"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















terça-feira, 1 de maio de 2012

Vivendo e aprendendo

Hoje eu tive mais uma aula de costura e posso dizer a vcs que estou gostando da aventura rsrsrrsrsrs... É quase uma terapia; eu fico tão concentrada na linha e nos tecidos que o tempo voa e eu nem percebo. Eu estou  tão animada que, mesmo que eu não faça o curso do college, eu estou inclinada a continuar costurando, nem que seja alguns vestidinhos pra minha filha, pq é algo que tem relaxado a minha mente.
A maioria das pessoas no Brasil não se dá o direito de arriscar novas áreas, pq a obrigação de trabalhar pra ter dinheiro não permite que elas recomecem; o custo de vida é muito alto, o que dificulta a mudança de área; e existe uma barreira muito grande no mercado de trabalho depois que vc passa dos 30, fazendo com que as pessoas tentem se estabelecer cedo na carreira que escolheram.
Aqui no Canadá a idade não é empecilho; é comum encontrar idosos trabalhando e muita gente acima dos 30, dos 40, fazendo cursos de atualização e voltando pro mercado de trabalho.
Existe até um programa pra mulheres que querem voltar a trabalhar, já que muitas, como eu, pararam alguns anos pra se dedicar a maternidade.
Eu parei minha vida profissional depois que minha filha nasceu por opção, mas eu tive que me acostumar a viver com menos, muuuuito menos; e hoje, quase 5 anos depois do nascimento dela, eu tenho certeza que eu faria tudo novamente, sem nenhum arrependimento. Eu sou feliz por ter escolhido ser uma mãe em tempo integral nos primeiros anos de vida do presente que Deus me deu. Foi bom pra ela, pra mim, pro meu marido, enfim, pra nossa família.
Eu tenho comigo que a vida é tão curta, que não compensa passar os nossos anos pensando somente no lado financeiro, fazendo coisas que nos entristecem ou prejudiquem a nossa família... ok, pode ser romantismo da minha parte, mas eu realmente acredito que o ideal é buscarmos alguma coisa que nos preencha de verdade, sem ser um fardo.
Uma das coisas que eu amo em viver aqui no Canadá é pq eu não preciso ser rica pra ter qualidade de vida e proporcionar uma boa educação pra minha filha. É claro que dinheiro é sempre bem vindo e todos temos que trabalhar pra tê-lo; mas o que eu quero dizer é que aqui, pelo menos, podemos nos dar o luxo de arriscar e começar de novo, pq o país incentiva o recomeço.

4 comentários:

  1. Oi, Renata
    Que legal vc ter gostado da costura. Ganhei uma maquina de minha sogra qdo cheguei...achei de ultima, achando q ela queria me colocar para trabalhar algo q nao sabia. Depois eu entendi e fiz quase todas as cortininhas pra bathroom, arrumei roupas da minha filha e foi uma mao na roda no terrivel inverno. Vc vai aproveitar bastante.
    Nao entendi porque isto eh exigencia para vc cursar um college? haha

    ResponderExcluir
  2. É muito bom ouvir isso ,Renata, pq comom sempre conversamos, o que eu procuro no Canadá não é me encher de "grana" mas, sim uma qualidade de vida que não temos na nossa terra!Parabéns pela nova vida!bj

    ResponderExcluir
  3. Oi Marília, é pq eu inventei de aplicar pra fashio design no VCC, e um dos requisitos é que a pessoa tenha noção de costura.

    Marcelo, obrigada, eu tenho certeza que vcs tb vão se adaptar e gostar da nova vida aqui como eu... bjs

    ResponderExcluir
  4. Muito bom ler isso Reanta, essa questão da idade foi algo bem importante pois como já passei dos 30, minha preocupação era começar do 0 no Canadá, mas esse post me incentivou muito.
    obrigada!!
    Beijos

    ResponderExcluir