"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Correria

Hoje eu levei minha filha na escola e quando voltei recebi uma carta do BCIT dizendo que meu loan tinha sido reprovado por causa do income do meu marido que era muito alto. Na hora eu só pensei: tá de brincadeira!!! trocaram meus dados, pq uma coisa que meu marido não tem é um alto income rsrsrsrssrs... Tentei ligar, mas só consegui ouvir aquela gravação irritante e resolvi ir no financial office pessoalmente.
Fui daqui até lá pensando, orando e repreendendo todo mal rsrsrsrsrsr... sério!!! Quando o mar se fecha a gente tem que apelar pra quem pode abrir, né??? 
Chegando lá fui atendida pela recepcionista do departamento financeiro e ela me mostrou no sistema onde estava o erro. Na aplicação perguntava quanto que meu marido faria no período que eu estivesse estudando, então, eu calculei em cima de 2 anos, mas na verdade deveria ser baseado em 3 meses, que é o tempo que o loan cobre até a próxima aplicação. Detectado o erro, a secretária me passou pra um conselheiro financeiro que checou toda a minha aplicação, consertou os erros, e os possíveis mal-entendidos, e me permitiu começar as aulas independente da aprovação do loan, que pode demorar até 8 semanas. Bom gente, pelo menos eu saí do BCIT com tudo esclarecido e o processo em andamento, agora é só esperar.
Muita gente chega aqui no Canadá e vai logo trabalhar, seja por necessidade ou por ansiedade, mas se vc é que nem eu, que acha que vale a pena estudar um pouco antes, eu quero te encorajar com alguns pontos que vc deve considerar:
1- O governo pode financiar seus estudos
2- Os bancos facilitam sua vida se vc é estudante e liberam cartão de crédito sem burocracia
3- Seu buspass 2 zones vai custar somente $30, quando ele custa $120
4- Vc pode ter descontos, inclusive, nas passagens aéreas
5- Vc vai melhorar seu inglês, fazer um networking na sua área e ter um diploma canandense.
:):):)

6 comentários:

  1. Oi Renata..concordo com seus pontos de vista, mas tem o outro lado: qdo cheguei fui informada no SUCESS que antes de estudar e aplicar para loan, etc..deveria primeiro procurar equivalencia com o curso superior ou faculdades ja cursadas, colleges, enfim..
    Na palestra falaram que a maioria dos imigrantes estavam atolados em dividas pelos loans e que muitos faziam cursos caros e desnecessarios. Nunca perder o foco e nao precisa "atirar para todos os lados". Simples assim. Deram exemplos de quem fez horas de voluntariado com criancas e foi trabalhar com vendas. Outra que aplicou para kitchen designer e foi trabalhar no Canada Tire de cashier. E outro que fez cinema e arts no Capilano e foi entregar pizza, porque emprego nao conseguiu. Eh dificil...

    ResponderExcluir
  2. É Marília, com certeza é bom olhar o outro lado mesmo, mas o que eu sugiro é que as pessoas busquem as instituições públicas como o BCIT e o VCC, pq são bem mais em conta do que as particulares e que procurem fazer algo relacionado a carreira delas. Aventurar pode dar certo pra uma minoria, mas a grande maioria tem que ter os pés no chão... bjs e obrigada pelo comentário.

    ResponderExcluir
  3. Ola colega,

    Eu pretendo fazer tambem uma faculdade de 2 anos no BCIT, porem voltado para infra estrutura de redes. Me tira uma duvida, mesmo tendo visto de estudando conseguimos desconto na mensalidade ? Outra coisa.....quanto custa mais ou menos os cursos la ? Voce fez curso do que la ?

    Abracos e sucesso ai no canada

    ResponderExcluir
  4. Olha, eu não sei com 100% de certeza, mas eu acho que vc não consegue desconto, pq o BCIT é uma instituição pública e tem os preços abaixo do mercado. 2 anos de curso fica na faixa dos $13.000. Eu estou estudando Digital Design.

    ResponderExcluir
  5. Ola Colega,

    Agradeco o seu feedback. Em relacao a uma estimativa do BCIT esses CAD$13.000 sao anuais ? ou seria uma estimativa do curso todo ?

    OBS: Otimo blog continue assim......isso nos ajuda muito :)

    ResponderExcluir
  6. Oi Francisco, os $13.000 é o curso todo, mas esse valor é o que eu pago como residente. Pra estudante o valor é mais alto.

    ResponderExcluir