"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















quinta-feira, 2 de setembro de 2010

A realidade que atormenta

Eu tenho evitado assistir jornais ou programas muito sensacionalistas que explorem a violência dos dias de hoje; não é que eu queira fugir da realidade, mas é uma forma que eu encontrei pra não tornar o meu dia pesado. A maioria das notícias são tão ruins, tão chocantes que, por mais que eu não queira me envolver, eu me envolvo; não tem como ser completamente indiferente ao sofrimento alheio. Eu não consigo ver assassinatos, sequestros, extermínios, pessoas em pânico no meio de tiroteio, e desligar a tv como se nada tivesse acontecido; fica sempre uma angústia, um estresse, porque eu acabo me colocando no lugar das vítimas. É difícil dormir sem lembrar, nem que seja por instante, a imagem das famílias enlutadas, chorando a morte de mais um inocente.
E a degradação humana que é mostrada constantemente pelos canais de tv??? a gente se depara, quase todos os dias, com pais que torturam filhos, com filhos que matam pais, com crianças e jovens usando cada vez mais crack, com bebês sendo abandonados dentro de caixas, no lixo, jogados no rio...é fim de mundo!!!
A bíblia nos ensina em Mt24:12 "E, por se multiplicar a iniquidade, o amor se esfriará de quase todos." E é o que tem acontecido...
E a impunidade??? a pior parte disto tudo é conviver com ela, é saber que, independente do crime cometido, as leis beneficiam mais aos criminosos do que às vítimas.
Evitar assistir tv e saber de todas estas coisas ruins, pode até me preservar emocionalmente, mas não muda, em nada, a realidade que me cerca; infelizmente, de uma forma ou de outra, a gente acaba tendo que encarar o lado "podre" da vida. É por isto, que muita gente tem tentado uma vida melhor em países como os EUA, o Canadá, entre outros; são lugares menos violentos e mais justos, de uma forma geral.
Eu lembro quando minha amiga Sheyla, que é carioca, com poucos dias de EUA, foi comigo pegar minha prima no trabalho; e eu estava com os vidros abertos - meu primeiro carro não tinha ac rsrsrsrs- e ela comentou suspirando: Ai,como é bom poder andar de noite, de carro com os vidros abertos, dá uma sensação de liberdade...
Eu percebi, pelas palavras dela, pela forma com que ela falou, que ela estava se sentindo bem por não estar com medo, um sentimento que a acompanhava diariamente nas ruas do Rio de Janeiro. Ela já tinha sido vítima da violência, o marido dela teve até uma arma apontada pra cabeça dele, sem falar nos amigos, colegas, pessoas próximas, que sempre tinham uma história de terror pra contar...aí você pode estar pensando "só podia ser no Rio, né???" Mas eu não acho justo associar à violência somente ao Rio, não é só no Rio que tem traficantes e bandidos, a violência está em todo lugar. Com 16 anos eu fui assaltada pela primeira vez em Salvador; eu posso dizer que é uma coisa horrível, eu senti muito medo, uma vontade enorme de desaparecer; e depois do assalto, uma sensação ruim de agressão, mesmo não tendo sido agredida fisicamente, porque o meu emocional foi violentado. E a gente nunca sabe a reação que vai ter numa situação como esta; por mais que eu soubesse que não deveria reagir, eu não me controlei e desafiei os deliquentes e, assim como eu, muitas pessoas acabam encarando o perigo de frente, por um descontrole emocional, aumentando as chances de que algo pior aconteça.
Nos EUA também tinha violência e perigo, como hoje ainda tem, principalmente, nos grande centros; nenhum lugar do mundo é 100% seguro, livre das injustiças sociais. Mas lá, eu sentia o perigo em proporção muito menor do que no Brasil. Com certeza, um dos principais motivos que eu tenho de ter gostado de morar na Florida, e agora querer ir pro Canadá, é o de ter de volta uma vida mais tranquila e livre dos medos urbanos.
Na tv, às vezes, era noticiado um ou outro caso mais sério de violência, mas no dia-a-dia parecia que eu estava em outro mundo, eu não ouvia falar, nas conversas entre amigos ou na igreja, de ninguém próximo que tivesse sido roubado, sequestrado, ou coisa do tipo; tudo que se comentava de violência era do que passava nos canais brasileiros.
Quem mora fora do Brasil por muito tempo, em países mais seguros, é claro - como foi o meu caso e de muitos amigos meus - fica tão fora da realidade, que acaba acreditando que tudo o que passa nos canais brasileiros acontece o tempo todo, em todas as cidades do país.
Quando nós voltamos pro Brasil há 2 anos atrás, viemos com a impressão que tínhamos do que víamos na tv, ou seja, a impressão de que o Brasil vive quase uma guerra civil rsrsrss...viemos com muito medo de andar nas ruas, de sair à noite, estávamos muito desconfiados, sempre em alerta, como se alguma coisa fosse acontecer a qualquer instante; super paranoicos!!!! e um belo dia, acho que foi no segundo dia em Salvador, eu e meu marido estávamos no banco de trás do carro de minha mãe, quando, de repente, um rapaz se aproximou pra lavar os vidros do carro - e eles se aproximam mesmo sem permissão - e o meu marido, depois de 21 anos de EUA, não sabia que existia este tipo de coisa, ele só viu o rapaz vindo rápido com alguma coisa na mão, e só isto foi suficiente pra deixá-lo assustado; ele se abaixou rapidamente, com as mãos pra cima, tentando se proteger do rapaz rsrsrsrs, e eu, sem entender nada, perguntei o que estava acontecendo; foi então, que ele me explicou que quando viu o rapaz vindo com alguma coisa grande na mão, ele deduziu que fosse um martelo pra quebrar os vidros do carro... isso mesmo, ele confundiu o rodo usado pra lavar vidros com um martelo rsrsrsrs... É engraçado porque o pânico dele não tinha fundamento, mas eu fico pensando nas pessoas que realmente têm motivos pra viver com medo, como que não deve ser ruim...
Tem muita gente que está abrindo mão de uma vida estável no Brasil, pra começar tudo de novo em um outro lugar mais seguro, porque não aguentam mais viver com medo, estão buscando uma oportunidade de mudar de país, de realidade, de fugir da violência, e viver com um pouco mais de paz.
Eu acredito que todo mundo tem o direito de buscar uma vida melhor, mas acima de qualquer coisa, nós temos que saber que o melhor lugar pra se estar é no centro da vontade de Deus, porque com as mãos DEle sobre as nossas vidas, não tem perigo que nos alcance, mal que prevaleça.
O medo não é um sentimento saudável para o homem, ele traz tormento; Deus nos ensina a vencer o medo e a confiar mais NEele. Por pior que seja a realidade e, por mais ameaças que possamos ter, Deus continua no controle de todas as coisas, e Ele nos diz em Isaías 41:10"Não temas, porque Eu sou contigo, não te assombres, porque Eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustendo com a minha destra fiel."

Nenhum comentário:

Postar um comentário