"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Culpada

É assim que eu me sinto de vez em quando por preferir morar aqui no Canadá do que no Brasil.
Eu sinto muita saudade da família, dos amigos e dos jovens da minha igreja. Eu queria poder viver aqui e desfrutar da companhia de todos eles, mas, infelizmente, não dá. 
Muita gente me perguntava, e pergunta até hoje, o pq de eu fazer tanta questão de viver tão longe se o Brasil tá crescendo, oportunidades estão surgindo e tem muita gente se dando bem por lá. Já ouvi muita gente dizer que eu não sou uma pessoa família, que se eu amasse minha família não sairia do Brasil e coisas do tipo. Eu até me sinto culpada, confesso, mas eu não me adapto ao sistema brasileiro. Saí dos EUA, morei 3 anos no Brasil, e só pensava em ir embora. Desfrutei momentos preciosos com a minha família, com meus amigos e com a minha igreja de coração, mas eu não me sentia totalmente realizada, me sentia insegura, a instabilidade de tudo me afligia, e a injustiça e a falta de oportunidades da maioria das pessoas me angustiava. Sem falar que nas festas era tudo bom e maravilhoso, mas depois cada um seguia a sua vida e eu tinha a minha também, cheia de limitações por falta dos anos que eu tinha passado fora. Resumo: eu me sentia um peixe fora d'água.
Aqui no Canadá o que eu ouço muito das pessoas é a pergunta: Pq vc veio pra cá??? E a primeira coisa que vem em minha cabeça pra responder é segurança.
Eu não sei se a minha filha vai dar valor a nossa escolha quando ela crescer, mas como pais, eu e meu marido estamos dando o melhor pra ela dentro das nossas possibilidades. Com certeza a educação e a segurança dela pesou muito na hora de decidir a vinda pro Canadá. Se eu pudesse faria por outros jovens o que estou fazendo pela minha filha.
Eu descobri um curso de inglês bem em conta, o mais barato que eu já vi, que é o que uma amiga minha está fazendo. O site é http://learnenglish.issbc.org/ . O curso de 6 meses sai por $1620, o de 4 semanas sai por $420... muuuuuito em conta!!! E quando eu soube dos preços a única coisa que me passou pela cabeça foi: como eu queria ter esse dinheiro pra trazer alguns jovens de Pavão - cidade de MG - pra passar um tempo aqui!!!
Eu acredito que existem pessoas que têm o dom de ganhar dinheiro; outras são as sortudas que já nasceram ricas ou ganharam na mega sena; outras pessoas fazem parte do grupo que estudou muuuuito e conquistou seu espaço e outras, a grande maioria, são seres "normais", que vivem um dia após o outro, e eu acho que eu faço parte do último grupo rsrsrsrsrr... Quem me dera poder trazer jovens sem condições pra estudar por um tempo aqui!!!! Infelizmente, agora não dá, e eu tenho que me conformar com a saudade.
Às vezes eu penso que algumas pessoas têm tanto dinheiro, mas só pensam na bolsa Louis Vuitton, no óculos Gutti e em seu próprio umbigo. São incapazes de estender a mão pra um desconhecido. E eu não estou falando de esmola, estou falando de dar uma oportunidade pra alguém mudar de vida.
Hoje eu estava falando com uma prima minha, que tb está passando por um momento difícil, e nós acabamos chegando a conclusão que somos muuuito abençoadas, pq não temos dinheiro, mas vivemos na presença de Deus.
Pensem um pouco em quem está ao seu lado precisando de vc. Seja um instrumento de Deus.


3 comentários:

  1. Nossa! Eu nao sabia que curso ai era tao caro!!! Alias, achava que era que nem nos EUA, curso para estrangeiros era de graca! Pelo visto nao, ne?
    Bem, mas eu tenho que fazer, pq nao é pq vou estar em contato com a lingua que nao vou precisar, ne?! Quero evoluir meu ingles rapido chegando ai... Ja que nao sei se vou conseguir trabalhar ai, pelo menos estudar eu vou.. E muito! Rs...

    E com certeza olhar pro lado é bom demais! Uma das primeiras coisas que vou fazer quando chegar ai vai ser voluntariado.. Ja ate separei alguns lugares pra eu trabalhar.. Vai fazer muito bem pra minha alma, alem de ajudar as pessoas...

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  2. Carol, se vc vier como imigrante o curso é gratuito. Esse preço é pra estudantes internacionais.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Renata,

    Ai menina, não se sinta culpada. Eu tb ouvi muita coisa quando estava saindo do Brasil. Muita gente dizendo a mesma coisa q disseram para vc: q se eu amasse minha família, não teria saído do Brasil. É muito triste ver como tem gente sem noção nesse mundo. Eu tb morei nos EUA, mas só por 1 ano, mas foi o suficiente para eu ver q não queria mais morar no Brasil. Eu sinto tb muitas saudades da minha família, tenho saudades de coisas simples como comer pão francês quentinho com manteiga e leite como café nos sábados a tardinha. Morro de saudades dos meus sobrinhos q já estão ficando adultos longe de mim. Infelizmente não dá para se ter td na vida. Ou eu vivia no Brasil perto da minha família e como pavor da violência (motivo da minha decisão de imigrar) ou moraria em um país mais justo e seguro mas longe dos meus familiares.... Quanto ao curso de inglês está bom mesmo, obrigada por compartilhar o link :-)

    Bjs

    ResponderExcluir