"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















domingo, 15 de junho de 2014

O Brasil em mim

Eu assisti o primeiro jogo do Brasil com duas amigas. Como o jogo foi dia de semana só quem não trabalha estava livre. Gritamos, pulamos e comemoramos a vitória sobre a Croácia como brasileiras apaixonadas e isso que me fez refletir. Apaixonada pelo Brasil, será???
Ainda adolescente eu já pensava em sair do Brasil. Lembro das injustiças sociais e da corrupção aberta que me fizeram sonhar com um lugar mais justo pra viver. Era a era do Fernando Henrique Cardoso. Eu tinha verdadeiro pavor dele, apesar da estabilidade da moeda. Lembro de quando ele chamou os aposentados de vagabundos.... achei aquilo o fim!!!!
Bom, já morando fora eu vi o Lula ganhar e me enchi de esperança de ver um país mais justo. Fiquei muito feliz quando eu vi FHC abrindo caminho pra um governo novo. 
Aí eu já tinha certeza que não queria mais viver no Brasil, estava encantada com a América do Norte, mas eu torcia pra que Lula trouxesse justiça para os brasileiros. Pq, mesmo amando os EUA, eu sempre me vi como brasileira.
Infelizmente, em minha opinião, Lula e o PT foram uma grande decepção!!! Sim, colocaram em prática planos assistências que diminuíram a miséria de grande parte da população, mas não pra diminuir a pobreza e as diferenças sociais, mas como arma política. O poder e o dinheiro fizeram com que os petistas se sentissem donos do país e acima do bem e do mal. A corrupção e o jogo de poder ficaram explícitos e perderam completamente a vergonha. Não privatizaram a Petrobrás, mas, em contrapartida, roubaram tanto que quase quebraram uma empresa que é um símbolo do nosso país.
Nisso tudo eu saí dos EUA, voltei pro Brasil, mudei pro Canadá e continuei torcendo pelo Brasil como brasileira. 
Semana passada uma de minhas tias me disse que eu não deveria me preocupar tanto com o Brasil já que eu tinha "abandonado o barco". Eu achei essa colocação interessante. Eu, realmente, deixei o Brasil e deixei de fazer parte do Brasil, mas eu nunca consegui deixar de ser brasileira. Eu nunca consegui ser indiferente, sabe???
Minha filha tem duas cidadanias e quando saí a canadense ela vai ter três. E muita gente me diz que se ela só poder ter duas que ela deveria abrir mão da brasileira, mas eu não concordo. Eu não vou escolher por ela, mas, na minha opinião, ela deve manter a brasileira pq nós somos brasileiras. O verde e amarelo têm significado, ainda que eu não queira.
Em breve o Brasil vai eleger um novo presidente ou reeleger a presidenta. Se vcs me perguntarem o que eu acho, eu diria que nenhum deles é uma boa escolha, mas eu, Renata, não votaria na Dilma pra evitar que o PT conseguisse mais poder. Na minha opinião é muito perigoso deixar um partido que tem agido acima da lei e da democracia ficar mais quatro anos no poder. Um governo que apoia e se espelha em países como Cuba e Venezuela pode ser confiável??? tenho minhas dúvidas.
Morei perto de Miami e convivi com muitos cubanos que chegaram nadando pra fugir da miséria da ditadura cubana. Lá as pessoas não têm sabonete pra tomar banho e nem liberdade de expressão... Cuba é modelo de quê mesmo???
Mas a copa taí e como brasileiros nós vamos torcer pq assistir a seleção jogar faz parte das nossas vidas. Copa é sinônimo de família e amigos reunidos, é sinônimo de festa e de alegria. Aprendemos a amar a seleção ainda pequenos assistindo a copa do mundo. Basta vcs entrarem no facebook pra verem bebês e crianças de todos os tamanhos vestidos de verde amarelo, pq é copa rsrsrsrs...
Amigos brasileiros que estão aqui no Canadá, nos EUA, na Europa e em todas as partes do mundo são brasileiros apaixonadíssimos quando a seleção entra em campo e isso passa de pai pra filho.
Quem aqui não se emocionou quando o estádio inteiro cantou o hino do Brasil??? eu me emocionei, foi lindo demais!!!! 
Terça tem mais. É dia do Brasil inteiro parar e de todos os brasileiros ao redor do mundo colocarem seus olhos em cima do Brasil rsrsrsrrs...
Boa noite :)

Um comentário: