"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Passamos pelas mesmas coisas...

Nos últimos dias eu estava totalmente voltada pra uma palestra que eu daria para os jovens na igreja. O assunto era "namoro cristão" - ou seja, assunto bem delicado rsrsrsrrs... - por isso, eu meio que sumi do blog rsrsrsrs... estava estudando uma forma de abordar o tema de forma prática, simples e direta. Bom, a palestra foi ontem e, em minha opinião, acho que deu pra conscientizar os jovens e adolescentes presentes da importância de aprender a confiar e esperar em Deus...quem gosta de esperar, né???? NINGUÉM!!!!
E o interessante é que quem está esperando não vê que outras pessoas também passam ou já passaram pela mesmo coisas; e que depois que passa a gente vê que o "bicho não era tão feio" quanto pensávamos.
Os adolescentes apaixonados sofrem como se nunca fossem amar alguém de novo, como se os pais não entendessem o seu sofrimento, o seu "amor"...se humilham, choram, sofrem por algo que, em 99% dos casos, não vai dar em nada; porque com 13, 14 anos não dá pra se definir o rumo da vida. Nós, adultos, sabemos disso, afinal, também já fomos adolescentes apaixonados rsrsrssrsrsrsrs...
Como qualquer pessoa que está no processo de imigração, eu costumo visitar blogs - acho que eu e "toda a torcida do flamengo" rsrsrsrsrss...  - e encontro muitas histórias parecidas com a minha, e é sobre isso que eu gostaria de escrever hoje.
Como vocês já sabem, o meu processo já está aprovado, só está faltando fazer o tão esperado "landing" pra que o processo seja concluído com sucesso. A nossa ida pro Canadá está marcada pra janeiro de 2011.
Aí quem está lendo agora e ainda está na fila esperando, tá pensando: "Ai, eu não vejo a hora do meu processo acabar...", "Que inveja!!! quando será que chegará a minha vez???" e coisas do tipo rssrrsrsrsrs...
Eu sei porque eu também tive que esperar, e pior, o meu processo era da leva dos antigos...hoje os processos estão sendo finalizados em menos de 1 ano...e muita gente ainda acha que 1 ano é muuuuito tempo. E é mesmo, pra quem está esperando 1 ano é uma eternidade. Primeiro porque a gente não consegue viver normalmente quando estamos esperando alguma coisa acontecer; no meu caso, eu contava as semanas, os dias, era um sofrimento...Como meu processo demorou muito, muito mesmo...eu não tenho tudo de cabeça, mas aconcteceu mais ou menos assim: o processo começou em setembro de 2007, me pediram os documentos em novembro de 2008, cancelaram o meu processo em setembro de 2009, reabriram no final de novembro de 2009, me convocaram pra entrevista - porque eu tinha morado muito tempo fora do país - em janeiro de 2010, pediram os exames no final de março - quase 3 meses depois da entrevista - e só deram a aprovação final em julho, no final do mês - quase 4 meses depois dos exames terem sido entregues - Eu já estava achando que o meu processo seria recusado. Foram tantos meses entrando no site do consulado pra ver o andamento do processo, e sempre aparecia "In Process", eu faltava morrer de tanta ansiedade!!! Lia blogs, notícias, mandava emails pra pessoas que já estavam lá; eu queria, de alguma forma, controlar a minha ansiedade. O que posso dizer da minha experiência??? Por mais que a nossa cabeça esteja no Canadá, o mundo ao nosso redor não pára. Devemos nos preparar pro Canadá, mas também devemos viver e curtir o nosso tempo aqui enquanto o processo não chega ao fim. Eu sonhei muito com o Canadá, não entendia o por quê de tanta demora - acho que o meu processo foi um dos mais longos rsrsrsrrsrsrsrs... - mas hoje eu vejo com clareza que o Senhor "meu" Deus tinha um propósito em me segurar aqui - Também, depois que passa é fácil entender, né??? rsrsrsrsrs... - No meu tempo de espera tive tempo livre pra me dedicar a minha família e a minha igreja. Através do trabalho que tenho ajudado a desenvolver na igreja, pessoas ouviram a palavra de esperança, vidas foram "tocadas", eu pude conhecer pessoas maravilhosas, fiz novos amigos, fou um tempo precioso pra minha vida espiritual. Quanto a minha família, eu pude estar presente em um dos momentos mais sofridos que ela enfrentou: a perda de minha avó repentinamente... Deus vê o que nós não vemos, Ele sabe o que não sabemos; tudo acontece no tempo que tem que acontecer...pode confiar que Deus vai te mostrar o por quê de você estar esperando; seja referente ao processo de imigração ou seja em outra área da sua vida, você vai ver.
Com Deus não existe acaso, coincidência ou sorte, é sempre o mover DEle nas nossas vidas... 
Eu lembro que eu e meu esposo estávamos indo à uma cidade chamada Port St Lucie, na Florida, pra comprar uma casa por lá. Muita gente estava comprando propriedades naquela região, as casas eram novas, grandes, de 4 ou 5 quartos, eram muito mais em conta do que em outras regiões, havia muita facilidade de financiamento, enfim, um sonho pra qualquer casal recém-casado que planeja ter filhos. Tiramos um dia pra ir a Port St Lucie escolher e comprar a casa dos nossos sonhos. Saímos cedo em meu carro - um carro novo que nunca tinha me dado problema - e, assim que entramos na I-95(estrada americana), o carro simplesmente parou. Meu marido checou as coisas óbvias como a bateria, motor e etc, e estava tudo, aparentemente, normal. Eu, então, sugeri que voltássemos pra casa, porque seria muito cansativo levar o carro pra oficina, esperar o conserto pra depois seguir viagem. Meu marido concordou comigo e disse que tentaria ligar o carro mais uma vez pra, pelo menos, ver se a gente chegava em casa. Ele tentou, bateu a chave e o carro ligou; nos animamos e decidimos seguir rumo à compra da casa, foi só decidir ir e o carro parou de novo...então, mais uma vez, desistimos de ir e o carro, inexplicavelmente, voltou a funcionar; nos animamos a prosseguir a viagem e o carro parou pela terceira vez; foi então, que eu olhei pro meu marido, ele olhou pra mim e eu disse: Amor, nós sempre oramos a Deus pedindo direcionamento pras nossas vidas, será que Deus não está nos impedindo de ir até Port St Lucie??? Será que lá não é as "Campinas do Jordão" aos nossos olhos??? Vamos voltar pra casa e esquecer Port St Lucie por uns tempos??? Ele concordou comigo, em poucos minutos o carro voltou a funcionar e fomos pra casa. Poucos meses depois o mercado imobiliário americano entrou em crise - como o mundo todo sabe - "colapso" total; quem comprou casa em Port St Lucie por $150.000 não conseguia vender por $50.000, famílias inteiras que optaram morar naquela região sofreram com a falta de emprego, com os altas prestações, com o custo de se morar longe dos grandes centros e etc... As casas maravilhosas viraram verdadeiros"elefantes brancos"... glórias a Deus, o Senhor guia o seu povo... Quando o carro parou eu reclamei, depois que o tempo passou, que as coisas aconteceram, eu entendi, agradeci e glorifiquei o Deus da minha vida.
"Esperei confiantemente no Senhor..." Sl40:1

7 comentários:

  1. Tudo tem seu tempo pra acontecer, e nos surpreendemos com os resultados ruins que podemos ter caso "forcemos" a barra.

    Eu já tive experiências ruins de teimosia, afinal quem não tem. E a maioria delas, apesar de frustrantes ensinam algo.

    Apesar do processo estar bem rápido agora, pretendo ir bem tranquilamente, seguindo meus planejamentos, sem correrias. Quero chegar no Canadá na hora certa.

    Você chegarão no momento certo, com certeza.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Que Maravilha !

    Há MUITO tempo eu não lia um post TÃO bom ! (a carapuça coube em mim direitinho no q se refere `a ansiedade e a achar q sou a única q acha a espera demasiada... realmente olhando p/ aquela tabela dá p/ notar q mta gente já sofreu mto + tempo, nào é !?! ) rs rs rs Um ano não é nada perto do que a galera do processo antigo já passou ! rs rs :)

    O epiódio do carro eu já tive coisas parecidas... Temos mesmo que esperar a hora certa p/ cada coisa, e o que es†á escolhido será sempre o melhor caminho.... e este quem escolhe não somos nós! :)

    De qq forma.... amanhã eu vou fotografar o meu livro favorito e o marcador de livros que fiz para ele. O marcador é SHOW ! Tente visitar o meu blog amanhã ! Hj não pq estou c/ preguiça de pegar a máquina e fazer a foto ! rs rs Mas amanhå vc verá uma foto legal ! :)
    Susoense....

    BOA sorte e tudo de bom ! :)

    DuplaCanadense

    ResponderExcluir
  3. Oi Filipe, leio seu blog direto e vc parece mesmo está bem calmo...que bom que seu processo tem andado, vc vai ver que passa rápido...

    Dupla, que bom que vcs gostaram do post...já visitei o blog de vcs hoje e amanhã, com certeza, farei uma visita...bjs

    ResponderExcluir
  4. Oie Renata!
    Obrigada pela visita lá no blog, amei!! =D
    Linkei teu blog no meu para acompanhar a história de vcs, ok?
    Estava falando agorinha mesmo do teu post pro marido, pois conosco é exatamante assim...se a coisa não dá certo, no momento não entendemos, mas lá na frente, sempre vem a resposta; principalmente a gente que coloca Deus na frente de todas as coisas de nossa vida.
    Tô chegando hj por aqui...felizZ por conhecer um pouquinho da tua história.
    Desejo que Deus abençoe sua vida/família/projetos etc grandemente.
    Abraço Fraterno!

    ResponderExcluir
  5. Olá!Que bom encontrar alguém da terra!É uma dificuldade pq a maioria aqui está indo para Quebec.Este seu post foi muito interessante.Eu também acredito q tudo acontece na hora certinha e da melhor forma possível.Eu ando muito ansioso e chateado com muitas coisas por aqui, pois parece que as coisas andam acontecendo de forma para me pressionar para "me empurrar" pra o Canadá!kkkkk...tento manter a calma, a confiança e a paz no coração.Mas, é difiiiiiiiiicillllll, n ficar ansioso!rsrsrsrs...enfim, vou curtindo minha família e as pessoas q gosto pq sei q sentirei muita falta de todos, mas estou louco para iniciar uma nova vida no Canadá.No momento estou tentando organizar algumas paradinhas da minha vida profissional para começar a me preparar para o "desligamento" final.Um grande abraço e manda notícia, pelo amor de Deus!rsrsrs..Boa sorte!

    ResponderExcluir
  6. Bia Maria,
    Que bom que vc gostou, tb vou acompanhar sua saga às terras geladas rsrsrsrsrs...bjs

    Marcelo,
    Pense da seguinte forma: as coisas estão difíceis pq se estivessem faceis vc não sairia daí rsrsrsrsrs... será que os baianos vão se adaptar ao gelo de Quebec??? eu já tenho 10 anos morando fora, mas sempre vou aí passar férias, inclusive vou ficar 1 semana em SSA antes da minha viagem em janeiro, e não conheço ninguém - além de vcs rsrsrsrs... - que estejam no processo... tem muita gente mesmo????
    Vou acompanhar a saga de vcs tb...fiquem com Deus

    ResponderExcluir
  7. OI, Renata!Vc tem razão nesta sua colocação, concordo plenamente.O caminho está sendo mostrado...basta eu ter paciência e, ao analisar tudo dentro de 2-3 anos, verei que tudo foi muito rápido!Primeiro quando soube da mudança do processo corri para fazer O IELTS, sem compromisso!rsrs...mas, acabei me empenhando tanto que já saí da prova mandando traduzir meus documentos.Quando recebi o certificado do British Council, já tava com tudo prontinho p enviar!Já que vcs vêm aqui, porque n nos encontramos?posso passar nossos contatos e ai a gente marca.Vão ficar em que bairro?NO processo para Quebéc tem um montão de baianos mas,n conheço ninguém.Do processo skilled worker conheço apenas um casal de amigos que estão indo em maio com 2 filhinhas.Este casal é o graaande incentivador para nossa ida.Nós demos a maior força para eles também quando foram morar nos US e depois no Canadá.Agora estão retornando.Vms marcar algo!abração!

    ResponderExcluir