"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















quarta-feira, 11 de junho de 2014

Vencendo o medo

Hoje eu estava falando com uma amiga sobre o medo e resolvi escrever um pouco sobre esse assunto.
Todo mundo tem medo, pq o medo faz parte do ser humano. Desde muito cedo aprendemos a ter medo. 
Eu tive muito medo na minha infância e por isso eu redobrei o meu cuidado com minha filha no que ela assistia, nas músicas que ela ouvia, mas não adiantou. Ela tem medo de coisas inacreditáveis como piolho, abelha, cachorro, enfim... Vencer o medo não é fácil, pq ele atormenta. Pra mim uma abelha é uma abelha, pra minha filha é uma ameaça amedrontadora. Minha filha nunca teve piolho, mas ela ouviu que na escola tinha tido casos de crianças com piolhos e ela sonhou que a cabeça dela estava cheia deles. Resultado: acordou desesperada e levou horas pra se acalmar.
Nós, adultos, sabemos que dificilmente uma abelha vai picar se não for incomodada e que pra piolho tem pente fino e remédio. Não temos mais esses medos bobos, mas temos outros tipos de medo que são horríveis pra quem sente.
Medo da morte, do fracasso, da perda, de doenças, da violência, do desemprego, medo, medo, medo e todo tipo de medo que nos impede de viver.
A bíblia diz: Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça. Isaías 41:10 
Eu sei que tem muita gente sofrendo nesse mundo, eu sei que todos nós podemos morrer a qualquer momento e que coisas ruins podem acontecer, mas, por outro lado, tem muita gente nascendo, coisas boas acontecendo e muitos motivos pra sermos felizes. Deus deixou bem claro na Sua palavra que Ele é conosco. Se deixarmos o medo dominar a nossa mente e os nossos passos estamos diminuindo Deus nas nossas vidas. 
Toda escolha tem consequências e podem ser boas, ruins ou ambas. 
Falando de medo eu não tenho como deixar de citar a rainha Ester. A bíblia relata que os judeus seriam destruídos, completamente exterminados, e o tio da rainha, de nome Mardoqueu, foi pedir ajuda a ela, mas ela não tinha como chegar perto do rei pra interceder pelo seu povo se ele não a chamasse. Havia um decreto que qualquer um que se aproximasse do rei seria morto se ele não estendesse o cetro de ouro e já tinha um mês que ele não a chamava. 
Mas o tio de Ester foi bem claro: Não imagines no teu íntimo que, por estares na casa do rei, escaparás só tu entre todos os judeus.
Porque, se de todo te calares neste tempo, socorro e livramento de outra parte sairá para os judeus, mas tu e a casa de teu pai perecereis; e quem sabe se para tal tempo como este chegaste a este reino? Ester 4:13-14
Eu imagino que Ester teve medo. Primeiro pelo seu povo e depois pela sua própria vida. Ela não sabia se o rei estenderia o cetro de ouro pra salvá-la, ela não sabia se ele ouviria o que ela tinha a dizer e se ele livraria o seu povo e o seu tio da morte. Ela não sabia de nada, mas ela tinha que tentar, pq se não fizesse nada sua escolha tb teria consequências e ela estaria fora da vontade de Deus.
Então, Ester decidi buscar a Deus e pede ao povo: Vai, ajunta a todos os judeus que se acharem em Susã, e jejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de dia nem de noite, e eu e as minhas servas também assim jejuaremos. E assim irei ter com o rei, ainda que não seja segundo a lei; e se perecer, pereci.
Ester 4:16
Ela jejuou, o povo jejuou e ela foi ao encontro do rei. Eu penso que a barriga dela estava gelada, que as pernas estavam estremecidas, mas Deus a colocou de pé e lhe deu coragem pra enfrentar aquela situação.
Pra quem não sabe o final da história, Ester alcançou a graça do rei. Ele estendeu o cetro de ouro sobre sua vida livrando-a da morte, ouviu o que ela tinha a dizer e livrou os judeus do extermínio.
Agora eu te pergunto: e se Ester tivesse sido dominada pelo medo??? e se ela decidisse não interceder pelo seu povo??? Eu penso como o seu tio disse: Porque, se de todo te calares neste tempo, socorro e livramento de outra parte sairá para os judeus, mas tu e a casa de teu pai perecereis...
Gente, Deus tem um plano pra sua vida e pra minha. Nós temos que confiar no Seu direcionamento e andar por fé. É fechar os olhos e acreditar que a nossa vida está sendo guiada pelo Criador, pelo Senhor que controla o ontem, o hoje e o amanhã.
"O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O SENHOR é a força da minha vida; de quem me recearei?" Salmo27:1

Nenhum comentário:

Postar um comentário