"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Estudar depois dos 30

Oi gente, hoje eu estou aqui pra dividir com vcs um pouco das minhas angústias. Como vcs sabem, e eu já escrevi muito aqui no blog, o recomeço em outro país traz algumas surpresas e uma delas é que nem todo mundo consegue entrar logo no mercado de trabalho e a volta aos estudos é uma opção.
Eu refleti muito sobre o que eu deveria fazer no meu comecinho de vida aqui no Canada e, por inúmeros motivos, eu achei que seria melhor dar uma atualizada no meu curriculum antes de encarar um emprego. Não me arrependo da minha escolha e acho que tem valido a pena, mas confesso a vcs que tem sido um desafio.
Por mais que eu ainda me sinta jovem, a idade tem seu peso. A gente já não aprende as coisas com tanta facilidade ou, pelo menos, eu não tenho sentido facilidade em assimilar tudo que tenho estudado. Sem falar que a família e as obrigações domésticas tb dão uma influenciada no rendimento. Não dá pra comparar a minha vida com a de um jovem solteiro que mora com os pais e não tem nada com que se preocupar. Eu já vou pra escola na correria de arrumar filho, colocar o café da manhã, levar pra escola, enfim... é tudo no corre-corre. Quando eu chego, com a cabeça já cheia de novas informações, o maridão vai pra academia e eu tenho que cozinhar, limpar, dá banho em filho, comida, escovar os dentes... e é quase sempre assim.
Hoje eu me perdi algumas vezes na aula enquanto o professor ensinava a fazer uma animação com um programa chamado After Effects. Ele percebeu que eu estava com dificuldades e chamou a minha atenção umas duas vezes, pedindo que eu o interrompesse caso eu não estivesse entendendo ou acompanhando. Mas eu não estava perguntando, pq eu estava me sentindo muuuuuuito burra!!!! Ok, eu sei que eu não sou burra, mas diante de um desafio dá aquela sensação de impotência, sabe???
Como eu queria ser daquelas pessoas que tem o raciocínio super lógico e pega as coisas com a maior facilidade!!! mas não, eu sou daquelas que leva um tempo pra processar.
Minha irmã, que talvez venha pra cá, é administradora e trabalha com finanças, ou seja, com muuuuuitos números. Eu olho pra ela e penso: pq eu não nasci com o mesmo tipo de cérebro??? Minha cabeça é mais artística, mais subjetiva, mais humana... que raiva!!!
A boa notícia nisso tudo que eu tenho vivido é que eu já não estou sentindo muito sono como antes e tenho conseguido acompanhar as aulas com os olhos abertos. Acho que Deus ouviu minhas orações, pq eu pedi pra parar de ter tanto sano... sério, pedi mesmo!!! nem eu aguentava dormir tanto!!!
Quem sabe orar, por favor, orem por mim, pra que eu saiba usar um pouco mais do meu cérebro. Que Deus abra minha mente e eu aprenda com mais facilidade.
Boa noite

4 comentários:

  1. Renata, vc nao esta sozinha nesta! Fiz uma entrevista de emprego esta semana.Foi a 2.parte, ja tinha feito com o pessoal do RH. Bem, qdo o chefe imediato da sessao que eu apliquei me fez 2 perguntas, eu amarelei. Que eu descrevesse 1 situacao de fracasso e como reagi perante e outra que eu descrevesse uma situacao de sucesso baseado em trabalhos passados.Dizer situacao,tarefa e acao com resultados. "Oh boy", nunca pensei algo assim. Pedi para pensar. Na hora ate o ingles parece que virou grego. Nada vinha na minha cabeca, entao respirei fundo e falei que o fracasso poderia ser a "volta a escola" no Canada, depois de ter university degree no Brasil.Me senti desanimada, mas fingia que nao. Fingia para marido, filha e amigos. Dizia que estava tudo bem pque precisava dominar a lingua e a cultura, mas eu me sentia cansada e nao gostava de ter aulas com todas as pessoas do planeta juntas e bem distante da minha area e ainda suportando o frio e dias cinzentos q faziam eu perder o juizo. haha.Interrompi varias vezes o curso por motivos pessoais.Disse que so minha paciencia ajudou e meu perfil de ser 'easy going", bla,bla.E que sem isto nao estaria ali descrevendo.pausa.Fiz um desabafo.. Fui para casa achando que tinha falado a pior besteira do mundo porque ate fugi do topico...isto nao era trabalho e sim um sentimento so meu. Ele so dizia:'I see", e franzia a testa, por fim agradeceu escreveu algo e foi atender outros. Quer saber o que aconteceu? Hj tive good news,voltar para ser efetivada,com dia e hora marcada, hiiipiii.Agora amarelei de novo...vou comecar a trabalhar.
    Moral da estoria: nao eh facil para ninguem, ser housewife, housekeeper, nanny e voltar a escola. Fiz minha faculdade livre , leve e solta no Brasil, completamente diferente da vida daqui do "faca vc mesmo".Mas fui eu quem escolhi, ninguem me obrigou, nao eh?
    Vc vai conseguir,isto faz parte do trajeto todo para se chegar onde quer. bjos
    Marilia.

    ResponderExcluir
  2. Haha! Um filho só enquanto estuda é sopa no mel! Kkk
    Eu trabalhava full time, fazia mestrado (tbem full time para poder ganhar a bolsa rsrs), fazia pós em analise de sistemas à noite e tinha TRES FILHOS + 1 marido (haha...pelo menos marido era um só!!! e..... ainda tinha TRES cachorros!!

    Sobrevivi!!! rsrsrs

    Vai dar tudo certo! Vc vai tirar de letra, pode ter certeza!

    Muito sucesso aí!

    Bjjs da parte feminina da Dupla :)

    ResponderExcluir
  3. Obrigado por compartilhar suas experiências! Me ajudou bastante.
    Força e não desista!

    ResponderExcluir