"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Lista de prioridades

Quando a gente começa o processo de imigração, começa também a sonhar com o fim dele; é inevitável!!! Eu tenho acompanhado blogs e comunidades, e os dois assuntos mais abordados são: prazo de espera pra chegada dos vistos, e o tão sonhado landing no Canadá. Levante a mão quem não está vivendo esta ansiedade, ou quem nunca viveu rsrsrsrsrs....eu creio que a ansiedade faz parte do processo; uns sentem mais, outros sentem menos, mas não tem quem não sinta rsrsrsrsr...eu acho até que o consulado deveria alertar a todos que querem imigrar: O Canadá faz bem pra saúde; porém, o processo pode vir acompanhado de alguns efeitos colaterais como: Ansiedade, Insônia, Estresse, Taquicardia, entre outros...rsrsrsrs...
Depois que eu fui comunicada, pelo meu advogado, que o meu processo havia sido cancelado; eu, como uma cristã praticante, dobrei os meus joelhos e busquei de Deus uma saída; foram meses orando, e quando eu menos esperava, Deus agiu, e o processo foi reaberto - nem o advogado acreditou - foi uma grande surpresa, fiquei feliz como se já tivesse recebido os vistos. Mas não eram os vistos ainda; depois disto, ainda tive que enfrentar a entrevista, os exames médicos, e quase 6 meses de espera até a chegada dos passaportes...aí sim, o processo estava quase finalizado; só que "quase finalizado" não é sinônimo de finalizado. Faltava convencer o meu marido a ir, e só assim, poder finalizar o processo fazendo o tão esperado "landing".
Depois de tentar persuadir meu marido a sair do Brasil, pelo menos por um tempo, e tentar a vida no Canadá, eu vi que só Deus podia convencê-lo; nada do que eu dizia mudava a maneira dele de pensar.
Só que os planos de Deus nunca são frustrados; independente da vontade do meu marido e da minha, tem a vontade de Deus para as nossas vidas, e ela é suprema. Mês passado, de uma hora pra outra, meu marido decidiu, por conta própria, que nós vamos em janeiro, e vamos pra Vancouver. Ele "bateu o martelo"...demorou, mas decidiu...glória a Deus!!!!
Agora que já temos os passaportes com os vistos, que já decidimos quando vamos, pra onde vamos, temos que pensar no que falta ser feito até o dia do embarque...e olha que falta muita coisa!!!
Eu estou falando "nós" considerando que o "projeto Canadá" não é só meu, é do meu marido também, e a maioria das coisas "nós" temos que resolver juntos.
Este final de semana ele veio de BH pra ficar uns dias aqui comigo; aproveitei a presença dele pra alertá-lo sobre tudo que precisa ser feito até janeiro, quando vamos embora...mas ele é muuuuuito descansado, é um típico brasileiro que deixa tudo pra última hora e, às vezes, a calma dele me deixa doida...aguenta coração!!!
Há algum tempo, eu já tenho pesquisado sobre o que fazer ou decidir antes da partida, e até me adiantei em alguns pontos, porém, outras coisas ainda estão pendentes. Eu fiz uma lista do que eu considero prioridade:
1- Escola pra minha filha que só tem 2 anos e meio: Entrei em contato com alguns daycares e consegui colocar o nome dela em algumas listas de espera...isto mesmo, lista de espera. Crianças abaixo de 5 anos só ficam em escolinhas ou creches particulares, e a fila é muito grande, chega até à 2 anos de espera.
Os preços variam, e os métodos de ensino também. Quanto às mensalidades, se a família qualificar, o governo ajuda financeiramente nos pagamentos. Segue o link: http://www.mcf.gov.bc.ca/childcare/subsidy_promo.htm
2- Conta no HSBC: Já estamos em processo de abertura da conta; os docs que o banco requisitou foram enviados hoje por fax; eu acredito que até o final da semana já estaremos com tudo certo.
Eu vejo muita gente preocupada em construir crédito; quanto a isto eu não me estresso não. Por experiência própria, já que o Canadá tem um sistema de crédito parecido com o dos EUA - onde morei por anos - o crédito só é feito com o tempo, não é de uma hora pra outra. Não dá pra ter um bom crédito em 6 meses só usando o cartão...tudo bem que o uso do cartão é um começo, mas um bom crédito é feito através de compras parceladas e pagas, dívidas e pagamentos feitos no prazo; como por exemplo: na compra de um carro financiado, um leasing, um apartamento e etc. Muitas pessoas, visando fazer o crédito, compram carros financiados mesmo tendo condições de comprar à vista; eu vi muito disto nos EUA.
3- Passagens: Tudo indica que compraremos esta semana; e a provável data, segundo a última estimativa que fizemos, será qualquer dia de janeiro depois do dia 9.
4- Seguro médico: Provavelmente fecharemos com a GTA; ouvimos muitos elogios desta empresa, e o escritório que cuidou do nosso processo pro Canadá trabalha com a GTA. Qualquer problema fica mais fácil de resolver.
5- Aluguel de carro: Pretendemos alugar um carro para as duas primeiras semanas. Não dá pra conhecer as cidades, procurar aps com uma criança pequena, contando somente com o sistema público de transporte, por melhor que ele seja; o carro facilita muito. Já tive olhando os preços e acho que vale à pena, dá pra alugar um carro razoável sem gastar muito.
6- Lugar pra ficar: Pra chegada, estive olhando alguns bed and breakfest - tipo pensão - muito legais e com preços mais em conta do que hoteis, fiquei bem interessada; mas também pedi a uma amiga que conheci pelo orkut, e que mora em Burnaby, pra procurar um quarto pra mim, e ela conseguiu um; talvez a gente alugue este quarto pro primeiro mês.
Eu não acho uma boa ideia alugar um apartamento antes de chegar lá. Eu quero chegar, visitar Vancouver e as cidades vizinhas, e resolver a moradia e a escola de minha filha com calma. Alugar um lugar sem conhecer é muito arriscado, a decepção pode ser grande.
8- Mudança: Resolvemos não levar nada, só as coisas pessoais. Só tem 2 anos que nós viemos dos EUA com a mudança toda, toda mesmo; não compensa pagar transportadora de novo pra levar tudo pro Canadá; como também não compensa vender barato por aqui. Meu fogão, geladeira, tv e movéis são novos, nunca foram usados, estão na caixa; mas como toda mercadoria que sai da loja perde valor, as pessoas só compram se forem bem em conta, e pra vender barato, eu prefiro não vender; vai ficar tudo como está, e vamos começar do zero no Canadá...a não ser que alguém pague o preço justo.
E mesmo pra levar só as malas com as coisas pessoais, ainda vamos ter muito trabalho; não vai dar pra levar todas as roupas, todos os sapatos, todos os brinquedos; vamos ter que separar tudo, e escolher o que vai, o que fica, e o que vai ser doado...não vai ser uma tarefa das mais faceis...sem contar que teremos que resolver sobre as coisas que nos servem como referência e que não podem ficar pra trás; como os albúns de casamento, nascimento, alguns livros e dvds.
9- Documentos: Vou ter que separar os documentos que tenho que levar na mão, os que vão nas malas, e os que vão ficar. Quanto a declaração do imposto de renda, por enquanto, não vou cancelar. Eu morei 8 anos nos EUA e declarava todo ano aqui no Brasil, não tive problemas; e como ainda manteremos uma fazenda em MG, não vai dar pra fazer a saída definitiva; resolvemos deixar isto mais pra frente.
10- A despedida: Em duas semanas meu marido estará indo ao Pará se despedir de uma parte da família dele; em dezembro sou eu que estarei indo à Salvador me despedir da minha família e de alguns amigos...esta parte é triste, porém, necessária, não tem como pular esta etapa...
Acho que é só...mas se por acaso, eu estiver esquecendo alguma coisa, me avisem...rsrsrsrsrsrs...

4 comentários:

  1. Oi Renata!!!
    Uau Quanta coisa!!! Vou aproveitar a sua lista para consertar a minha!! Rs!! Eu olhei aqueles sites que vc recomendou e achei os preços parecidos com o do hotel que eu achei... 120 a diária do casal com café da manhã... mas, ainda vou fuçar mais um pouco por lá. Este hotel é bem no centro e como estaremos a pé, acho q vai facilitar... e quem sabe não vamos no mesmo vôo!!!! Vamos torcer!!
    Beijks
    Carina

    ResponderExcluir
  2. Oi Karina,
    $120 por uma semana vai dar $840, como janeiro é baixa estação, eu encontrei quase no centro de Vancouver, bed and breakfest por $1200 o mês, sendo $600 a semana, com a vantagem de poder usar a cozinha. Quaro em casa de família fica por $500-$600 dólares, é a melhor opção, já que a ideia é alugar um ap no dia 1 de fev(a maioria dos alugueis só estão disponiveis no primeiro dia de cada mês)...pesquise mais um ...como eu vou chegar depois do dia 9, vou fivar menos de 1 mês, mas pagar $2000 pra ficar por 2 semanas e meia em hotel fica pesado...é melhor economizar...bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi renata td bem? Estava lendo seu blog e vi que seu processo foi negado e reaberto? Como assim?
    Estou no processo tb e apos pedirem documentos complementares recebemos uma carta de que o oficial de imigracao nao acredita que meu marido tem mais de 1 ano de emprego full time na area de TI. Gostaria de saber o que vc escreveu..como escreveu...por favor me mande um email hannalilica@hotmail.com estou precisando de conselhos para opoder saber o que fazer numa hora dessas de desespero. Mil Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Lilizinha, acabei de responder sua pergunta pelo email...boa sorte

    ResponderExcluir