"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Vou sentir muita saudade...

Domingo passado, depois do culto, eu estava conversando com alguns amigos sobre o Canadá; até que eles me fizeram a "pergunta inevitável": Quado você vai??? E eu respondi que em janeiro (pelo que tudo indica); e um deles, então, me disse com uma feição sentida: Já? você vai fazer muita falta...
Ir pro Canadá é ver um projeto de anos se concretizando, é uma realização pessoal. Porém, eu estou ciente, de que não vai ser um "passo" fácil de ser dado; quando eu paro pra pensar em tudo e em todos que ficarão pra trás, eu percebo o quanto vai ser duro partir.
Eu penso muito na igreja, no trabalho que tenho feito, e tenho vontade de não ir...é sério mesmo!!! às vezes eu penso em ficar...eu penso nos jovens que estão estudando comigo na escola dominical, nas pessoas que gostam de me ouvir ministrar, eu penso no Pastor e em sua esposa que são tão sobrecarregados e, de alguma forma, o pouco que eu faço já é uma ajuda.
 Como eu já tive a experiência de morar fora, eu sei que, provavelmente, eu não serei útil na igreja de lá quanto eu sou aqui. Primeiro porque pra onde eu vou, não tem nenhuma Igreja Batista brasileira, as que têm são canadenses, e o ritmo de trabalho é completamente diferente; e depois, daqui que eu chegue, que escolha uma igreja, que me adapte ao lugar, que as pessoas me conheçam...leva muito tempo!!! eu vou sentir muita saudade da minha igreja!!! Uma coisa me tranquiliza: eu sei que estou no centro da vontade de Deus, e só isto, pra mim, é o suficiente pra que tudo saia da melhor forma possível.
Agora, voltando pro assunto saudade: E a comida??? eu vou morrer de saudade da comidinha que Adeir, minha querida secretária, faz pra mim...o feijão dela é tudo de bom!!!
Quando eu morava nos EUA, eu adorava ir ao mercado; era tudo tão limpo, tão no lugar; as frutas brilhavam, era difícil achar alguma coisa estragada, tudo parecia ter saido de uma foto, de tão bonito que era; mas quando a gente provava...ai, que saudade do Brasil!!! muitas não tinham o mesmo sabor, algumas não tinham sequer sabor ou, quando tinham, o sabor era indecifrável rsrsrsrsrsr...sério mesmo!!! é claro que com o tempo a gente se acostuma e acaba achando até gostoso; vai aprendendo a usar os temperos locais e acaba se adaptando...mas no começo é dureza!!! Tudo bem que isto foi nos EUA e não no Canadá, e talvez no Canadá seja melhor - espero que seja!!! - mas, com certeza, nunca vai ser como no Brasil.
Sem falar que lá não dá pra ter cozinheira em casa, né??? tudo é na base do "se vira nos 30": vai pro trabalho, chega em casa, limpa, cozinha, lava, e depois faz tudo de novo rsrsrsrsrs...ok, as coisas são mais práticas do que no Brasil, o "bicho não é tão feio como estou pintando rsrsrsrsrs...com o tempo a gente pega o jeito, e as coisas fluem.
E a saudade da família e dos amigos??? O bom de morar no mesmo país, na mesma cidade é saber que podemos encontrar as pessoas queridas; que podemos marcar um programinha juntos, uma viagem, uma festa...a distância nos priva disto tudo. Eu também vou sentir saudade dos almoços na casa da sogra; da casa cheia de amiguinhos da minha filha correndo e fazendo bagunça; dos vizinhos batendo na porta pra nos presentear com biscoitos quentinhos feitos em forno de lenha...ai, que saudade que eu vou sentir!!!
Outra coisa: as roupas brasileiras vestem melhor. Até achar as lojas certas, demora um pouco pra comprar umas roupas legais. O engraçado é quando a gente está fora acaba acostumando com tudo - até com as roupas - e, com o tempo, passa a achar tudo normal. Eu percebi isto quando voltei pro Brasil; toda roupa que eu vestia, e gostava, minha irmã mais nova - e mais crítica - "torcia o nariz"; teve um dia que ela não aguentou e me disse: Você está se vestindo muito mal, tá parecendo aquelas americanas sem jeito!!!
De uma hora pra outra passei a ganhar roupas, minha avó me deu várias rsrsrsrs...foi aí que eu percebi o quanto eu já estava "americanizada" rsrsrsrs... até as secretárias da casa de minha mãe reclamavam das minhas roupas, dá pra acreditar??? e eu nem acho que eram tão feias assim rsrsrsrsrs...
Mas fora tudo o que eu disse que me daria saudade, acho que eu não vou sentir falta de quase nada. A violência no Canadá é  menor, a corrupção também, o trânsito menos louco; o Canadá é um país mais seguro e mais justo, com todos os defeitos que têm...porque nenhum lugar é perfeito, não é????
Salmo27:4 "Uma coisa peço ao Senhor, e a buscarei: que eu possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do Senhor e meditar no seu templo."

12 comentários:

  1. Oi Re, eh muito triste mesmo quando a gente nao esta perto das pessoas e das coisas que a gente ama. Sinto uma saudade tao grande da minha familia que chega a doer. Nao ha um dia em que eu nao pense neles, ate nos dias mais corridos eles estao na meu pensamento. Tambem sinto muita saudade da minha igreja, principalmente na hora do louvor!! O Pr Steve eh um servo muito usado por Deus, pois sempre sinto o tocar do Espirito em suas pregacoes e as pessoas nao sao tao frias, pelo menos um sorriso elas te dao lol..... ja na questao da comida, nao sinto tanta falta. Voce vai ficar impressionada com as frutas sao mais saborosas aqui, mas docinhas e o milho verde... OMG eh simplesmente inacreditavel, macio e sabor adocicado... eu como cru mesmo lol. No Rio comprar laranjas as vezes era um desafio, pois quase sempre elas eram azeda, tinha que torcer para ser de uma boa safra. Todas aqui sao super doces e sem carocos... nao so laranjas, mas como melancias, uvas..
    Bjs e vem logo!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Então, quanto a comida já estou animada...um desafio `a menos!!!!rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  3. e se bater aquela saudade de comidinha brasileira, eh so vir aqui em casa... o feijao nao garanto, mas arroz, eh toda noite.... feijao preto so as vezes, eh muito pesado para eles...

    ResponderExcluir
  4. E aqui no Brasil eu como o preto quase todo dia rsrsrsrs...é o que eu mais gosto.
    Nos EUA eu era mais light; muita salada, frango e verdura...pq é mais prático tb rsrsrsr...bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá, gostaríamos de agradecer pela força e dizer que de fato, tem horas que não dá mais vonade de ir mesmo...tomara que seu processo seja mais rápido que o nosso, pq com a demora a coisa vai esfriando, vamos nos envolvendo em mais coisas por aqui, enfim, faz parte,"o que os olhos não vêem, o coração não sente"...mas vamos lá, retomar pra recomeçar! Abraços e fiquem na paz!

    ResponderExcluir
  6. Oi Renata!!!
    Comprei as passagens hoje. Vamos dia 11 e chegamos dia 12. Até o dia 10 já estava tudo lotado. Só restaram as tarifas mais caras. Também pagamos um hotel por uma semana pois dividimos e vamos pagar com o nosso salário ainda, sem mexer na poupança Canadá. Como não conheço nadica de nada fico super apreensiva de fazer reservas sem conhecer o lugar. Quando nós chegarmos, vamos procurar um lugar mais baratinho!!
    E a saudade... nossa, esta já está me apertando e as vezes me pego chorando pelos cantos...dá um frio na barriga e uma vontade de agarrar todo mundo e não soltar nunca mais...e olha que ainda falta tempo para embarcar...
    Quanto ao feijão preto, assim que eu inaugurar a cozinha, vou te convidar para comer lá no meu cafofo!!! Meu marido faz um feijão que dá vontade de beber!!!
    Tenha um ótimo fds!!
    Beijks
    CArina

    ResponderExcluir
  7. Tissy,
    Nós já estamos com os vistos, mas o nosso processo demorou nada menos que 3 anos...imagine a nossa agonia. Meu marido desistiu de ir, ele não queria nem pagar as taxas finais, eu que insisti e, graças a Deus, ele voltou atrás e nós estamos indo em janeiro...é orar, esperar, orar de novo pra não correr o risco de ser confundido...bjs

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Você está escolhendo uma cidade linda e vc encontra tudo em Vancouver. Nós moramos em Kamloops e aqui que é bem menor temos vivido uma vida com tempero brasisleiro. Não tem coloral e linguiça calabresa da Sadia, tá certo. Mas dá pra fazer pão de queijo e ontem encontramos fubá no superstore.
    Deus abençoe.
    P.S: O lance da igreja é verdade. Aí no BR não tinhamos tempo de sentar no banco e aqui ficamos um tempo assim mas hj estamos no dep. Infantil recomeçando na obra.
    Wagner

    ResponderExcluir
  9. Oi Wagner,
    Na verdade, eu não acredito que vamos ficar em Vancouver, nós preferimos lugares menores...eu falo Vancouver, mas quero me referir a grande Vancouver...penso em Burnaby, Victoria, lugares menores...e vcs? Pq Kamloops?
    Ainda bem que eu não gosto de coloral rsrsrsrs...liguiça tá fora da minha dieta rsrrsrsr...mas o pão de queijo eu não dispenso não rsrsrs...fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
  10. Oi,
    O landing foi feito em Toronto em 5 minutos muito rapido. Escolhemos West end em Vancouver por ser em downton perto de tudo e tb tivemos sorte de encontrarmos um bom apartamento.
    Escolhemos Vancouver em primeiro lugar pelo clima e tambem por ser uma cidade muito bonita. As pessoas falam que aqui o custo de vida é alto, para mim quem faz seu custo de vida é vc mesmo.

    Te encontro em Vancouver.
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  11. oi Renata, tudo bem?
    quando vcs embarcam para Vancouver?
    Nós estamos indo em março. Ainda não definimos a data, mas será na primeira quinzena. Já fizemos o landing em abril deste ano, não nos mudamos ainda porque estamos com umas pendencias por aqui, mas se Deus quiser, em março iremos definitivamente.
    abraços e boa sorte!!!

    ResponderExcluir
  12. Oi Renata! Eu já estou aqui em Vancouver! Vim dia 18/11/10. Passei por tudo isso tb. Vir morar no Candá é um sonho antigo e que conseguimos concretizá-lo só agora! Mas muitas coisas e pessoas fiacaram no Brasil... isso realmente é o mais difícil! Mas sabes o que procurava fazer? Olhar para o foco: DEUS! Foi Ele quem me trouxe para cá, Ele vai prover tudo o que necessitamos aqui, inclusive o calor das pessoas que deixamos! Eu creio, Ele provém! Mas o importante é mantermos o foco nEle!
    Estou com um blog tb. Dá uma olhada lá: www.canadaparabrasileiros.blogspot.com
    Ainda tenho que add muitas coisas, mas como acabei de me mudar para a minha casa (quando cheguei, moramos um tempo no basement de um amigo do mau marido e nos mudamod há 3 dias), então não consegui mais postar lá, acredito que amanhã colocarei mais coisas. O interessante é que o layout do meu blog é muito parecido com o teu!
    Amada, gostaria de poder manter contato contigo, pois tendo o apoio de pessoas que tem a mesma crença, tudo pode ser melhor!
    Que Deus esteja contigo, te dando o suporte para passar por este momento de transição.
    Abçs

    ResponderExcluir