"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Abraçando o desafio

Oi gente, hoje eu estou cansada. O dia foi bem corrido, mas, graças a Deus, está chegando ao fim e está tudo bem por aqui.
A cidade já está começando a esfriar e eu sinto que o verão já tá querendo ir embora. As manhãs e as noites têm sido bem frescas nos últimos dias.
Mas vamos as novidades: uma família hispana acabou de chegar aqui com o sonho de ficar. Eles venderam tudo o que tinham no país deles, vieram com a cara e a coragem, dois filhos pequenos e um que foi descoberto agora que está na barriga, ou seja, só Deus.
Eu já comentei com vcs anteriormente que eu faço parte de um grupo de ajuda a latinos. Ao contrário dos brasileiros que, em sua maioria, já vem com o PR, muitos hispanos chegam pra aplicar pra refúgio, outros pra trabalhar temporariamente e muitos vêm sem informação mas cheios de vontade de viver aqui. 
Nós, que passamos pelo processo, sabemos que imigrar pro Canadá é possível, porém, não é fácil; requer investimento, conhecimento e tempo.
Quando eu soube dessa família que chegou, a primeira coisa que eu pensei foi: como vieram pra cá sem informação sobre o sistema daqui??? Pq o Canadá recebe o imigrante muito bem, mas não é fácil morar aqui sem a residência. As crianças não podem ir a escola, sem documentos não têm direito a assistência médica, é muito difícil conseguir emprego, fazer crédito e etc. Mas, sinceramente, depois eu pensei e cheguei a conclusão que não me cabe julgar; o que eu posso fazer por eles é mostrar o caminho. Eles vão ter uma consulta com o advogado, mas eu já os avisei sobre o Experience Class. Eles são pessoas estudadas, inclusive, o cara é TI, ou seja, não é um "Zé ninguém", ele pode estudar e depois aplicar pra residência.
Estejam orando por eles, é muito difícil começar a vida em um outro país dessa forma, ainda mais com crianças.
Outra coisa que eu gostaria de dividir com vcs é que tenho falado da minha ideia de conseguir bolsas de estudo pra jovens de baixa renda pra todo mundo que eu conheço e algumas pessoas têm se mobilizado pra me ajudar. Duas amigas minhas já me ligaram pra me dar opiniões; uma pessoa acabou de postar no Destino Vancouver que achou a ideia legal e quer participar; e minha professora de inglês me mandou um email lindo que eu vou colocar aqui pra vcs lerem:
If anyone has the drive to make a dream come true, it is you with your positive attitude and skill at overcoming adversity. 
Your dr
eam is very worthy. Although I can’t think of anyone right now who could be of help, I will keep your idea in mind. I’m sure if you tell as many people as you can about your idea, someone will have some good suggestions for you. 
Então, gente, seguindo o conselho dela, resolvi postar pra vcs um pouco do que eu quero fazer. A ideia do projeto é simples: trazer jovens brasileiros com talento mas sem dinheiro pra vir aprender inglês, conhecer uma nova cultura e dar a eles a possibilidade de serem skilled workers no futuro.
Os principais desafios são:
1- Conseguir bolsas de estudo
2- Conseguir passagens
3- Conseguir hospedagem
Aos que creem em Deus eu só tenho um pedido: orem pra que eu conheça as pessoas certas e consiga transformar esse sonho em realidade.


3 comentários:

  1. Renata,
    A pergunta que nao quer calar eh: "Como eles entram aqui (amigos latinos) sem vistos? Sem ser PR? Sem ter imigrado? nao entendo, pque o visto do Canada ate para turismo eh muito chato.
    Ou eles entram como visitors e vao ficando? Conheci muitos assim, mas no fim, depois de ter gastado com advogados, aplicar para residentes foram convidados a se retirar..triste e cara opcao.
    Marilia.BC

    ResponderExcluir
  2. Oi Marília, no caso dessa família, eles vieram com vistos de turista, mas eu já conheci vários que atravessaram a fronteira e pediram asilo... A maioria dos pedidos de refúgio são negados e eles têm que voltar pro seus países de origem ou tentar um processo que se chama Causas Humanitárias. Eu soube de uma família que conseguiu, mas é difícil.
    É triste mesmo... bjs

    ResponderExcluir
  3. Em relação a bolsas de estudo, para Deus nada é impossível, e quando há fé e boa vontade pra colocar as coisas em prática, tudo se realiza. É uma questão de tempo!
    Parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir