"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















terça-feira, 29 de maio de 2012

Meus amigos chineses

Oi gente, hoje eu quero falar com vcs um pouco sobre os chineses daqui. Pra quem não sabe, Vancouver é cheia deles!!! me disseram que os chineses descobriram a cidade há mais de 50 anos atrás e, desde então, eles não pararam de vir. 
Com certeza o crescimento financeiro da China tem muito haver com essa imigração, pq  muitos empresários passaram a mandar seus filhos pra estudar aqui, e muitas famílias se mudaram pra cá trazendo gerações inteiras com elas.
Assim que vc chega em Vancouver já percebe que os chineses estão por todos os lados. A cultura asiática é facilmente encontrada nas praças de alimentação dos shoppings e nos mercados, cheios de produtos típicos. Mas muitos deles estão, sem sombra de dúvida, concentrados em Richmond, onde eu moro. Aqui é fácil encontrar cartazes, revistas e jornais escritos totalmente em mandarim.
Como muitos de vcs já sabem, eu tive dificuldades de achar uma escola pra minha filha quando eu cheguei, pq eu não queria que ela se sentisse estranha numa sala de maioria chinesa, principalmente pelo fato das crianças falarem mandarim entre elas; mas fora isto, depois de 8 meses vivendo na "china town" de Vancouver, eu posso dizer a vcs que eu fui surpreendida pelas qualidades da cultura chinesa.
Os chineses são muito família e educam bem seus filhos, parecem até com os brasileiros no sentido da proteção. A grande maioria deles investe muito na educação e no respeito às gerações, e é comum encontrar avós cuidando dos netos enquanto os pais trabalham, exatamente como nós, brasileiros, agimos quando temos parentes por perto.
No meu curso de inglês eu conheci pessoas de diversas nacionalidades, mas os chineses são sempre os mais agradáveis e educados... isso pq não tem brasileiros rsrsrrsrs... mas é sério mesmo, no curso passado e no de agora, eles têm sido ótimos pra fazer trabalhos e trocar ideias.
Eu até estava comentando com um deles no último final de semana que eu aprendi a gostar de Richmond depois que eu percebi que a tranquilidade da cidade era reflexo do jeito chinês de ser. Os chineses não incomodam nada, são super organizados, pacíficos e tranquilos... ok, eles não tem a simpatia brasileira e geralmente são bem introvertidos, mas ninguém é perfeito, né???
Uma vez eu estava lendo uma pesquisa sobre roubos de carro em Vancouver e Richmond aparecia sem nenhuma ocorrência, demonstrando a segurança da cidade.
É comum encontrar pessoas criticando o grande número de chineses aqui pq, segundo falam, ao invés dos chineses se adaptarem ao Canadá, eles querem trazer a China pra cá. Uma clara crítica a influência chinesa em Vancouver.
Mas gente, quer saber??? eu acho que todos os povos são um pouco assim. Eu morei na Florida e lá tem uma cidade chamada Pompano Beach, que nada mais é do que um pequeno Brasil nos EUA. Eu acho que onde se aglomera um grande número de pessoas de uma mesma nacionalidade, a cultura deles sempre vai aparecer, faz parte. Pelo menos a cultura chinesa não nos intimida ou vai de encontro aos nossos princípios de liberdade. É aquela velha história: cada um na sua e todo mundo se respeitando.


2 comentários:

  1. Eu posso dizer por experiência própria: estive em Richmond por 8 dias no mês passado e de início fiquei um pouco chocada com a população 80% oriental (pelo menos esta foi minha constatação). Mas depois que conviver um pouco com eles, e eu tb estava hospedada em casa de chineses, percebi que eles são um povo tranquilo e são geralmente muito educados. Também achei que Richmond é mais tranquila e até mais bonita (pelo menos os jardins) que outras partes da Grande Vancouver. É claro que as vezes é chato morar em um lugar predomina uma cultura só, mas: se não pode vencê-los, junte-se a eles!!! hehehe

    ResponderExcluir
  2. Oi Fernanda, eu tb acho Richmond uma cidade linda, uma das mais bonitas de Vancouver, com certeza... bjs

    ResponderExcluir