"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Toronto ou Vancouver? eis a questão...

Eu tive a oportunidade de trabalhar numa empresa canadense nos EUA por 4 anos; toda a direção da empresa e mais alguns funcionários eram canadenses de Montreal, onde estava a sede da empresa.
Com a convivência, eu fui conhecendo um pouco sobre o Canadá, afinal, 4 anos não são 4 dias; eu tive tempo de aprender um pouco sobre o país e sobre a cultura.
Um certo dia, eu lembro que eu estava numa reunião da igreja, e um amigo me mostrou alguns papeis que ele tinha nas mãos sobre o processo de imigração para o Canadá através do skilled workers. Ele me explicou sobre o processo e eu fiquei muito interessada e, a partir daquele momento, eu comecei a pesquisar sobre o assunto.
Eu vi que tinha chance de conseguir a residência, porém, como o Canadá não é um país tão comentado na mídia como os EUA e a Inglaterra, ficou difícil, pra mim, pensar numa província específica, numa cidade; e naquela época também não tinha a quantidade de blogs e foruns que tem hoje, que ajuda muito quem está pensando em imigrar, tira muitas dúvidas. Eu queria ir, mas não sabia pra onde.
Todos que trabalhavam comigo elogiavam muito o Canadá, mas faziam questão de dizer que era "muito frio", que era frio como morar no freezer da geladeira de casa rsrsrsrsrsrs...sem exagero!!!
Pra algumas pessoas o frio não é um problema, conseguem conviver bem com ele, e até gostam, ou acabam se adptando; mas eu sou baiana, acostumada com o sol, morei na Florida, que também é quente; faz um pouco de frio no fim do ano - já peguei uns 2 graus - mas nunca abaixo de zero.
O brasileiro, em geral, é conhecido por se adaptar facilmente em qualquer lugar. (Não é à toa que Quebec vem fazendo uma grande campanha no Brasil pra atrair novos imigrantes pra província) Como eu sou brasileira, eu tenho chance de me adptar rsrsrsrsrs...mas a dúvida persiste em me atormentar; principalmente, porque eu já tive uma experiência de 1 semana no frio "congelante" de 30 graus abaixo de zero, isso mesmo, sensação térmica de -30, e eu posso dizer que não foi fácil não.
Eu fiz uma viagem de carro com um grupo de amigos, do sul da Florida à New Hampshire. Foi uma viagem maravilhosa; saímos do calor e, quanto mais subíamos o país, o clima ia mudando; no começo era só um friozinho gostoso, mas depois o frio foi ficando mais intenso, começamos a ver um pouco de neve na beira da estrada, nas árvores - tudo muito bonito, cena de filme - depois começamos a ver neve nas casas, nos carros, e quando chegamos em New Hampshire, pensamos que tínhamos chegado em uma cidade de bonecas, a cidade toda estava coberta de neve, eu nunca tinha visto nada igual, era tudo muito lindo!!!
Comecei a tirar fotos, a admirar o lugar, mas como eu não estava com roupas apropriadas, o frio começou a incomodar e eu me refugiei no carro - com o aquecedor ligado, é claro!!! - e só saí pra entrar no ap da minha amiga. Ela me emprestou algumas roupas, nós saimos pra conhecer o lugar, pra tirar fotos, andamos sobre um lago congelado, tudo muito divertido; mas o melhor da viagem era saber que aquele frio era temporário, que eu ia voltar pra Florida rsrsrsrsrsr...
Nós decidimos fazer esta viagem meio que de repente, de uma hora pra outra resolvemos pegar a Sheyla, mulher do meu amigo Jr. que estava em New Hampshire. Fomos quase sem nenhum dinheiro; eu tinha $150 dólares - a rica da turma rsrsrsrs..., o Jr. tinha uns $100, mas como colocou gasolina e comprou algumas coisas, ficou com uns $40, e o Fernandinho com $2, isso mesmo, $2 dólares...a viagem prometia ser uma grande aventura.
A nossa ida foi bem tranquila, tudo saiu do jeito que tínhamos planejado, chegamos lá com um pouco mais de um dia de viagem; mas a volta...tudo que podia acontecer, aconteceu. Eu vou enumerar os fatos:
1- Quando estávamos deixando a cidade rumo à Florida, a neve empedrada da pista rasgou o pneu. Detalhe: o nosso pneu não era próprio pra neve.
2 - Resolvido o primeiro problema, partimos de volta pra casa; mas ao cruzar NY pegamos uma nevasca com ventos muito fortes que davam uma sensação térmica de -30 graus; o rosto queimava, os dedos dos pés pareciam congelar - como eu tinha medo que congelassem pra valer, eu parava nas lanchonetes, tirava as botas e dava uma conferida de vez em quando rsrsrrssss...- e, além de tudo, não conseguimos achar um hotel barato em Manhattan, os mais em conta estavam lotados, e nós "duros", com muito pouco dinheiro, tivemos que deixar a ilha pra procurar um lugar pra dormir na estrada. Até que achamos um motelzinho bem "espelunca" pra passarmos à noite. Como o mais ruinzinho lá, é um 3 estrelas no Brasil, então, a noite não foi das piores rsrsrsrsrs...
3- Ficamos mais um dia em NY esperando o clima melhorar pra continuar a viagem. Seguimos achando que as maiores emoções tinham ficado pra trás...nós não tínhamos ideia do que estava nos esperando.
Meu amigo Jr. é um excelente motorista, sabe dominar um carro, mas, até então, nunca tinha dirigido em pistas congeladas, ele não tinha noção de como um carro pode patinar, e nós, muito menos rsrsrsrs...ele estava dirigindo quando percebeu que ia perder um retorno, então, ele tentou reduzir o carro pra ver se ainda dava tempo de entrar...que loucura!!! o carro "patinou", ele perdeu o controle, o carro girou 360 graus equanto um caminhão, daqueles bem grandes, vinha atrás de nós. Sabe aqueles momentos que você passa em câmera lenta??? pois bem, enquanto o carro rodava na pista e nós víamos o paredão da estrada passar na nossa frente, ninguém abriu a boca, quando o carro parou e o caminhão passou, foi aquela gritaria "AAAAAAAHHHHHH!!!!!!!!!!!!!"...rsrsrsrsrsrs...Só tem uma explicação pra termos saído ilesos: Deus. Não foi nada além da proteção DEle; oramos antes de viajar, durante a viagem, e Ele nos livrou desta.
4- Quando íamos passar por Washington, as estradas foram bloqueadas pela, o que eles consideravam até então, a pior nevasca dos últimos tempos naquela região. Ficamos presos na estrada em um posto que tinha uma loja de conveniência; na verdade era um espaço com um Burger King, umas 2 outras lanchonetes menores, e uma lonjinha pra turistas. Não tínhamos dinheiro nem pro lanche; mas como Deus não desampara seus filhos...os funcionários do Burger King, nos ouvindo conversar em português, vieram falar com a gente; todos eram brasileiros em intercâmbio do tipo "work and study", e nos deram os lanches de graça...como Deus é bom!!!
Ficamos no posto, cansados, com sono, ouvindo a tv dizer que as autoridades não tinham previsão de liberar as estradas; ou seja, poderíamos ficar presos lá por dias, estávamos sem saber o que fazer. Mais uma vez Deus foi misericordioso conosco; liberaram as pistas no final do dia, e seguimos viagem...até que enfim!!!
Agora, voltando pra ideia central do post "Toronto ou Vancouver?": Como as pessoas que trabalhavam comigo eram de Montreal, e nunca me passou pela cabeça a possiblidade de ir pra lá - não que eu tenha nada contra, mas sendo o francês o primeiro idoma seria mais uma dificuldade pra enfrentar- me sobraram 2 opções: Toronto e Vancouver.
A primeira eu já tinha ouvido falar por ter uma comunidade brasileira grande. Eu até assisti há um tempo atrás, uma matéria no programa Planeta Brasil, da Globo Internacional, sobre a vida dos brasileiros que estavam residindo lá; e eles só tinham coisas boas pra contar.
Sem falar, que brasileiros que saem dos EUA pro Canadá, geralmente optam por Toronto, por ser próxima a NY; então, de vez em quando, eu escutava falar de pessoas que estavam indo pra lá; eles diziam que Toronto tinha mais oportunidades de trabalho, que a comunidade brasileira já era estabelecida, entre outras coisas. Alguns diziam que Toronto era quase uma NY em terras canadenses...só elogios ao lugar.
Mas eu me perguntava e ainda me pergunto: e o frio??? Sempre que se fala no frio de Toronto, os apaixonados pelo lugar fazem questão de dizer que não é tão ruim como parece; que as roupas ajudam bastante, que as casas têm aquecimento, que ninguém se expõe ao frio e etc...mas eu confesso que o frio muito intenso ainda me preocupa.
A minha segunda opção surgiu em uma conversa que eu tive com uma canadense que trabalhava comigo. Eu perguntei a ela qual era o lugar mais quente do Canadá, e ela me respondeu que era Vancouver; eu, prontamente, na maior animação, disse que, então, era pra lá que eu iria, e ela me disse com todas as letras: Vancouver é quente, porém chove muito, é conhecida como "raincouver", é um lugar lindo, mas o custo de vida é altíssimo, não é um lugar bom pra morar.
Depois desta conversa eu comecei a pesquisar sobre a região, mostrei muuuuitas fotos de Vancouver pro meu marido - que também não gosta muito do frio - e coloquei na minha cabeça que era a minha escolha.
Porém, cada dia que passa, e fica mais perto da nossa ida pro Canadá, eu me pergunto: será que Vancouver é a melhor opção pra gente???
Vancouver tem um clima ameno, é um lugar lindo, mas o que adianta tudo isso se não tiver trabalho??? Por outro lado, o mundo todo está em crise, ou seja, não importa pra onde vamos, de um jeito ou de outro, sentiremos reflexos da crise.
Há pouco tempo li no blog do Filipe(  http://dreamoncanada.blogspot.com/ ) uma matéria sobre a saturação de imigrantes em Toronto, sobre alguns projetos pra barrar o fluxo de novos imigrantes na região; o que demonstra claramente que, mais cedo ou mais tarde, emprego por lá não vai ser uma coisa tão fácil também.
Vancouver continua sendo a nossa primeira opção, mesmo com a chuva e com o custo de vida mais alto; inclusive já estamos olhando lugar pra ficar o primeiro mês. Mas como os nossos planos nem sempre são os planos de Deus, ainda continuamos orando e esperando no Senhor...até lá, tudo pode acontecer!!!
Pv16:1"O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa vem dos lábios do Senhor."

8 comentários:

  1. Olá obrigada pelo comentário!
    As suas opções são realmente boas, nós iremos para Mississauga, fica pertinho de Toronto, temos amigos e família por lá, já estão lá há 17 anos, penso que o frio é suportável pois temos a calafetação, uma de nossas amigas é baiana! e aguenta!
    Fui criada na fronteira do RS e por lá é frio de doer a cabeça e os ossos! Não temos aquecimento nas casas e o frio dura 3 meses dia e noite...quando dá a geada a gente vira pinguim! isso sim é difícil, fomos conhecer o Canadá e eu achei que faz frio sim, mas tem o alento dos ambientes aquecidos! Isso faz toda a diferença!
    Achei o Quebec e Otawa muito mais frio.
    Boa escolha! que Deus te ilumine.
    Cristine

    ResponderExcluir
  2. Com amigos e famílias vcs estarão mesmo em casa, tudo fica mais fácil...nós não temos família no Canadá, e os amigos que temos ainda não conhecemos rsrsrsrs...todos feitos pelo orkut.
    E já que vcs moraram no sul, com certeza, a adaptação será mais fácil...e o melhor de tudo é bom saber que o Senhor está espalhando filhos DEle por todo o Canadá...que Deus continue abençoando vcs.

    ResponderExcluir
  3. Olá!!!
    Chegaremos em Janeiro com certeza!! Assim que comprar as passagens colocarei o post e poderemos marcar para nos conhecermos. Vcs já tem data de ida?
    Uma boa semana,
    CArina

    ResponderExcluir
  4. Oi Carina, eu quero ir dia 3, mas as passagens dia 11 estão mais em conta. O problema é que eu vou alugar um quarto por 1 mês, então viajando no dia 11 eu perderia quase 15 dias...e vcs???

    ResponderExcluir
  5. oi amiga,nao se preocupa pois eu estou aqui tambem congelando, mais Deus da o cobertor conforme o frio!

    ResponderExcluir
  6. Graça e Paz do Senhor!!!
    Obrigada pelo comentário no blog! Vejo que estão em fase de decisões...que o Senhor os oriente e direcione em cada escolha, pois Ele tem mesmo a resposta certa!!! E se precisar de qq coisa estamos por aqui! Deus os abençoe!
    Abraços,
    Karin Sandri (Ovelhinhas no Canadá)

    ResponderExcluir
  7. oi...vi seu comentario no blog da Carina, bom não compre passagem pelo site, é mais caro, ligue na central de reservas sai bem mais em conta, não pergunte pq eu nao sei, mas eh, quando comprei a minha passagem entre site e central foi uma diferenca de 500 dolares. Alem do mais vc pode parcelar em 10x.
    E tb pesquise em agencias no canada mesmo, eles tem convenio com a air canada e portanto preços mais barato que os nossos mas tem q ter cartao internacional, se vc tem vale a pena, quando vim nao tinha. Tropical tour em toronto é uma agencia especializada em viagens ao Brasil então vale a pena uma cotação com eles.. Parabens pelo Blog. Beijos.

    ResponderExcluir