"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Uma cearense na Holanda

Hoje eu conversei com uma amiga que está na Holanda há, aproximadamente, um mês. Nos falamos pelo skype por uns 40 minutos, deu quase pra colocar o papo em dia, eu disse "quase" rsrsrsrs...a gente tinha tanta novidade pra contar uma pra outra, que um assunto foi puxando outro, e depois mais outro; e eu não tinha vontade de desligar. Demos muuuuuitas risadas relembrando as nossas histórias nos EUA!!!
Só que, no melhor da conversa, eu tive que desligar o skype pra dar comida à minha filha; ela já estava "plantada" do meu lado falando o tempo todo "mamãe, papá", "mamãe, fome", não teve jeito de fazê-la esperar mais um pouco rsrsrsrs...fazer o quê???ofícios de mãe rsrsrsrs...
Esta minha amiga morou duas vezes nos EUA como imigrante; eu a conheci, mais ou menos, em 2002, na primeira vez. Nós frequentávamos a mesma igreja, e eu me identifiquei muito com o jeito dela "sincero" de ser rsrsrsrs...ela é do tipo que fala tudo na "lata", e como eu também não sou a meiguisse em pessoa, deu tudo certo rsrsrsrs... e tem outra: ela é nordestina como eu, ela é cearense e eu baiana, tudo em casa rsrsrsrs...
Eu lembro que logo depois do meu casamento, em 2004, ela decidiu voltar pro Brasil com o marido e as duas filhas; eu e muitas outras pessoas a alertamos sobre o que ela poderia enfrentar caso não se adaptasse lá; mas ela, além de uma pessoa maravilhosa, é muuuuito cabeça-dura, é a teimosia em pessoa, não tem igual, só perde pro meu marido rsrsrsrsrs...ela bateu o pé que iria, e foi mesmo. No dia que ela embarcou eu sonhei com ela voltando, eu tinha certeza que, mais cedo ou mais tarde, ela ia voltar pra Florida.
Ela me ligou assim que chegou em Fortaleza, e eu não perdi tempo, contei logo o sonho que eu tinha tido, disse com todas as letras que ela não ia ficar muito tempo lá pq Deus a levaria de volta para os EUA.
(Eu não sou profeta não rsrsrsrsr, mas, às vezes, eu tenho uns sonhos de Deus.)
Ela, como sempre, meio "Tomé", tem que ver para crer, não deu muita confiança; eu voltei pra minha vida de recém-casada, e ela, pra nova vida no Brasil. Em pouco tempo as coisas foram ficando cada vez mais complicadas pra ela: ela se separou do marido, não conseguiu um emprego de verdade, não se adaptou em nenhuma igreja e etc.
Como eu continuava acreditando que ela voltaria para os EUA, de vez em quando, eu ligava pra saber como ela estava, e as notícias quase nunca eram boas; até o dia em que ela me disse que estava pensando em voltar....eu sabia!!!!
Pois bem, ela voltou, começou a trabalhar, se encaixou perfeitamente na igreja, as coisas começaram a andar, estava tudo indo bem, dentro do possível da realidade de uma mãe solteira com duas filhas.
E, então, chegou a minha vez de voltar pro Brasil; eu e o meu marido sentimos que era hora de voltar.
Voltamos pro Brasil em 2008, minha amiga ficou, mas mantivemos contato constantemente, pelo telefone - ela ligando é claro!!! pq aqui no Brasil telefone é uma fortuna - pelo orkut, por email; nos falávamos direto. Um belo dia, ela me contou que a irmã dela, que é casada com um holandês e mora em Amsterdam, tinha convidado ela pra morar lá. A partir daí, ela começou a orar sobre isto, conversou com o Pastor, teve aconselhamento, e eu comecei a interceder por ela. Foram meses orando, buscando de Deus, até que o Senhor começou a direcioná-la pra Europa. No começo, ela relutou bastante com a possibilidade de imigrar de novo, sempre na esperança de que Deus pudesse mudar de ideia rsrsrsrsrs...não adiantou, ela, como serva do Senhor, entendeu que era hora de mudar novamente...finalmente!!!!demorou mas entendeu rsrsrsrsrs...
Uma das coisas mais interessante em conhecer Deus, é entender que os planos DEle nem sempre são os nossos, que o que nós vemos com a nossa limitação humana, não é o que Deus vê, e que os caminhos DEle são sempre os melhores para as nossas vidas.
Minha amiga não queria ir, mas Deus a enviou pra Holanda pra começar uma nova vida.
Nos falamos logo que ela chegou lá, e ela estava um pouco triste; conversei com ela, orei, enviei algumas mensagens, mas fiquei bem preocupada. Eu analisei a situação, me coloquei no lugar dela, e entendi o que ela estava sentindo. Ela estava começando do "zero" em um outro país, tinha deixado pra trás amigos, família, uma história, era muita pressão pra contornar em tão pouco tempo.
Porém, como as nossas orações não são vãs no Senhor, Ele as ouve e responde, Ele moveu "as águas" em favor dela. Hoje, quando nos falamos, ela já estava uma outra pessoa, muito mais alegre, confiante, animada, cheia de histórias pra contar...nossa, que maravilha!!! eu fiquei tão feliz...
Eu perguntei como ela estava se virando pra trabalhar, se comunicar, locomover, e ela foi contando as peripécias de uma cearense na Holanda rsrsrsrsrs:
1- IDIOMA: Como lá quase ninguém fala português, muito menos com sotaque de cearense rsrsrsrs...ela tem que se virar com, pelo menos, um dos três idiomas mais falados no país: o holandês, o dutch e o inglês.
Segundo ela, o inglês dela é horrível; eu considero que ela fale um inglês razoavel, ela entende, fala coisas do dia-a-dia, se vira bem...mas a verdade é uma só: dos três idiomas ela tem que falar um, como ela só fala o inglês, horrível ou não, ou ela fala ou fala, não tem outro jeito rsrsrsrsrs...
2- TRABALHO: É na faxina mesmo. Por enquanto, não dá pra pensar em uma coisa melhor. Recém chegada, sem diploma local, sem idioma fluente...é só Deus na causa!!!como eu creio que pra Ele nada é impossível, quem sabe, em breve, a vida dela não dá uma guinada???eu creio num Deus de milagres rsrsrs...
3- LOCOMOÇÃO: Segundo ela, grande parte da população anda de bicicleta, ela chegou a ver engarrafamento de bicicletas...isso mesmo, de bicicletas!!! o povo lá é do tipo "politicamento correto", pedalar faz bem pra saúde, pro meio ambiente, melhora o trânsito, entre outras coisas.
Ontem ela pedalou por uma hora até o trabalho, ela me disse que quando chegou em casa, tudo doía:  nádegas, pernas, braços, tudo. Eu achei, pelo que vi na câmera, que ela já deu uma boa emagrecida; até eu estou pensando em mudar pra lá, quem sabe assim eu não perco uns quilinhos???rsrsrsrssrs....brincadeirinha!!!!
A meta dela agora é encostar a bicicleta e andar de ônibus, pq carro ainda vai demorar um pouco pra chegar rsrsrsrs...
Não dá pra contar tudo o que ela está vivendo na Holanda, pq são muitas emoções!!! rsrsrsrs...mas quem já imigrou sabe bem o que ela está passando; e aqueles que querem imigrar, devem se preparar pra experimentar coisas do tipo.
Pra encerrar, eu quero dizer que Deus tem promessas para todos que NEle esperam, seja na Holanda, no Brasil, no Canadá, na China ou Japão, em qualquer lugar, Deus continua sendo Deus.
Salmo de número 128:1-2 "Bem aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos! Do trabalho de suas mãos comerás, feliz serás, e TUDO TE IRÁ BEM."

Um comentário:

  1. ah! amiga, so voce mesmo pra contar de maneira tao simples a minha vida, dei boas gargalhadas da minha historia. Obrigada. Realmente e assim mesmo, a vida das pessoas que tem DEUS como DEUS, dono absoluto de nossa vidas, vive na total dependencia,mesmo porque Ele so tem coisas boas pra nos dar (UMA VIDA ABUNDANTE)mais esta abundancia e de paz com Cristo, e de perseveranca que produz paciencia, bem diferente daquilo que as pessoas ver como vida de abundacia, ne verdade? gosto muito quando voce escreve sobre minhas experiencias, depois escreve sobre nossas oracoes nas praias da Florida e das profecia e das profetadas, e historia interresante, pois Deus usou de muita bondade para conosco (eu, voce, Sandra e Ivani)concedendo alguns pedidos que estava dentro da vontade Dele. beijos e muitas saudades.

    ResponderExcluir