isso mesmo, não podemos paralizar a nossa fé diante das adversidades, temos que olhar sempre pro alvo que queremos alcançar...bjs

    Bia, vc está certa, com fé em Deus a gente vence tudo...bjs

    Oi Zineide, vou anotar seu email e em janeiro nos encontraremos pra coversar melhor...bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi Renata! Postei um comentário no post "Vou sentir saudades" Se puderes, dá uma olhada lá!
    Primeira vez que visito teu blog e acho que não foi por acaso... afinal, para quem crê em Deus, nada é por acaso... não é? Dá uma olhadinha lá, tá?
    Abçs e fiquem na paz do Senhor

    ResponderExcluir
  10. Oi Clarissa, acabei de ler a mensagem que vc me deixou, vou te escrever no seu blog...bjs

    ResponderExcluir
  11. Não se pode desistir! Tentar, tentar e tentar; Mas sempre crendo que Deus está no controle!

    E se por algum acaso não for agora, tento mais uma vez, crendo que ele está no controle!

    Abraços!!!

    ResponderExcluir