"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Privilégio de poucos

Às vezes eu me pego pensando no quanto eu fui privilegiada em ter meu processo de residência pro Canadá aprovado. Eu sei que não sou a única, assim como eu consegui, muita gente também tem conseguido no decorrer dos anos; aplicando pelo "skilled workers", pelo "provincial nominees", por Quebec, ou por outros meios. Porém, o que talvez estes privilegiados não pensem, é que eles são minoria no meio de milhares de pessoas que não têm a mesma chance.
Muita gente, por inúmeras razões, talvez não ache nada demais em ter uma residência canadense nas mãos, ou de qualquer outro país de "primeiro mundo"; eu mesma conheço pessoas que preferem viver no Brasil, estão confortáveis com suas vidas aqui, não vêem necessidade nenhuma de mudar. Mas, mesmo sem poder garantir com números, eu tenho certeza, que a grande maioria dos brasileiros queria muito ter a chance de viver em um outro lugar.
Eu estou morando em uma cidade pequena no interior de MG, onde meu marido tem negócios; e, principalmente por causa da igreja, eu tenho convivido com muitas pessoas, com muitos jovens; e tenho visto de perto as dificuldades que muitos deles enfrentam pra estudar, pra crescer, pra mudar de vida.
O "Brasil" das capitais não é, nem de longe, o mesmo "Brasil" dos interiores; a realidade das famílias classe-média não é a realidade da maioria da população. O país está crescendo? Acho que sim, mas está muito longe de crescer ao nível do que o povo merece.
Domingo pela manhã, eu fui dar aula na escola bíblica dominical para os jovens, como sempre faço, e, mais uma vez, eles me perguntaram o porquê da minha ida pro Canadá; eu, então, respondi que um dos principais motivos era a educação da minha filha; que eu acreditava que no Canadá ela teria melhores oportunidades. Comentei que, assim como minha filha, eles também mereciam um ensino melhor, de qualidade; que as escolas da cidade (todas públicas) não tinham muito pra oferecer. Um deles discordou e me disse que o ensino era muito bom, um dos melhores do país - acho que pra ver se eu mudava de ideia rsrsrsrrsrs... - então, eu fui perguntando pra turma toda: quantos livros eles liam por mês, quais os jornais e revistas que conheciam, se eles tinham aulas de computação, de idiomas, de música, esportes...é claro que a maioria das respostas foi negativa; tirando os livros que, pra minha surpresa, eles lêem com frequência, o resto, eles não têm acesso a nada, as escolas, mal mal, oferecem algumas aulas de inglês; o que é um absurdo!!! Quando eu descrevi pra eles como eram as escolas nos EUA, e disse que eram de graça; eles não acreditaram, ficaram encantados, eles não imaginavam que existissem países com escolas públicas melhores do que as particulares que eles conheciam,e, por cima de tudo, de graça.
Eu observo alguns destes jovens, com tanto potencial, e tão poucas chances; e fico pensando: se eu pudesse levá-los comigo...se eles pudessem estudar em um país como o Canadá...se, se, se...mas, infelizmente, a "porta" só se abre pra poucos.
Este assunto, para algumas pessoas, é polêmico; já li em algumas comunidades comentários do tipo "se batalhar, todo mundo vence na vida", "se quiser estudar, até em escolas públicas a pessoa vai longe", e coisas do tipo. Mas o meu ponto-de-vista não é este, eu concordo que muita gente vence na vida, mesmo lutando contra a "maré", contra os obstáculos; só que, ao mesmo tempo, quantos outros não vão mais longe por simples falta de oportunidade???
Quero lembrar também dos amigos que eu tenho que estão desempregados, outros que trabalham pra ganhar uma "miséria"; pessoas qualificadas, com potencial, que não ganham de acordo com o que produzem porque tem uma lista de recém-formados lutando por uma vaga, aceitando 1/3 do salário que é pago a eles; conheço muita gente que daria tudo pra ter a oportunidade de educar seus filhos com dignidade, que não pensaria duas vezes se tivesse a chance de morar no Canadá. Então, mais uma vez, eu penso no quanto eu fui abênçoada por ter esta chance.
É claro que sem Deus, sem estar no centro da vontade de Deus, nenhum lugar seria bom pra mim, nem pra ninguém; mas, sendo um direcionamento do Senhor, eu vejo o Canadá como um grande privilégio.
Que esta postagem sirva pra lembrar aos que já estão no Canadá, e aos que estão indo; que, mesmo com as dificuldades de imigrante, mesmo com os problemas comuns do dia-a-dia, com as adversidades da adaptação, do clima, mesmo com tudo; VOCÊ É UM PRIVILEGIADO, aproveite a oportunidade que Deus colocou em suas mãos.
1Ts5:18 "Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco."

4 comentários:

  1. entra em contato pelo messenger
    estevammeneses@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Este país é abençoado!!!! Vancouver é linda e tudo funciona!!! Estamos extremamente felizes em viver em um país como o Canadá... queríamos que nossos familiares morassem aqui tb!
    http://ursosnocanada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Só podemos concordar! Fomos abençoados!
    O marido é quem diz: se a gente acostuma com o que é ruim, imagina só com o que é bom...
    Estamos com uma idade na caminhada onde a mudança para o Canadá vai significar muito para os nossos 3 filhos, eles viverão a vida de canadenses, nós seremos sempre imigrantes, mas eles terão a oportunidade de começar a vida no primeiro mundo, isso vale muito a pena!
    Bjs e boa espera nesta reta final!!!
    bjs
    Cristine

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir